Citador

29 novembro, 2006

Palavras ditas I

“Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente e sempre pelo mesmo motivo”.

“O político católico não assina nenhum contrato sem levar um terço”.

''F-l-e-x-i-g-u-r-a-n-ç-a''

FLEXIGURANÇA
FLEXIGURANÇA
FLEXIGURANÇA
FLEXIGURANÇA
FLEXIGURANÇA
Grande ideia, deve ser o novo modelo de sistema de segurança...da Volvo ou da SAAB.
Sim porque eles são bons a nivel de segurança: segurança de circulação rodoviaria, de protecção à familia, de protecção na saúde, de protecção SOCIAL, de protecção no EMPREGO e no DESEMPREGO.
Sim eles têm bons indices de productividade porque não existe economia paralela, e não têm os empresários de origem portuguesa.
Sim eles têm bons indices salariais porque não existem diferenças entre o patrão e a empregada da limpeza.
Sim eles têm bons indices de 'produtividade politica' porque não têm os politicos como nós temos cá.
Sim porque lá o Doutor é o Médico e por cá somos todos DOUTORES E ENGENHEIROS. Dr para cá, Eng. para lá... aqui até a empregada da limpeza é Drª.
Sim Eng. Sócrates...continue, nada é como lá... ou cá...
FLEXIGURANÇA
FLEXIGURANÇA
FLEXIGURANÇA
FLEXIGURANÇA
FLEXIGURANÇA

29 de Novembro 1929 -Byrd voa por cima do Pólo Sul

O explorador americano Richard E. Byrd e os seus três companheiros sobrevoam pela primeira vez o Pólo Sul. Três anos antes, Richard E. Byrd já tinha despertado a atenção internacional ao conseguir voar até mais de duzentos quilómetros sobre o Pólo Norte. Em 1929, levou a sua equipa de expedição à Antártica e, com quatro expedições, criou mapas, feitos a partir do ar, de mais de dois milhões de quilómetros quadrados do remoto continente.
-.-
1864
Massacre dos índios Cheyenne e Arapahoe em Sand Creek, no Colorado, pela cavalaria norte-americana líderada pelo coronel Chivington.
1932
Em Nova Iorque, estreia do musical de Cole Porter The Gay Divorcee com Fred Astaire como protagonista.
1945
Proclamação da República Popular Federal Jugoslava sob a liderança do presidente Tito.
1947
As Nações Unidas aprovam o plano britânico de partilha da Palestina.
1976
Fernando Namora e a José-Augusto França tomam posse como presidente e vice-presidente, respectivamente, do Instituto de Cultura Portuguesa.
1979
Publicação da Lei da Radiotelevisão.
1988
Siza Vieira, arquitecto portuense, é distinguido com o Prémio Europeu de Arquitectura 1988.
1990
O Conselho de Segurança das Nações Unidas, sob pressão dos EUA, autoriza o uso da força contra o Iraque se este não se retirasse totalmente do Kuwait até 15 de Janeiro de 1991.

28 novembro, 2006

S. Bento 'Luis' de Massamá

Quantos de nós já tentámos baptizar os nossos filhos na igreja de Massamá e como os padrinhos são pessoas divorciadas o padre recusa-se a celebrar esta cerimónia?!
É inconcebível termos, numa freguesia tão grande como é Massamá, um padre que apenas olha para o seu umbigo. Ainda hoje assisti a um episódio que me deixou profundamente chocada. Um senhor já com uma certa idade estava à porta da igreja apenas a pedir uma esmola. O Sr. padre saiu da igreja literalmente as gritos a enxotar o pobre senhor. Tudo bem que a igreja não pode ser palco para pedintes mas há formas de se dizerem as coisas e não será aos gritos com certeza.Não nos podemos calar a coisas destas, pois a igreja é de toda a população e não do Sr. Padre !
Post publicado no sitio
http://www.massamacidadeaberta.blogspot.com/

Registo este Post publicado na 'massamácidadeaberta' porque também eu passei por cinco vezes pelas mãos desse Sr. padre ou afins;

