Citador

31 outubro, 2006

Prova de civismo.

Mais uma prova do civismo do habitante de Massamá, em Queluz. Numa zona que provisoriamente é usada como estacionamento, que no verão até tem umas sombras interessantes há alguém que aproveita para fazer o seu repasto, é claro que não é errado proceder ao fornecimento dos nutrientes ao corpinho, seria interessante é que esse cidadão desse o corpinho ao manifesto e apanhasse a lixeira que ali deixou.
Um pouco mais adiante também alguém se lembrou de trazer a garrafeira, degustou os conteúdos e deixou o vasilhame exposto.

Fidel Castro. Que os Cubanos deixem de ser ingénuos.

Infelizmente as ditaduras, quaisquer que elas sejam, tendem a procurar eternizar os seus mentores. Nada mais errado, eles são simples mortais que como qualquer um de nós deixa a obra que ao longo de uma vida se foi construindo. Não seremos nós, os seus contemporâneos a avaliar a sua obra, será com toda a certeza a História a fazer esse julgamento e a eternizar ou simplesmente a enterra-lo no esquecimento do tempo.
Quer se goste ou não, Fidel Castro, marcou o século XX, se concordamos ou não com os as suas ideias ou seus ideais já é outro problema, fazer povo acreditar na imortalidade de um líder quando ele está as portas da morte é brincar com a sua inteligência e compete-nos a nós chamar o povo cubano á atenção. Não temo a morte de Fidel, temo sim o seu desaparecimento, ele foi a garantia de estabilidade numa zona critica do Planeta. Temo os pretensos líderes que agora despontam na zona como cogumelos venenosos, sedentos de ocupar o lugar de Fidel no cenário Geopolítico Internacional e que podem incendiar toda essa região.

Dia de Finados Versus Holloween

Na realidade até que entendo o porque de a América comemora este dia com tanto vigor. É uma tradição Anglo-saxónica, importada para as Américas pelos emigrantes aí chegados durante os últimos 2 séculos.
Só não entendo é o facto de nós, portugueses e no sentido mais lato, os Latinos importarem mais esta americanice. No 1º de Novembro comemora-se o dia de Todos os Santos, sendo que o dia de finados é celebrado a 2 de Novembro não havendo qualquer tradição ligada á Abóbora ou ás bruxas ou aos monstros de Holloween.
Esta comparação é um pouco como a tradição do Menino Jesus em que a americanização, de um santo europeu, S. Nicolau, celebrado pelos povos do Norte da Europa veio através de uma campanha publicitária da Coca-Cola popularizar e comercializar o Pai Natal substituindo as tradições locais de cada país.
Eu sou adepto da mudança, da evolução dos costumes e das mentalidades, sou ao mesmo tempo um cristão dito não praticante, mas gostava que os meus filhotes crescessem mantendo a identificação da sua cultura, de algumas das suas tradições usos e costumes.

31 de Outubro 1956 - A crise do canal sobe de tom.

A 31 de Outubro de 1956, a Grã-Bretanha e a França bombardearam o Egipto, em resposta à exclusão dos seus navios do Canal do Suez. O ataque deu-se dois dias depois de Israel invadir o Egipto, tomando a Faixa de Gaza e controlando o canal a partir do Sinai. Depois de se juntar a Israel nas hostilidades, a Grã-Bretanha e a França largaram as suas tropas sobre a zona do Canal, exigindo a evacuação imediata das forças egípcias. A comunidade internacional condenou a acção militar, e a Grã-Bretanha e a França acordaram retirar-se, quando as Nações Unidas enviaram para a área uma força de emergência, no mês de Dezembro. Em 1957, as tropas israelitas e as das Nações Unidas retiraram-se e o Canal de Suez voltou para mãos egípcias.

-.-

1517
Na Alemanha, Martinho Lutero afixa as suas teses sobre as indulgências na porta da igreja de Wittenberg.
1864
O Nevada torna-se o 36.o estado dos EUA.
1902
Fica completo o primeiro cabo telegráfico através do Oceano Pacífico.
1952
Os EUA fazem explodir a primeira bomba de hidrogénio no atol Eniwetok, no Pacífico.
1994
Em Lusaca, assinatura de um acordo de Paz entre o Governo de Luanda e a UNITA.
1994
O ministro Marques Mendes afirma que o Governo avançará com medidas legislativas, caso não seja limitada a violência nas televisões.
1997
Entrada em vigor das sanções da ONU à UNITA, por este movimento não cumprir as acções necessárias para implementar o acordo de Lusaca.
1997
Um desabamento de lama, provocado por intensas chuvadas, causa a morte a 29 pessoas, na localidade de Ribeira Quente, em S. Miguel, Açores.

30 outubro, 2006

Greve do Metro de Lisboa

Já me ia esquecendo, os tipos do Metropolitano de Lisboa vão fazer grave amanhã entre as 6:30 e as 12:00 horas. Só espero que S. Pedro não nos brinde com mais uma alegre chuvinha, sim porque da ultima vez cheguei encharcado ao trabalhinho, e que o S. Sócrates nos brinde com mais um dia ou uma semana da Mobilidade. Sim porque dia 7,8 e 9 de Novembro, voltamos a ter novidades.

Artur Varatojo.

Artur Varatojo nasceu em Lisboa, na freguesia de Santa Catarina em 21 de Agosto de 1926 faleceu em 28 de Outubro de 2006.
Em 1949 completa a sua licenciatura em Economia e Finanças pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras. Mais tarde, em 1976 licencia-se, também, em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa. Em 1985 obtém o Curso Superior de Medicina Legal.

Mais uma figura que deixa a sua pegada na História deste País foi uma referência nacional e internacional da investigação criminal.Para a sua família e amigos, as minhas condolências.

O País paralelo. Adivinhem que país é este!


(…)raramente vê e não consegue fazer-se ouvir.
(…)está tão distante das prioridades do poder que é como se ficasse no outro lado do mundo. (…) dormimos melhor quando pensamos assim. (…) gente que não vive mas apenas conta os dias, ancorada numa capacidade de gerir tostões que nem o melhor financeiro consegue compreender (…) não entendem expressões como ‘qualidade de vida. Os lugares onde moram são deprimentes, (…) casas mal construídas, os empregos rendem o ordenado mínimo e ficam a horas de caminho. As escolas foram tomadas pela indisciplina ( …) o centro de saúde entrou em colapso.
(…) sobreviver é uma missão difícil; sustentar uma familie é uma façanha. A impotencia não é um sentimento é uma maneira de viver.

(…) apesar da União Europeia, das auto-estradas, dos shoppings, dos estádios, dos projectos megalómanos concretizados e por concretizar (…) uma parte significativa de nós que permanece mais próxima da América Latina do que da Europa civilizada.(…)
Excertos do editorial no NS’ de Francisco Camacho

É este o país real, adivinhem qual?

Natal já chegou á Amadora.