1º -No meu casamento, acabei por ir casar á freguesia de Santa Maria de Belém, porque achou que, e cito o Sr padre, 'Deus dá pérolas a porcos', relativamente ao facto de eu não lhe andar a lamber as botas todos os sábados e domingos na igreja.
2º-No baptismo do meu filho ... fui a S. Domingos de Benfica porque a Sr.ª funcionária em Massamá foi tão zelosa com os horários da secretaria que chegou ao ponto de afirmar que se frequentasse a missa de domingo saberia o seu horário.
3º-No Baptismo da minha filha, em que me deixei levar pela beatisse da minha sogra e lá fui baptizar a minha filha nessa igreja, não deixando no entanto de haver momentos desagradáveis, como o de o Sr. padre em plena cerimónia chamar á atenção aos fotógrafos pelo facto de não terem autorização para ligar a câmara de vídeo a uma determinada ficha eléctrica.
4º-No funeral de minha mãe, em que esse senhor na missa de corpo presente e pelo facto de não sermos frequentadores e lambe botas assíduos da sua paróquia, entrou a 100 á hora e saiu a trezentos à hora sem sequer apresentar as condolências ao meu pai.
5º-A catequese dos meus filhos é claro que foi parar à igreja de Queluz, não sem mais uma visita à secretaria da bendita Igreja, onde ainda no atrium escuto o seguinte comentário da Sra funcionária, cito, 'que cada um manda na sua casa e que ali mandavam eles' ( presumo que o Sr padre e funcionários administrativos), é claro que saí e fui rápidamente á Igreja de Nª Sra da Conceição em Queluz.

Linha de Sintra


"Como a habitação está muito cara em Lisboa, prevê-se que para a zona do corredor Sintra-Lisboa ainda vão viver mais pessoas, que acabarão por congestionar ainda mais os acessos viários. As pessoas têm de ir morar para os arredores, onde aumentam as urbanizações, mas não são criadas acessibilidades".

Ao pé do Hospital Amadora-Sintra está a ser construída uma grande urbanização, mas não estão a preparar acessos viários nem meios de transporte público para servir as pessoas que para ali forem viver.
Os transportes públicos da zona não funcionam bem, porque pertencem a diferentes empresas de camionagem e os bilhetes não podem ser utilizados nos vários autocarros".

As pessoas perdem horas em transportes, porque os horários estão desfasados uns dos outros.
Apanha-se uma camioneta e fica-se que tempos à espera do autocarro de ligação. Eles não conseguem cumprir os horários, porque, como não há corredores BUS, ficam engarrafados no trânsito. Por isso mesmo, as pessoas acabam por preferir andar de carro"

28 de Novembro 1919 -Lady Astor chega a MP

Nancy Astor, é a primeira mulher americana eleita para o Parlamento, ocupando um lugar na House of Commons da Grã-Bretanha. Lady Astor ocupou o lugar dos Unionistas, ocupado pelo seu marido, Waldorf Astor; conseguiu ser reeleita até se retirar em 1945.
-.-
1520
O navegador português Fernão de Magalhães dobra o cabo, então chamado de desejado, na América do Sul, e alcança o oceano Índico.
1905
Na Irlanda, fundação do partido político Sinn Fein por Arthur Griffith.
1909
Em França, é aprovada a lei que determina a licença de maternidade de oito semanas.
1948
Em Boston, são colocadas à venda as primeiras máquinas fotográficas polaroid.
1960
É proclamada a independência da Mauritânia.
1975
A Fretilim declara a independência unilateral de Timor Leste.
1991
A actriz portuguesa Eunice Muñoz é condecorada pelo presidente Mário Soares pelos seus 50 anos de carreira teatral.
1994
A Noruega, através de referendo nacional, não aprova a adesão à União Europeia.
1995
Manuel Couto Ferreira, o último preso das FP-25, sai em liberdade condicional.

A culpa é dos espanhóis...

Barrancos, a Igreja fica cheia para a missa das 10h, Portugueses, espanhóis, o presidente da junta, entre outros.
O padre começa o sermão:
-Irmãos, estamos hoje aqui reunidos para falar dos Fariseus... Aquele povo desgraçado como estes espanhóis que estão aqui...
O maior trinta e um assolou a igreja.
Os espanhóis ofenderam o padre, houve porrada na porta da igreja.
O presidente da junta levou as mãos à cabeça, indignado, quando acaba a confusão vai falar com o padre na sacristia:
-Sr. Padre, vá devagar, os espanhóis vêm para este lado, gastam nas lojas,nos restaurantes, trazem divisas para Portugal, não os provoque mais.
Durante a semana a conversa entre todos era a mesma, o padre e o sermão do Domingo.
Aquele zum-zum-zum todo foi fazendo com que as pessoas ficassem curiosas e a querer saber mais sobre o que tinha acontecido.
Chega o domingo seguinte.
O presidente da junta decide ir à sacristia e falar novamente com o padre:
-Padre, o senhor lembra-se da nossa conversa, não se lembra?
Por favor, não arranje nenhum problema hoje, ok?
Começa a missa e o padre inicia o sermão:
-Irmãos... Estamos aqui reunidos, hoje, para falar de uma pessoa da Bíblia: Maria Madalena,aquela mulher, prostituta que tentou Jesus, como essas espanholas que estão aqui...
Caldeirada geral.
Pancadaria na igreja, partiram-se velas nos corredores, chapadas, socos e alguns internamentos no Centro de Saúde da povoação.
O presidente da junta foi novamente ter com o padre:
-Padre, o senhor não me disse que iria com mais calma? Se o senhor não acalmar vou escrever uma carta ao Bispo e pedir a sua substituição imediata.
Naquela semana, o tumulto era maior ainda, as conversas eram mais que muitas e ninguém iria perder a missa do Domingo seguinte nem que a vaca tossisse.
Na manhã de Domingo, o presidente da junta entra na sacristia com a GNR e adverte o padre:
-Sr. Padre, não provoque desta vez, senão acuso-o de provocação de tumulto e vai dentro!
A igreja estava abarrotada, quase não se conseguia respirar de tanta gente.
Começa o sermão:
-Irmãos... Estamos aqui reunidos hoje, para falar do momento mais importante da vida de Cristo: a Santa Ceia! (O presidente da junta respirou aliviado...)
Jesus, naquele momento, disse aos apóstolos:
-Esta noite, um de vocês vai trair-me!
Então João pergunta:
-Mestre, sou eu?
E Jesus responde:
-Não, João, não serás tu.
Pedro pergunta:
-Mestre, sou eu?
E Cristo responde:
-Não, Pedro, não serás tu.
O padre faz uma pausa e prossegue em tom de voz elevado.
Então Judas pergunta:
-Mestre, soy Yo?
A PORRADA FOI GERAL !!!!!

recebido per E'mail

27 novembro, 2006

País Atlântico



'Alguém acredita, que Espanha, vai, brevemente , diligenciar para que a possibilidade de estabelecer uma ligação de Sines a Madrid, para o transporte de mercadorias, venha a ser uma realidade ( compatibilizando a via espanhola com a que Portugal vai construir até à fronteira de Badajoz), aceitando paulatinamente, que aquele porto português possa tornar-se concorrencial com os de Espanha ?? '
In DN 27/11/2006
Já à quinhentos anos atrás, e sem o dito choque tecnológico, os portugueses de então chegaram á conclusão que Portugal era um País Atlântico e não um País Continental.
Hoje em dia, na panóplia de políticos que detemos, não consegue ver mais do que o horizonte, e verificar que seríamos muito mais fortes se unidos em volta da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, somos mais de 200 Milhões, e que se unidos, com uma palavra muito forte a dar neste mundo em mudança.
Estamos inseridos numa união que não sabe onde fica Portugal, numa comunidade de interesses económicos, numa comunidade que permite o fecho de empresas por si subsidiadas e as vão subsidiar novamente nos novos países de UE onde a mão de obra é mais barata, porque não redireccionar as nossas prioridades e voltar de novo as costas a esta Europa 'Eurocentrista' e olhar os territórios que foram parte do nosso Império, que hoje são detentores da sua independência mas que como é notório mantêm laços muito fortes com Portugal.
Bem aventurados os que conseguem alcançar mais do que os nossos velhos do Restelo....