‘A culpa do aumento do custo da energia é do consumidor’.
Mas será possível! Nós consumidores somos o fulcro da questão, se consumimos somos maus porque consumimos de mais, se não consumimos somos responsáveis pela estagnação da economia.
A propósito, hoje, dois meses antes do natal, a Amadora ligou a sua Iluminação de Natal, gerando um consumo adicional que todos nós vamos suportar na factura mensal ou nos nossos impostos.
Não, não estou contra tão bonito cenário natalício, não sou o fantasma do passado, apenas faço um reparo, no meu tempo, e estou a falar como se fosse muito velhinho, o Natal era no dia 25 de Dezembro, as tradicionais iluminações natalícias não começavam em Outubro, e posso dizer com toda a convicção, nessa altura cheirava a Natal, hoje cheira a consumismo, infelizmente pago por todos nós.

30 de Outubro 1995 - Separatismo no Quebec derrotado.




Por uma escassa maioria de 50,6% contra 49.4%, os cidadãos com direito a voto da província do Quebec decidiram continuar a ser uma província do Canadá. O Quebec francófono foi considerado, durante muito tempo, culturalmente dividido do resto do Canadá. O referendo foi a ameaça mais séria que o Canadá sofreu desde a sua fundação, há 128 anos.
-.-

1911
Pu-Yi, imperador da China com 5 anos de idade, jura uma nova Constituição, terminando oficialmente três séculos de domínio Manchu na China.
1918
É proclamada a República da Checoslováquia.
1925
O inventor escocês John Baird faz a primeira demonstração televisiva de um objecto em movimento.
1938
O actor e realizador norte-americano Orson Welles produz e apresenta o programa de rádio A Guerra dos Mundos, baseado na obra de H. G. Wells, causando o pânico nos EUA.
1965
Brian Jones do grupo Rolling Stones é preso por posse de droga.
1988
Sun Myung Moon, chefe da Igreja da Unificação, celebra o casamento de 6 516 casais numa fábrica em Seul; os casais conheceram-se no dia anterior.

29 outubro, 2006

E vêm esses tipos dizer que a culpa é dos portugueses...

Uma foto interessantíssima, dois guardas a brincar com o dinheiro dos contribuintes, será vão apanhar uns banhitos de sol?
Serão estes carritos os mais adequados á missão da Brigada de Transito ou mesmo uma necessidade premente das Brigadas de Transito? Quem terá sido o idiota (leia-se uma pessoa com boas ideias) que autorizou um concurso público ( se é que houve ) para aquisição destes lindos, arejados e solarengos bólides. Serão conserteza viaturas para patrulhar as zonas balneares chiques, possivelmente de Cascais, e para passarem despercebidas e não ofender as madames ( sem ofensa) ou os meninos do papá, que vão a falar ao telefone no seu Merc###s CDI TI xpto oferecido pelo seu paizinho, podre de rico e que nunca fez nada para o merecer...
Em tempo de crise também perdoamos dividas! Dividas correspondentes a uma barragem, Cahora Bassa, construída por portugueses para desenvolvimento de um território carecido de energia, com usufruto desde 1975 desse mesmo pais que correu com Portugal da sua história, que preferiu juntar-se a uma comunidade de países anglófonos, Commonwealth.

Enfim, somos um pais rico, que até nem tem dos impostos mais altos da U.E, que até não necessita de controlar um défice, que até aplica portagens em auto-estradas, que primariamente estariam isentas devido as carências económicas e sociais das regiões que servem.
Enfim Srs. governantes, o próximo orçamento de estado já deve prever estas duas situações descritas, vamos ter de pagar por elas de certezinha absoluta.
Enfim… … E vêm esses tipos dizer que a culpa é dos portugueses, afirmação de um Sr ministro acerca dos aumentos das tarifas de consumo da EDP( esta é outra, possivelmente para empurrar os consumidores para o regime livre onde a EDP, ou alguma espanhola, já pode estipular o preço que entender).

Lenda da Serra da Estrela ou do Pastor e da Estrela


Esta é a história de um pastor pobre que vivia numa aldeia triste e tinha por única companhia um cão. Este pastor fitava o horizonte e o seu coração enchia-se de esperança de um dia viajar para além das montanhas que envolviam a sua aldeia. Uma noite de luar em que o pastor olhava o céu estrelado, desceu até ele uma estrela pequenina com um rosto de criança que lhe falou do seu desejo. Estava ali por vontade de Deus, para guiar o pastor para onde este desejasse ir. A partir de então, a estrela nunca mais abandonou o pastor, sorrindo-lhe do céu noite após noite. Até que veio o dia em que o pastor tomou a decisão de partir e chamou a estrela. Os velhos da aldeia abanaram as suas sábias cabeças a tamanha loucura. O pastor partiu e caminhou durante intermináveis anos. O seu cão não aguentou a dura jornada e ficou pelo caminho, marcado por um sinal de pedra. O pastor chorou e continuou em busca do seu destino, envelhecendo junto com a estrela até que um dia chegaram ao seu destino, à serra mais alta, a que ficava mais perto do céu e ali ficaram juntos. O rei da região mandou-lhe emissários com promessas de poder e fortuna em troca da estrela. O pastor respondeu-lhe que a estrela não era dele mas do céu e que nunca a abandonaria. A lenda diz que ainda hoje da serra da Estrela é possível ver uma estrela que brilha mais do que as outras, de saudade e de amor por um pastor.

29 de Outubro 1929 - Cai a Bolsa de Valores nos EUA

Os investidores de Wall Street perderam biliões de dólares. A queda bolsista foi a consequência de um período de especulação selvagem, da proliferação do endividamento e de um excesso de empréstimos de grandes bancos que não era possível liquidar. Em consequência da "terça-feira Negra", o mundo industrializado entrou numa espiral de Grande Depressão. Seguiu-se uma década de desemprego epidémico, filas para o pão e manifestações que procuravam a revolução social.

-.-
1618
Walter Raleigh, navegador e cortesão inglês, o favorito da rainha Isabel I, é enforcado por traição em Whitehall.
1787
Em Praga, primeira representação da ópera de Mozart Don Giovanni.
1863
É fundada a Cruz Vermelha pelo filantropo suíço Henri Dunant.
1936
Os primeiros presos políticos chegam ao Campo do Tarrafal.
1964
É anunciada a união da Tanganhica e de Zanzibar, que adoptam o nome de República Unida da Tanzânia.
1985
Aníbal Cavaco Silva é indigitado para o cargo de primeiro-ministro.
1991
O Vietname aprova formalmente o plano de repatriação forçada de dezenas de milhares de refugiados vietnamitas que se encontram em campos em Hong Kong.
1994
Em Moçambique, Joaquim Chissano e a FRELIMO obtêm a maioria nas eleições.

Maus pais? Pais maus? Para reflexão.


Deus abençoe os pais maus!