Alcione - Retalhos

VIDA

«Já perdoei erros quase imperdoáveis,
Tentei substituir pessoas insubstituíveis e
Esquecer pessoas inesquecíveis.

Já fiz coisas por impulso,
Já me decepcionei com pessoas quando nunca pensei me decepcionar,
Mas também decepcionei alguém.

Já abracei para proteger,
Já dei risada quando não podia,
Já fiz amigos eternos,
Já amei e fui amado,
Mas também já fui rejeitado,
Já fui amado e não soube amar.

Já gritei e pulei
De tanta felicidade,
Já vivi de amor
E fiz juras eternas,
Mas «quebrei a cara» muitas vezes!
a
Já chorei ouvindo música e vendo fotos,
Já liguei só para escutar uma voz,
Já me apaixonei por um sorriso,
Já pensei que fosse morrer de tanta saudade e …
Tive medo de perder alguém especial (e acabei perdendo!)
Mas sobrevivi!
E ainda vivo!
Não passo pela vida...
E você também não deveria passar.

Bom mesmo é ir à luta com determinação,
Abraçar a vida e viver com paixão,
Perder com classe e vencer com ousadia,
Porque o mundo pertence a quem se atreve e
A VIDA É MUITO para ser insignificante».

CHARLES CHAPLIN

27 de Novembro 1957 - Nehru apela ao desarmamento.


O primeiro-ministro da Índia, Jawaharlal Nehru, faz um discurso apaixonado em Nova Deli, a favor do desarmamento nuclear. Como o seu mentor, Mahatma Gandhi, Nehru lutou contra a autoridade britânica através de actos de resistência passiva. Em 1929, Nehru chegou a ser Presidente do Congresso Nacional Indiano e declarou que o seu desejo solene era o de conseguir a independência total da Índia. Quando a nação conseguiu, finalmente, a autonomia, em 1947, Nehru tornou-se Primeiro-Ministro deste país. Nehru defendeu ainda, através de soluções diplomáticas, o não-alinhamento da Índia no período da Guerra Fria e a não-violência nos seus conflitos com outras nações. A 27 de Novembro de 1957, recorreu aos Estados Unidos e à URSS para acabar com as armas nucleares e começar o desarmamento, que segundo disse: "salvará a humanidade do último desastre". Morreu em 1964.
-.-

1095
O papa Urbano II, no Concílio de Clermont, convoca a I Cruzada para a libertação da Terra Santa.
1582
William Shakespeare, com 18 anos de idade, casa com Anne Hathaway.
1940
Na Roménia, o grupo pró-fascista Guarda de Ferro mata 64 pessoas, entre as quais o primeiro-ministro Iorga.
1967
O presidente francês Charles de Gaulle rejeita a entrada do Reino Unido para o Mercado Comum.
1970
Primeira manifestação, em Londres, da Frente de Libertação Homossexual.
1983
Avião colombiano cai, quando aterra no areoporto de Barajas, em Madrid, causando 189 mortos.

26 novembro, 2006

Mário Cesariny


Pintor e poeta português, natural de Lisboa. A sua formação artística inclui o curso da Escola de Artes Decorativas António Arroio e estudos na área de música, com Fernando Lopes Graça. Mais tarde, viria a frequentar a Academia de La Grande Chaumière, em Paris, cidade onde conheceu André Breton, em 1947. Rapidamente atraído pelas propostas do movimento surrealista francês, tornou-se um dos mais importantes defensores do movimento em Portugal.
Mário Cesariny morreu hoje de madrugada, em sua casa, na cidade de Lisboa, cerca das 05:30, aos 83 anos, e foi sem dúvida uma perda para a cultura lusófona. Fica para a posteridade a sua obra incontornável.

De cabeça á tona.

'40% dos recursos portugueses em águas superficiais resultam de caudais e escorrências provenientes de Espanha. Facto que inevitavelmente nos expõe às consequências dos regimes e usos que o país vizinho faz já hoje e virá no futuro a fazer em termos de consumo de control e de degradação da qualidade da água.'