Um dia quando os meus filhos forem crescidos o suficiente para entenderem a lógica que motiva um pai, eu hei-de dizer-lhes:

-Amei-vos o suficiente para ter insistido para que juntassem o vosso dinheiro e comprassem uma bicicleta, mesmo que eu tivesse a possibilidade de a comprar.
-Amei-vos o suficiente para ter ficado em pé junto de vós, duas horas, enquanto limpavam o vosso quarto – trabalho que eu teria feito em quinze minutos.
- Amei-vos o suficiente para vos obrigar a pagar as pastilhas que ‘tiraram’ da mercearia e dizer ao dono: eu roubei isto ontem e hoje queria pagar.
- Amei-vos o suficiente para ter ficado em silêncio, para vos deixar descobrir que o vosso novo amigo não era boa companhia.
- Amei-vos o suficiente para vos deixar assumir a responsabilidade das vossas acções, mesmo quando as penalizações eram tão duras que me partiam o coração.
-Amei-vos o suficiente para vos ter perguntado: onde vão, com quem vão e a que horas regressam a casa
- Amei-vos o suficiente para vos deixar ver fúria, desapontamento e lágrimas nos meus olhos.
- Mas acima de tudo, eu amei-vos o suficiente para vos dizer NÃO, quando sabia que me iriam odiar por isso.
Estou contente. Venci, porque no final vocês também venceram. E qualquer dia, quando os vossos filhos forem suficientemente crescidos para entenderem a lógica que motiva os pais, vocês irão dizer-lhes, quando eles vos perguntarem, se os vossos pais eram maus, que sim, que eram os piores pais do mundo! Porque:
-Enquanto os outros miúdos comiam doces ao pequeno-almoço, nos tínhamos cereais, tostas e ovos.
-Os outros miúdos bebiam Pepsi ao almoço e comiam batatas fritas, enquanto nós tínhamos que comer sopa, prato e fruta. E não vão acreditar! Os nossos pais obrigavam-nos a jantar à mesa, o que era bem diferente dos outros pais.
-Os nossos pais insistiam em saber onde nos estávamos a todas as horas, era quase uma prisão. Tinham que saber quem eram os nossos amigos e o que fazíamos com eles.
-Insistiam em que lhes disséssemos que íamos sair mesmo que demorássemos só uma hora ou menos.
-Nós tínhamos vergonha de admitir mas eles violaram uma data de leis do trabalho infantil: nós tínhamos que fazer as camas, lavar a loiça, aprender a cozinhar, aspirar o chão, engomar a nossa roupa, ir despejar o lixo e todo o tipo de trabalhos cruéis. Eu acho que eles nem dormiam, a pensar em mais coisas para nos mandarem fazer.
-Eles insistiam connosco para que lhes dizermos a verdade, apenas a verdade, sempre a verdade.
-Na altura da nossa adolescência eles conseguiam ler os nossos pensamentos o que tornava a vida muito chata.
-Os nossos pais não deixavam os nossos amigos buzinarem para nós descermos. Tinham que subir, bater á porta para eles os conhecerem.
-Enquanto toda a gente podia sair com doze ou treze anos, nós tínhamos que esperar pelos dezasseis.
-Por causa dos nossos pais, nós perdemos experiências fundamentais da adolescência: nenhum de nós esteve alguma vez envolvido em actos de vandalismo, roubos, violação de propriedade, nem foi preso por algum crime.
Foi tudo por causa deles.
Agora que saímos de casa, somos adultos, honestos e educados, estamos a fazer o nosso melhor para sermos ‘maus pais’ tal como os nossos foram.
Eu acho que este é um dos males do mundo de hoje:
NÃO HÁ SUFICIENTES MAUS PAIS.
-.-
Este texto foi disponibilizado aos pais cujos filhos frequentam o Jardim-de-infância Popular no Cacem quando da reunião com os Educadores.
Eu já tinha ouvido falar deste texto, reproduzo aqui o mesmo porque o acho de uma subtileza extraordinária.
Dedico tambem este texto ao meu pai e à minha mãe, falecida em 05/01/2005 pelo extraordinario trabalho que tiveram para educar os dois filhos.
A eles o meu obrigado pela educação, valores e principios de vida que nos transmitiram.

28 outubro, 2006

D. Fernando I - IX Rei de Portugal

Nono rei de Portugal e último da primeira dinastia, cognominado como o Formoso ou o Inconstante.
Era filho de D. Pedro I e da rainha D. Constança. Subiu ao trono com 22 anos, quando em Castela se disputava a coroa entre D. Pedro, filho legítimo de Afonso X e Henrique de Trastamara, um dos muitos bastardos do falecido rei com D. Leonor de Gusmão. Assassinado D. Pedro, D. Fernando abandonou a sua neutralidade e Portugal entrou puma sucessão de períodos de guerra a paz.
D. Fernando alegando ser bisneto de Sancho IV, mas movido pela rivalidade comercial e marítima entre Lisboa e Sevilha, interveio nesse episódio peninsular. Foi reconhecido como rei em cidades do norte da Península, aliado ao rei mouro de Granada, atraiu a si D. Pedro IV de Aragão, propondo-lhe casamento com sua filha D. Leonor. Em 1369 invade a Galiza. Mas D. Henrique II atravessa o Minho, apodera-se de Braga a cerca Guimarães a sai por Trás-os-Montes para ir em auxílio de Algeciras cercado pelo rei de Granada.
Em 1371, com a intervenção do papa Gregório XI, os dois monarcas assinaram a paz de Alcoutim. D. Fernando comprometia-se a casar com D. Leonor, uma das filhas de Henrique II, porém ao casar com D. Leonor Teles não cumpria o tratado, o que se não teve consequências com Castela, pois Henrique II não se deu por ofendido, teve-as com a Nação a quem tal casamento não agradou.
Surge então o duque de Lencastre que se apresentava como pertencente ao trono castelhano. A França apoiou o Trastamara, Portugal, o Duque de Lencastre. Nasceu aqui a expressão política da aliança luso-britânica, primeiro no tratado de Tagilde, depois o de Westminster, a 16 de Julho de 1373 assinado entre os reis de Portugal a de Inglaterra. Henrique II invade novamente Portugal a chega a Lisboa onde entra em Fevereiro de 1373. O Cardeal Guido de Bolonha intervém como medianeiro a em Santarém foram assinadas as condições humilhantes de um novo tratado.
Em 1378, com o Grande Cisma do Ocidente que opõe ao papa de Roma o papa de Avinhão, D. Fernando envolve-se em nova guerra com Castela. A Inglaterra tomou partido por Roma, a França por Avinhão. D. Fernando que oscilou entre um a outro papa, solicitado pela aliança com a Inglaterra, quebrada a paz com Castela recomeçam as escaramuças de um a outro lado da fronteira do Alentejo, sem que de ambos os lados se faça qualquer esforço para uma batalha decisiva que ninguém desejava. Em Agosto estabelecem-se negociações sem conhecimento da Inglaterra.
Estas três guerras custaram a Portugal o preço de três derrotas e de três tratados de paz com cláusulas de vencido. Contudo, durante os períodos de paz, D. Fernando mostrou-se hábil com a sua política interna. São de salientar as suas medidas de fomento, como reparações de muitos castelos, a construção da nova muralha de Lisboa a do Porto, a criação do cargo de condestável, renovações de armamento, a promulgação da lei das Sesmarias, para defesa da agricultura, defesa da marinha mercante, numa série de medidas de grande alcance, o grande impulso dado à Universidade que foi transferida para Lisboa, além de outras que o revelaram como um rei de excelente visão administrativa.

D. Fernando I nasceu em Lisboa a 31 de Outubro de 1345 e morreu na mesma cidade a 22 de Outubro de 1383. Casou em Leça do Balio, em Janeiro de 1372, com D. Leonor Teles, nascida em Trás-os-Montes por volta de 1350; tendo morrido em Tordesilhas a 27 de Abril de 1386, filha de Martim Afonso Telo e de D. Aldonça de Vasconcelos, portanto prima de D. João Afonso Telo de Meneses, conde de Barcelos. A nova rainha fora já casada com João Lourenço da Cunha, senhor do morgado de Pombeiro, sendo o consórcio declarado nulo para poder efectivar o matrimónio real.

28 de Outubro 1886 - Dedicação da Estátua da Liberdade



Desenhada por Frédéric Bartholdi, a Estátua da Liberdade foi uma oferta amistosa do povo francês ao povo dos Estados Unidos. O Presidente americano Grover Cleveland foi quem a ergueu oficialmente. A escultura tem uma altura de 152 pés e representa uma mulher que sustém uma tocha acesa por cima da sua cabeça. A estátua foi construída em França, tendo sido desmontadas as peças e enviadas para Nova Iorque. Os seus materiais: cobre e aço. Reconstruída em frente de Nova Iorque, na Ilha Bedloe, o monumento foi dedicado ao Presidente Cleveland, a 28 de Outubro de 1886. Seis anos depois, a Ilha de Ellis, adjacente à Ilha de Bedloe, foi aberta como estação de entrada principal para os imigrantes que vinham para os Estados Unidos. Durante as três décadas seguintes, a Estátua da Liberdade deu as boas-vindas a 12 milhões de imigrantes à sua nova casa.
-.-

1636
É fundada a Universidade de Harvard, a primeira universidade dos EUA.
1746
Sismo destrói as localidaddes de Lima e Callao, no Peru.
1831
O físico e químico inglês Michael Faraday faz a demonstração do primeiro dínamo.
1914
George Eastman, da Eastman Kodak Company, anuncia a introdução do processo fotográfico a cores.
1920
Guerra Junqueiro, em entrevista ao jornal Diário de Notícias, solicita amnistia para os presos políticos, com excepção dos chefes monárquicos que prepararam o movimento de insurreição.
1982
Em Portugal, aprovação da Lei do Tribunal Constitucional.
1982
Felipe González torna-se o primeiro primeiro-ministro socialista em Espanha, após ter obtido grande maioria eleitoral.
1991
Aníbal Cavaco Silva anuncia a Constituição do XII Governo Constitucional.
1993
Manifestação de trabalhadores da TAP na pista do aeroporto contra a ameaça de despedimento, devido à restruturação da empresa.
1994
Em Moçambique, a RENAMO decide participar nas eleições, prolongando-se a votação por mais um dia.

Iniciativa, adaptação, virtude.





Espírito de iniciativa e capacidade de adaptação a condições adversas é de certeza uma virtude do povo português.


'Vai a cima, vai a baixo, Bota por ai abaixo.' Lol


Foto obtida provavelmente durante a inundação que ocorrereu em Pombal.

Foto retirada do Sitio Máfia da Cova

27 outubro, 2006

CARTA ABERTA AO BRADESCO


Esta foi recebida poe E'mail, é uma realidade universal. Neste momento vem a publico as isenções e reduções de impostos que a actividade bancária em portugal beneficia, assim como estalou a polémica dos arredondamentos e modo de calculo das taxas de juro aplicadas aos empréstimos e poupanças.

Esta carta foi direcionada ao Banco Bradesco, porém devido a criatividade com que foi redigida, deveria ser direcionada a todas as instituições financeiras !



Senhores Diretores do Bradesco



Gostaria de saber se os senhores aceitariam pagar uma taxa, uma pequena taxa mensal, pela existência da padaria na esquina de sua rua, ou pela existência do posto de gasolina ou da farmácia ou da feira, ou de qualquer outro desses serviços indispensáveis ao nosso dia-a-dia. Funcionaria assim: todo mês os senhores, e todos os usuários, pagariam uma pequena taxa para a manutenção dos serviços (padaria, feira, mecânico, costureira, farmácia etc).
Uma taxa que não garantiria nenhum direito extraordinário ao pagante. Existente apenas para enriquecer os proprietários sob a alegação de que serviria para manter um serviço de alta qualidade. Por qualquer produto adquirido (um pãozinho, um remédio, uns litros de combustível etc) o usuário pagaria os preços de mercado ou, dependendo do produto, até um pouquinho acima.
Que tal?
Pois, ontem saí de seu Banco com a certeza que os senhores concordariam com tais taxas. Por uma questão de equidade e de honestidade. Minha certeza deriva de um raciocínio simples.