Possivelmente um bom acordo poderia prever que em situações extremas, quer de seca quer de excesso de água , os caudais dos rios poderiam ser desviados.
Actualmente o que acontece, e o que continuará a acontecer no futuro é que ‘nuestros hermanitos’ fecham as torneiras quando chove pouco no seu território e abrem as torneiras na sua máxima força quando nós em Portugal, nos estuários dos rios comuns, estamos a lutar por manter a cabeça á tona.
Se os transvazes entre as diversas bacias hidrográficas em Espanha é possível, e já acontece, porque não os utilizar para regular estes excessos assim como aproveitar estes dias mais chuvosos para as reter em represas estrategicamente vazias construídas ao longo das bacias hidrográficas dos rios que por sistema provocam estas cheias.

Avisos Meteorológicos

Verde
Não se prevê nenhuma situação meteorológica de risco.
Amarelo
Situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica. Acompanhar a evolução das condições meteorológicas. Rajada máx. vento: 70 – 90 Km/h Precipitação: 10 – 20 mm/1h (milímetros numa hora) Agitação marítima: 4 – 5 metros
Laranja
Situação meteorológica de risco moderado a elevado. Manter-se ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil. Rajada máx. vento: 90 – 130 Km/h Precipitação: 20 – 40 mm/1h) Agitação marítima: 5 – 7 metros
Vermelho
Situação meteorológica de risco extremo. Manter-se regularmente ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações do SNBPC. Rajada máx. vento: > 130 Km/h Precipitação: > 40 mm/1h Agitação marítima: > 7 metros

Quem foi Tutankhamun

O rei Tutankhamun nasceu durante a era de Amarna, com o nome de Tutankhaten. Era a época na qual o faraó Akheneaten, seu pai, estabeleceu suas crenças semi-monoteístas no antigo Egito, substituindo a antiga religião politeísta. O rei também mudou o centro administrativo e a capital religiosa do norte para o Egito Médio.O jovem príncipe Tutu (como era conhecido), porém, contrariando o pai, reverteu essas mudanças ao assumir o trono no ano 1333 a.C. A religião voltou a ser a antiga e Tebas e Memphis voltaram a ser capital religiosa e centro administrativo, respectivamente. Também mudou seu nome para Tutankhamun, em homenagem ao Deus Amun. Seu reinado, entretanto, foi curto. Durou nove anos e morreu aos 20 anos, o que não dava direito a receber um funeral com cerimônias próprias da realeza. Ele foi então enterrado em tumba comum, mas preenchida com muitos tesouros e objetos que ele usou em vida e que poderia precisar na vida após a morte, segundo acreditavam os egípicios.Por causa da morte prematura, o rei Tutu não teve seu nome disseminado na história da realeza egípicia, até ter sua tumba ser descoberta por arqueólogos no ano de 1922.

26 de Novembro 1922 - Os arqueólogos entram na tumba do Rei Tut

Os arqueólogos britânicos Howard Carter e Lord Carnarvon tornam-se nas primeiras pessoas a entrar no túmulo egípcio do Rei Tutankamon, com mais de 3.000 anos de antiguidade. Carter descobriu a entrada para o túmulo do faraó, três semanas antes; estava escondida entre as ruínas do túmulo escavado do Rei Ramsés VI. As câmaras seladas de Tutankamon estavam milagrosamente intactas e, no seu interior, encontrava-se uma colecção de objectos de valor incalculável e o ataúde de ouro que continha a múmia do rei egípcio. A maioria destes tesouros está actualmente no Museu do Cairo.
-.-
1789
É celebrado pela primeira vez o feriado nacional americano do Dia de Acção de Graças.
1949
A Índia passa a integrar a Commonwealth como república federal.
1974
Assinatura do acordo que prevê a formação de um governo de transição para São Tomé e Príncipe e que fixa para 12 de Julho de 1975 a proclamação da sua independência.
1989
A escritora Agustina Bessa-Luís e a jurista Isabel Magalhães Colaço são admitidas como sócias efectivas da Academia das Ciências de Lisboa, que conta já com duzentos anos de existência.
1990
O escritor português Vergílio Ferreira conquista, em Paris, o Prémio Fémina para literatura estrangeira com o seu romance Manhã Submersa.
1990
Lee Kuan Yew, primeiro-ministro de Singapura durante 31 anos, anuncia o seu afastamento do governo.
1992
Eduardo dos Santos e Jonas Savimbi acordam o cessar-fogo em Angola.
1994
Forças russas assaltam a capital chechena de Grozny, mas são derrotadas pelas forças chechenas leais ao presidente Dudaiev.
1995
Alberto João Jardim é reeleito líder pelo Congresso do PSD-Madeira.