Vamos imaginar a seguinte cena: eu vou à padaria para comprar um pãozinho. O padeiro me atende muito gentilmente. Vende o pãozinho. Cobra o embrulhar do pão, assim como, todo e qualquer serviço. Além disso, me impõe taxas. Uma "taxa de acesso ao pãozinho", outra "taxa por guardar pão quentinho" e ainda uma "taxa de abertura da padaria". Tudo com muita cordialidade e muito profissionalismo, claro.
Fazendo uma comparação que talvez os padeiros não concordem, foi o que ocorreu comigo em seu Banco. Financiei um carro. Ou seja, comprei um produto de seu negócio. Os senhores me cobraram preços de mercado. Assim como o padeiro me cobra o preço de mercado pelo pãozinho. Entretanto, diferentemente do padeiro, os senhores não se satisfazem me cobrando apenas pelo produto que adquiri. Para ter acesso ao produto de seu negócio, os senhores me cobraram uma "taxa de abertura de crédito" - equivalente àquela hipotética "taxa de acesso ao pãozinho", que os senhores certamente achariam um absurdo e se negariam a pagar. Não satisfeitos, para ter acesso ao pãozinho, digo, ao financiamento, fui obrigado a abrir uma conta corrente em seu Banco. Para que isso fosse possível, os senhores me cobraram uma "taxa de abertura de conta". Como só é possível fazer negócios com os senhores depois de abrir uma conta, essa "taxa de abertura de conta" se assemelharia a uma "taxa de abertura da padaria", pois, só é possível fazer negócios com o padeiro depois de abrir a padaria.
Antigamente, os empréstimos bancários eram popularmente conhecidos como "Papagaios". Para liberar o "papagaio", alguns gerentes inescrupulosos cobravam um "por fora", que era devidamente embolsado.
Fiquei com a impressão que o Banco resolveu se antecipar aos gerentes inescrupulosos. Agora ao invés de um "por fora" temos muitos "por dentro". - Tirei um extrato de minha conta - um único extrato no mês - os senhores me cobraram uma taxa de R$ 5,00. - Olhando o extrato, descobri uma outra taxa de R$ 7,90 "para a manutenção da conta" - semelhante àquela "taxa pela existência da padaria na esquina da rua". - A surpresa não acabou: descobri outra taxa de R$ 22,00 a cada trimestre - uma taxa para manter um limite especial que não me dá nenhum direito. Se eu utilizar o limite especial vou pagar os juros (preços) mais altos do mundo. Semelhante àquela "taxa por guardar o pão quentinho". - Mas, os senhores são insaciáveis. A gentil funcionária que me atendeu, me entregou um caderninho onde sou informado que me cobrarão taxas por toda e qualquer movimentação que eu fizer. Cordialmente, retribuindo tanta gentileza, gostaria de alertar que os senhores esqueceram de me cobrar o ar que respirei enquanto estive nas instalações de seu Banco.
Por favor, me esclareçam uma dúvida: até agora não sei se comprei um financiamento ou se vendi a alma?
Depois que eu pagar as taxas correspondentes, talvez os senhores me respondam informando, muito cordial e profissionalmente, que um serviço bancário é muito diferente de uma padaria. Que sua responsabilidade é muito grande, que existem inúmeras exigências governamentais, que os riscos do negócio são muito elevados etc e tal. E, ademais, tudo o que estão cobrando está devidamente coberto por lei, regulamentado e autorizado pelo Banco Central. Sei disso. Como sei, também, que existem seguros e garantias legais que protegem seu negócio de todo e qualquer risco. Presumo que os riscos de uma padaria, que não conta com o poder de influência dos senhores, talvez sejam muito mais elevados. Sei que são legais. Mas, também sei que são imorais. Por mais que estejam garantidas em lei, tais taxas são uma imoralidade.

Brasília, 30 de maio de 2006.

Delman Ferreira

Porto Sentido

27 de Outubro 1914 -Nasce Dylan Thomas

O autor e poeta Dylan Thomas nasceu em Swansea, Gales, a 27 de Outubro de 1914. Thomas ganhou um lugar na Literatura, em 1934, com "Eighteen Poems" (18 poemas), uma colecção de obras emocionantes e sexuais. Os seus escritos ficaram famosos pelo seu poderoso som e imponente ritmo. Em 1953, quando estava a efectuar uma digressão de conferências pelos Estados Unidos, morreu em consequência de excesso de álcool, em Nova Iorque. O seu trabalho mais famoso foi publicado postumamente, com o título "Sob um bosque leitoso" (que evoca as vidas dos habitantes de uma aldeia da costa galesa).

-.-
1495
D. Manuel é aclamado rei.
1901
Em Paris, é usado pela primeira vez um carro de fuga, após o assalto a uma loja.
1904
É aberta a primeira secção do metro nova-iorquino.
1905
Início da visita a Portugal do presidente Loubet. Primeiro Ministro Françês de 27/02/1892 a 6/12/1892 e Presidente da Republica de 18/02/1899 a 18/02/1906.
1917
As tropas norte-americanas entram na guerra em França.
1971
A República do Congo altera o seu nome para República do Zaire.
1988
Em Portugal, Vítor Constâncio demite-se do cargo de secretário-geral do PS.
1994
Em Moçambique, a RENAMO boicota as eleições, alegando que estavam a ser preparadas fraudes em massa.

26 outubro, 2006

Isto é de quem percebe as coisas, não de quem as decora!



Resposta num exame de física na Universidade de Aveiro


Isto é uma resposta de LUXO !!

O Dr. X , do Dep.de Física da Universidade de Aveiro é conhecido por fazer perguntas do tipo:
"Porque é que os aviões voam?".


A sua única questão na prova final de Maio de 1997 para a turma da cadeira de "Transmissão de Momento, Massa e Calor II" foi:

"O INFERNO é EXOTÉRMICO OU ENDOTéRMICO?" Justifique a sua resposta."

(ou seja, pretendia saber se o Inferno é um sistema que liberta calor ou se recebe calor).


Vários alunos justificaram as suas opiniões baseados na Lei de Boyle ou em alguma variante da mesma, mas houve um aluno, Y, que respondeu o seguinte:


«Primeiramente, postulamos que, se as almas existem, então devem ter alguma massa. Se tiverem, então uma mol de almas também tem massa. Então, em que percentagem é que as almas estão a entrar e a sair do inferno?

Eu acho que podemos assumir seguramente que uma vez que uma alma entra no inferno nunca mais sai.

Por isso, não há almas a sair.

Para as almas que entram no inferno, vamos dar uma olhadela às diferentes religiões que existem no mundo hoje em dia.

Algumas dessas religiões pregam que, se não pertenceres a ela, então vais para o inferno. Como há mais de uma religião desse tipo e as pessoas não possuem duas religiões, podemos projectar que todas as pessoas e almas vão para o inferno.

Com as taxas de natalidade e mortalidade da maneira que estão, podemos esperar um crescimento exponencial das almas no inferno.


Agora vamos olhar para a taxa de mudança de volume no inferno. A Lei deBoyle diz que para a temperatura e a pressão no inferno serem constantes, a relação entre a massa das almas e o volume do Inferno também deve ser constante.

Existem então duas opções:

1) Se o inferno se expandir numa taxa menor do que a taxa com que as almas entram, então a temperatura e a pressão no inferno vão aumentar até ele explodir.

2) Se o inferno se estiver a expandir numa taxa maior do que a de entrada de almas, então a temperatura e a pressão irão baixar até que o inferno se congele.

Então, qual das duas opções é a correcta?

Se nós aceitarmos o que me disse a Teresa, minha colega do primeiro ano:

"Haverá uma noite fria noinferno antes de eu ir para a cama contigo" e levando em conta que ainda NÃO obtive sucesso na tentativa de fazer amor com ela, então a opção 2 não é verdadeira. OU SEJA, O INFERNO é EXOTéRMICO.»


O aluno Y tirou o único "20" na turma. E na minha opinião, merecia ir para a cama com a Teresa...


Enviado por E'mail peloVasco Mendes

Assedio Moral

Stress Esgotamento e agora Assedio Moral, nova doença que cada vez mais atinge em especial, os jovens trabalhadores portugueses.
Saem de casa dos pais com trinta e muitos anos com falta de saída profissional a precariedade dos empregos, contratos de trabalho mensal ou mesmo diários, por objectivos, a dificuldade de garantir a reforma de compras ou alugar casa de ter filhos e garantir a qualidade de vida.
Jovens incapazes de iniciar a sua vida profissional, a sua independência financeira, a sua família, o seu lar.
Acabam por voltar á casa dos pais porque não conseguem aguentar os ritmos de vida imposto pela sociedade, pela entidade patronal, ou simplesmente porque não conseguem conciliar a sua profissão com a vida familiar.
Quando se apercebem que queimaram as pestanas a estudar durante dezassete a vinte anos com a procurar a independência socio-económica durante mais dez anos não conseguindo atingir os seus objectivos bem como não conseguindo aproveitar o bom que a vida traz , chega a depressão.
É necessário racionalizar a vida, aproveitar cada uma das etapas.
A sociedade deve estar virada para o bem estar dos seus elementos e não simplesmente explorar para reduzir o défice crónico das finanças do Estado.
Todos devemos colaborar para o bem estar comum mas essa colaboração deve assentar no respeito pelo elemento principal desse elo, o Homem.