25 novembro, 2006

Lenda do penedo dos ovos (pedra amarela)

Existe, no meio da serra de Sintra um penedo elevado a prumo, caprichosamente, pela Natureza, ou produzidos pelas convulsões vulcânicas do terreno em tempos ignotos, anda ligada à seguinte lenda:
Dizia-se em tempos que por baixo de tal pedra havia um tesouro escondido (um tesouro encantado) que pertenceria a quem fosse capaz de derrubar o penedo, atirando-lhe com ovos.
Uma velha meteu então na cabeça que esse tesouro havia de lhe pertencer. Para tal, a velha começou a juntar tantos ovos quantos podia. Quando achou que já tinha uma boa provisão, deu início à sua ingénua tarefa. Carregou, pouco a pouco, todos os ovos para as imediações do penedo, e meteu mãos à obra. Um a um, dois a dois, e com quanta força dispunha, ia arremessando os ovos contra o penedo. Quando já não lhe restava nenhum, terrível decepção! O penedo continuava erecto e firme, lavado com ovos!
E foi assim que, em vez de cair por terra, o penedo, pondo a descoberto o maravilhoso tesouro, caíram por terra desfeitos todos os sonhos e todas as esperanças da pobre velha! E ainda hoje, o povo sempre propenso ao maravilhoso, julga ver nos musgos amarelados que cobrem o penedo, as gemas dos ovos que a velha contra ele arremessou.

25 de Novembro 1970 - Mishima leva a cabo o seu suicídio ritual


O escritor japonês Yukio Mishima, suicida-se ao ver que não contava com o apoio público nas suas extremas crenças políticas. Nascido em 1925, Mishima ficou obcecado com aquilo que definia como a esterilidade espiritual da vida moderna. O escritor preferia o Japão da pré-guerra, com o seu patriotismo austero e os seus valores tradicionais, ao Japão materialista, nação ocidentalizada que surgiu depois de 1945. Foi com este espírito que fundou a "Sociedade do Escudo", um polémico exército privado composto por cerca de 100 estudantes, cujo objectivo era defender o Imperador, em caso de um levantamento esquerdista. A 25 de Novembro, Mishima entregou ao seu editor a última versão de "O Mar da fertilidade", um trabalho épico de quatro volumes sobre a vida japonesa no século XX. Uma vez publicado, com vários seguidores a seu cargo, foi a um edifício militar de Tóquio e tomou o comando de um dos gabinetes. Ali, do alto de uma varanda, fez um discurso breve perante 1.000 soldados congregados que o vigiavam. Pediu-lhes que derrogassem a constituição do Japão, mas, ao ver que os soldados não eram receptivos ao seu discurso, realizou o "Seppuku", ou suicídio ritual, espetando no ventre uma espada.
-.-
1967
Cheias na região de Lisboa provocam 700 mortos.
1975
O Suriname, formalmente designado por Guiana Holandesa, torna-se uma república independente.
1975
Em Portugal, confronto político-militar que ficou conhecido por 25 de Novembro, tendo sido preso Otelo Saraiva de Carvalho.
1993
Manuel Lopes é considerado culpado no homicídio de João Champalimaud e é condenado a 18 anos de prisão.
1993
Júlio Pomar, pintor português, recebe o Prémio Montaigne 1993, atribuído pela Fundação FVS de Hamburgo.
1994
O jornal português O Independente revela que as Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA) repararam material de guerra para o governo angolano em 1993.

24 novembro, 2006

Ver e não calar...