Uma realidade

«Habituei-me a dividir os portugueses em duas categorias: os que vivem de sacar dinheiro ao Estado, de engrossar o défice público e os que vivem de pagar ao Estado, sem nada receber em troca»
Miguel de Sousa Tavares na revista Visão

Não conheço o contexto da afirmação, mas traduz o que sinto.

Chuva


Depois da fraca pluviosidade ou mesmo escassa como ocorreu em 2004 e 2005, 2006 traz chuva mais chuva, ainda mais chuva.
Até aqui tudo certo, é a altura do ano em que ela começa a chegar.
Lamento é que mais uma vez os nossos autarcas, responsáveis pela gestão das suas autarquias, eleitos para esse efeito não tenham preparado as suas cidades, vilas e aldeias para um Outono que já se adivinhava chuvoso.
Lamento realmente que mais uma vez os sistemas de escoamento de aguas estivessem entupidos com dois anos de entulho e que chegaram para colocar este país a lamentar a perda de bens e de uma vida. Foto jornal 'Publico'

26 de Outubro 1944- Terminada a batalha do Golfo de Leyte

Depois de quatro dias de luta furiosa, a Batalha do Golfo de Leyte, a maior batalha aérea e naval da História, durante a Segunda Guerra Mundial, terminou com uma decisiva vitória americana sobre os japoneses. Prestes a dar-se a libertação americana das Ilhas Filipinas, o comando japonês desesperado decidiu opor a sua frota naval para repelir os americanos. A 23 de Outubro, centenas de navios de guerra e milhares de aviões entraram em combate para controlar o Golfo de Leyte, em três frentes simultâneas. A 26 de Outubro, o que restava da destroçada frota japonesa retirou-se, deixando aos Aliados o controlo do Oceano Pacífico. Depois da Batalha do Golfo de Leyte, os Aliados empreenderam uma escalada de bombardeamentos realizando uma campanha contra as ilhas japonesas, acabando por forçar a rendição do Japão, em Agosto de 1945.
-.-

1825
Abertura do canal de Erie, com uma extenção de 590 km e que estabelece a comunicação entre os rios Niagara e Hudson.
1860
Vítor Manuel II é proclamado rei de Itália pelo líder militar e político Giuseppe Garibaldi.

19o5
Após o Tratado de Separação entre a Suécia e a Noruega, o rei da Noruega, Óscar II, abdica do trono.
1927
Duke Ellington e a sua orquestra gravam o clássico de jazz Creole Love Song.
1956
Fundação da Agência Internacional de Energia Atómica, integrada na ONU.

25 de Outubro 1854-A carga da Brigada Ligeira


Acontecimento descrito como um dos episódios mais heróicos ou mais desastrosos de toda a história militar britânica. Lord James Cardigan realiza uma carga de cavalaria da Brigada Ligeira contra a bem defendida artilharia russa durante a Guerra de Crimeia. Os britânicos ganhavam a Batalha de Balaclava quando Cardigan recebeu a ordem de atacar os russos. A sua cavalaria carregou sobre os inimigos sem hesitar, mas foi dizimada pelas armas pesadas dos russos, sofrendo 40 porcento das baixas. Posteriormente, soube-se que a ordem foi o resultado de um erro (uma ordem que não foi dada intencionalmente). Lord Cardigan, que sobreviveu à carga, foi considerado um herói nacional na Grã-Bretanha.

24 outubro, 2006

Um hino ao Porto e a Gaia.


Durante ano e meio vivi na Serra do Pilar no Regimento de Artilharia da Serra do Pilar RASP ( antiga pesada 2) e esta letra só me traz á memoria os bons momentos que passei naquelas esplanadas da Ribeira do Porto e de Gaia.
--.--
Quem vem e atravessa o rio
Junto à serra do Pilar
vê um velho casario
que se estende ate ao mar
Quem te vê ao vir da ponte
és cascata, são-joanina
dirigida sobre um monte
no meio da neblina.
Por ruelas e calçadas
da Ribeira até à Foz
por pedras sujas e gasta
se lampiões tristes e sós.
E esse teu ar grave e sério
dum rosto e cantaria
que nos oculta o mistério
dessa luz bela e sombria
Ver-te assim abandonada
nesse timbre pardacento
nesse teu jeito fechado
de quem mói um sentimento
E é sempre a primeira vez
em cada regresso a casa
rever-te nessa altivez
de milhafre ferido na asa.

Racismo

A seguinte cena aconteceu num vôo da British Airways entre Johannesburgo (África do Sul) e Londres.
Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar na classe económica e viu que estava ao lado de um passageiro negro.
Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo.
- "Algum problema, minha senhora"?, perguntou a comissária.
- "Não está a ver? - respondeu a senhora - "vocês colocaram-me ao lado de um negro. Não posso ficar aqui. Tem que me arranjar outro lugar".
- "Por favor, acalme-se - disse a aeromoça - "infelizmente, todos os lugares estão ocupados. Porém, vou ver se ainda temos algum disponível".
A comissária afastou-se e voltou alguns minutos depois.
- "Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre na classe económica. Falei com o comandante e ele confirmou que não temos mais nenhum lugar na classe económica. Temos apenas um lugar na primeira classe".
E antes que a mulher fizesse algum comentário, a comissária continua:
- "Veja, é incomum que a nossa companhia permita a um passageiro da classe económica de se sentar na primeira classe. Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável".
E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu:
- "Portanto, senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de mão, pois reservamos para o senhor um lugar na primeira classe..."
E todos os passageiros próximos, que, estupefactos, assistiam à cena, começaram a aplaudir, alguns de pé.
"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons." Martin Luther King

Segurança de circulação urbana.



Aguardo para ver se este meio não será apenas mais um meio de caçar multas ao incauto cidadão que circula dentro dos limites de velocidade.
Aguardo para ver qual o procedimento em caso de necessidade de contestar a multa.
Aguardo para ver se mais este meio vai ou não proteger quem circula dentro da cidade.
Os incautos que se acautelem, abriu a caça á multa e agora já nem precisam de circular pelas estradas a fiscalizar, podem actuar com as botas em cima da secretária bebendo um café e comendo um dognuts olhando para um monitor. Já agora será que esses monitores vão dar para ver o Sporting-Benfica ?
Aguardo, aguardo, aguardo... para ver.

24 de Outubro 1648 - Paz de Westfalia





É assinado o Tratado da Westfalia, que pôs fim à Guerra dos Trinta Anos, fazendo com que o equilíbrio de poder na Europa mudasse radicalmente. A Guerra dos Trinta Anos, guerras combatidas por várias nações europeias, começou em 1618 devido às tentativas do rei da Boémia para impor o Catolicismo nos seus domínios territoriais. Os nobres protestantes insurgiram-se e, em 1630, quase toda a Europa estava em guerra. Em resultado do Tratado de Westfalia, o Santo Império romano foi dissolvido, a Suécia ganhou o domínio do báltico, a independência dos Países Baixos foi reconhecida totalmente por Espanha e a França foi reconhecida como a potência Ocidental dominante. A guerra tinha devastado a Europa, sobretudo a Alemanha, onde os mercenários que tinham lutado como soldados e que não tinham cobrado pelos seus serviços na guerra se dedicavam a assolar cidades, aldeias e quintas.
Outros eventos:

1901
Ratificação da Carta que funda as Nações Unidas.
1930
Golpe de estado no Brasil; Getúlio Vargas sobe ao poder como chefe do Governo Provisório.
1945
O Brasil adere à ONU.
1994
O jornal El País revela que em 1970 houve uma fuga radioactiva numa central espanhola que contaminou o rio Tejo.
1994
Início das filmagens de O Convento, filme de Manoel de Oliveira com Catherine Deneuve e John Malkovitch.
1995
A Igreja Católica divulga documentos que acusam o governo angolano de genocídio da etnia dos ovibundos, em 1993, na batalha do Huambo.

23 outubro, 2006

Mais uma lenda portuguesa - O Cavaleiro Henrique

Nos primeiros tempos da Reconquista, cerca de treze mil cruzados vieram de toda a Europa para auxiliar D. Afonso Henriques na Reconquista aos Mouros. Entre os muitos que pereceram e que foram considerados mártires, houve um cavaleiro chamado Henrique, originário de Bona, que morreu na conquista de Lisboa e que foi sepultado na Igreja de S. Vicente de Fora. À memória do Cavaleiro Henrique estão associados muitos milagres, um dos quais deixou vestígios no nome de uma rua de Lisboa.
A lenda diz que logo que Henrique foi sepultado, dois dos seus companheiros, ambos cavaleiros surdos e mudos de nascença, vieram deitar-se sobre o seu túmulo de forma a que Henrique intercedesse junto de Deus pela sua cura. Em sonhos, Henrique disse-lhes que Deus os tinha curado e quando acordaram verificaram o milagre. Pouco tempo depois, morreu um escudeiro de Henrique dos ferimentos que tinha sofrido na conquista de Lisboa e foi sepultado na Igreja de S. Vicente, mas longe do túmulo do seu amo. O cavaleiro Henrique apareceu em sonhos ao sacristão da igreja e disse-lhe que queria o corpo do escudeiro junto de si. O sacristão não ligou importância ao sonho, nem quando este se repetiu no dia seguinte. Na terceira noite, Henrique, novamente em sonhos, falou-lhe tão irritado com a sua indiferença que o sacristão acordou imediatamente e passou todo o resto da noite a cumprir as suas indicações. Pela manhã e apesar de ter passado toda a noite naquele trabalho, encontrava-se descansado como se tivesse dormido toda a noite. A novidade espalhou-se e os feitos do Cavaleiro Henrique continuaram: segundo a lenda, cresceu uma palma no seu túmulo cujas folhas curavam os males de todos os peregrinos que ali acorriam. Um dia a palma foi roubada mas ficou para sempre na memória do povo através do nome de uma rua, a da Palma, na baixa de Lisboa.

Frases de George W. Bush:Melhor é impossível...!!!!






"Eu gostaria de ter estudado latim, assim eu poderia me comunicar melhor como povo da América Latina."
George W. Bush, Jr.

"A grande maioria de nossas importações vem de fora do país."
George W. Bush, Jr.

"Se não tivermos sucesso, corremos o risco de fracassarmos."
George W. Bush, Jr.
"O Holocausto foi um período obsceno na História da nossa nação. Quero dizer, na História deste século. Mas todos vivemos neste século. Eu não vivi nesse século."
George W. Bush, Jr., 15/09/95

"Uma palavra resume provavelmente a responsabilidade de qualquer governante. E essa palavra é 'estar preparado'."
George W. Bush, Jr., 06/12/93

"Eu tenho feito bons julgamentos no passado. Eu tenho feito bons julgamentosno futuro."
George W. Bush, Jr.

"Eu não sou parte do problema. Eu sou Republicano." (Com toda a razão: o problema é ele!)George W. Bush, Jr.
"O futuro será melhor amanhã." (!!!!)
George W. Bush, Jr.

"Nós vamos ter o povo americano melhor educado do mundo".(sem palavras.....)
George W. Bush, Jr., 11/09/97

"Eu mantenho todas as declarações erradas que fiz."(Mais burro é impossível!!!!)
George W. Bush, Jr.

"Nós temos um firme compromisso com a NATO. Nós fazemos parte da NATO. Nós temos um firme compromisso com a Europa. Nós fazemos parte da Europa."
George W. Bush, Jr.

"Um número baixo de votantes é uma indicação de que menos pessoas estão a votar." (Realmente brilhante)
George W. Bush, Jr.

"Nós estamos preparados para qualquer imprevisto que possa ocorrer ou não."
George W. Bush, Jr., 22/09/97

"Para a NASA, o espaço ainda é alta prioridade."(sem comentários)
George W. Bush, Jr.

"O povo americano não quer saber de nenhuma declaração errada que GeorgeBush possa fazer ou não."
George W. Bush, Jr.

"Não é a poluição que está prejudicando o meio-ambiente. São as impurezas noar e na água que fazem isso."(Esta é brutal!!!)
George W. Bush, Jr.

"É tempo para a raça humana entrar no sistema solar."(Fechou com chave de ouro hein!!)
George W. Bush, Jr.

23 de Outubro 1956 - Começa a Revolução húngara.




Neste dia, estudantes, intelectuais e operários invadiram as ruas de Budapeste, na Hungria, exigindo o fim do domínio soviético e do governo comunista. A 4 de Novembro milhares de tanques soviéticos esmagaram aquilo se tinha transformado numa revolta nacional. Os cidadãos ultrajados lutaram com pouco mais do que com as próprias mãos vazias, mas foram derrotados. Morreram quase 25.000 húngaros e outros milhares ficaram feridos ou foram presos. Cerca de 200.000 fugiram. O Primeiro-Ministro reformista, Imre Nagy, foi deposto e os soviéticos instalaram um novo governo para Moscovo dirigido por János Kádár.

22 outubro, 2006

ADEUS Shumacher, até nunca mais. .

Ainda me lembro bem de quando Senna sai em frente naquela curva, como se fosse um recta, e embater a cerca de 200 km/h na barreira lateral. As imagens que se seguiram não auguravam nada de bom, com um capacete inanimado rodeado de elementos a tentarem retirar o corpo de Senna de dentro do automóvel.Lembro-me que ainda o evacuaram de helicóptero para o Hospital, ainda que com uma fezinha dentro de mim esperava que não tivesse passado de um susto. Não era. Horas depois era anunciada a morte de Senna.E a paixão pela F1 que eu tinha esmorecia. Até porque nessa altura emergia Schumacher, que já tinha tido algum conflito de palavras com Senna, ... ele conseguiu festejar com sorriso nos lábios na prova e no dia em que Senna faleceu o que apenas ajudou a fazer com que eu nunca tenha gostado de Schumacher.
Se Senna tem escapado a esta fatalidade não teriamos este prepotente germanico armado aos cucos por ter vencido tantos campeonatos.
Só tenho pena que a alternativa em 2006 tenha sido espanhola, com mais uma glória desportiva para 'nuestros hermanitos', mas como Alonso até é Asturiano e não Castelhano deixo-lhe os meus parabéns por mais esta vitória da juventude.
ADEUS E ATÉ NUNCA MAIS, SHUMACHER, FAZ UM FAVOR Á MALTA NUNCA MAIS VOLTES.
Será que a Sonae espera algo em troca, talves junto da PT?
Ou será simples publicidade a mais uma empresa para privatizar ou entregar aos espanhóis ?
lolol

Ser português é:

01-Levar o arroz de frango para a praia.
02-Guardar aquelas cuecas velhas para polir o carro.
03-Ter tido a última grande vitória militar em "1385".
04-Enfeitar as estantes da sala com as prendas do casamento.
05-Levar a vida mais relaxada da Europa, mesmo sendo os últimos de todas as listas.
06-Receber visitas e ir logo mostrar a casa toda.
07-Ter o resto do mundo a pensar que Portugal é uma província espanhola.
08-Exigir que lhe chamem "Doutor" mesmo sendo um Zé Ninguém.
09-Exigir que o tratem por Sr. Engenheiro mas não tratar ninguém com outras profissões por Sr. Pintor, Sr.Economista, Sr. Contabilista,
10-Sra.Secretária, Sr. Canalizador, Sra.Cabeleireira .
11-Passar o domingo no shopping.
12-Tirar a cera dos ouvidos com a chave do carro ou a tampa da esferográfica.
13-Axaxinar o Portuguex ao eskrever.
14-Gastar 10 mil contos no Mercedes C220 cdi, mas não comprar o kit mãos-livres porque "é caro".
15-Ir à aldeia todos os fins-de-semana visitar os pais ou avós.
16-Gravar os "donos da bola".
17-Ter diariamente pelo menos 8 telenovelas brasileiras e 2 imitações rascas da TVI na televisão.
18-Ir de carro para todo o lado, aconteça o que acontecer e, pelo menos, a 500 metrosde casa.
19-Lavar o carro na fonte ao domingo.
20-Ainda ter uma mãe ou avó que se veste de luto.
21-Ser mal atendido num serviço, ficar lixado da vida mas não reclamar por escrito "porque não se quer aborrecer".
22-Viver em casa dos pais até aos 30 anos.
23-Ter pelo menos 2 camisas traficadas da Lacoste e 1 da Tommy (de cor amarelo canário e azul cueca).
24-Ter bigode e ser baixinho(a).
25-Conduzir sempre pela faixa da esquerda da auto-estrada (a da direita é para os camiões).
26-Ter o colete reflector no banco do passageiro
27-Pendurar o cd no retrovisor para "enganar o radar".
28-Ir à bola, comprar "prá geral" e saltar "prá central".
29-Gastar uma fortuna no telemóvel mas pensar duas vezes antes de ir ao dentista.
30-Cometer 3 infracções ao código da estrada por quilómetro percorrido.


Quero deixar bem assente que não concordo com nenhuma das afirmações anteriores, se bem que mostram uma realidade. Sempre acreditei que alguém com muitos defeitos pode ter uma virtude. Os portugueses não fogem aos seus defeitos mas por outro lado têm muitas virtudes, somos bons em tudo. É só querer!
Detemos uma História invejável, somos testemunhas e participantes no desenvolvimento social, político e económico do nosso planeta que com os poucos recursos que temos conseguimos deixar a nossa ‘pegada’. Eu tenho orgulho de ser português mesmo que para isso tenha de arrastar atrás de mim uma mão cheia de clichés que em nada me afectam.

Titulos do dia 22-10-2006

'Erro no Orçamento do Estado duplica ordenado de ministro da Presidência '
DN de 22-10-2006
Um erro que vinha mesmo a calhar.

'Armas inúteis na GNR'
CM de 22-10-2006
Não faz mal o 'Zézinho' paga.

'Ministra minimiza 'ranking' escolar'
CM de 22-10-2006
Não sei porquê, levou tanto tempo a implantar, ou será para esconder o fracasso das escolas públicas?

'Crise em Portugal foi tema de documentário transmitido pela televisão espanhol' Publico de 22-10-2006
É só o que faltava, até somos dignos de documentário. Se calhar estão com medo da sondagem onde 45% dos espanhóis gostava que Portugal fosse uma provincia espanhola!
Mas não há problema, os telejornais das TV's portuguesas começaram com a noticias do SCP x FCP. é porque já não há crise.



D. Pedro I - VIII Rei de Portugal

Quarto filho de D. Afonso IV e de Beatriz de Castela. Casou primeiro com Branca de Castela, a quem repudiou por debilidade física e mental. Casou depois com Constança Manuel, filha de, um fidalgo castelhano que, quando veio para Portugal, trouxe consigo Inês de Castro.
A ligação amorosa entre o infante D. Pedro e Inês de Castro foi imediata o que provocou forte conflito entre D. Afonso IV e seu filho e provocou a morte prematura de Constança Manuel. Temendo o monarca a nefasta influência dos Castros em seu filho, resolveu condenar à morte Inês de Castro, o que provocou a rebelião de D. Pedro contra si. Contudo a paz entre o pai e o filho foi estabelecida em breve e D. Pedro foi associado aos negócios do Estado, ficando-lhe desde logo incumbida uma função, que sempre haveria de andar ligada à sua memória – a de exercer justiça.
Durante o seu reinado evitou guerras; logrando aumentar o tesouro. Cunhou ouro e prata. E exerceu uma justiça exemplar, sem discriminações, julgando de igual modo nobres e plebeus.
Os documentos coevos e o testemunho de Fernão Lopes definem-nos D. Pedro como justiceiro, generoso, folgazão, amado pelo povo e de grande popularidade. A sua morte o povo dizia que «ou não havia de ter nascido, ou nunca havia de morrer».


D. Pedro I nasceu em Coimbra a 8 de Abril de 1320 e morreu em Lisboa a 18 de Janeiro de 1367. Casou em 1328 com a princesa D. Branca de Castela, não se consumando o matrimónio por doença da noiva. Em 1334 tratou-se de um novo consórcio com a infanta D. Constança, que nasceu em data incerta e morreu em 1345, filha de D. João Manuel, infante de Castela.