D. Manuel I - XIV Rei de Portugal

Décimo quarto rei de Portugal, nono filho do infante D. Fernando e de D. Brites.
Filho adoptivo do príncipe D. João II, a quem votava afeição filial, foi feito, à morte do seu irmão D. Diogo, duque de Beja, senhor de Viseu, Covilhã e Vila Viçosa, governador do mestrado de Cristo, condestável do reino, e fronteiro‑mor de Entre-Tejo e Guadiana. O acidente que vitimou o herdeiro do trono (D. Afonso) conduziu a que fosse aclamado rei em Alcácer do Sal (27 de Outubro de 1495). Realizou três casamentos, o primeiro em 1497 com D. Isabel (viúva de D. Afonso), o segundo em 1500 com a infanta D. Maria de Castela e o terceiro em 1518, com D. Leonor, irmã de Carlos V.
Como político, teve sempre em conta o interesse nacional. Recebeu o governo exactamente no momento em que a Nação se preparava para alcançar a mais elevada projecção. Os vinte e seis anos do seu reinado conheceram grande actividade nos domínios da política interna, da política ultramarina e da política externa.
O poder que viera parar às suas mãos era forte, centralizado e o seu governo tendeu abertamente para o absolutismo. Com efeito reuniu cortes logo quando subiu ao trono, em Montemor-o-Novo e só mais três vezes, em 1498, 1499 e 1502, e sempre em Lisboa, o que é significativo. Nas cortes de Montemor-o-Novo, toma medidas no sentido duma centralização mais profunda de toda a administração pública: mandou confirmar todos os privilégios, liberdades e cartas de mercê, pelos principais letrados do reino que elegeu, reforma os tribunais superiores e toma uma política de tolerância em relação aos nobres emigrados por razões políticas e judeus castelhanos que D. João II reduzira à escravatura. Pelo decreto de 1496 obriga todos os judeus que não se quisessem baptizar a abandonar o país no prazo de dez meses, sob pena de confisco e morte. Pela lei de 4 de Maio de 1497, proibiu que se indagasse das crenças dos novos convertidos e, por alvará de 1499, dificulta a saída do reino aos conversos. O objectivo era agradar aos Reis Católicos e ao mesmo tempo, evitar que os judeus continuassem a ser um todo independente dentro do reino. Pelas Ordenações Afonsinas, deixa de reconhecer individualidade jurídica aos Judeus; faz a reforma dos forais, com o fito económico de actualizar os encargos tributários e para eliminar a vida local; em 1502 saiu o regimento dos oficiais das cidades, vilas e lugares (Livro dos Ofícios); em 1509 o das Casas da Índia e Mina e em 1512 saiu o novo regimento de sisas. Por outro lado com D. Manuel inaugura-se o Estado burocrático e mercantilista, mandando cunhar índios, o português ou escudo de prata.
D. Manuel herdou o impulso dos descobrimentos. Partiu para a índia (8‑7‑1497) a armada de Vasco da Gama, que chegou a Calecut em 20‑5‑1498. Em 1500 uma armada comandada por Pedro Álvares Cabral, com o objectivo da Índia, rumou intencionalmente (opinião actual) para sudoeste, atingindo a Terra de Santa Cruz. D. Francisco de Almeida é nomeado vice-rei da índia, com o plano de manter o monopólio da navegação e do comércio para Portugal, tendo em terra pontos de apoio, para a carga da pimenta e reparação dos barcos. Lançou as bases do futuro «Império», que será obra de Afonso de Albuquerque. Apesar do comércio da pimenta a administração vivia em pleno défice (dinheiro gasto superfluamente ou em compra de produtos manufacturados e alimentares). Afonso de Albuquerque cria novas fontes de receita, pela conquista de territórios da índia que pagavam impostos.
Soube D. Manuel em matéria de política externa, usar de grande habilidade e diplomacia. No aspecto cultural, reconheceu o atraso do ensino universitário, mandando promover a reforma da universidade, estabelecendo entre 1500 e 1504 novos planos de estudo e uma nova administração escolar.
D. Manuel, nasceu em Alcochete, a 31 de Maio de 1469 e morreu em Lisboa, a 13 de Dezembro de 1521, tendo sido sepultado no Mosteiro dos Jerónimos. Era o último filho do infante D. Fernando (1433‑1470), duque de Viseu e irmão de D. Afonso V, e de sua mulher D. Beatriz (1430‑1506), filha do infante D. João e neta do rei D. João I.

24 de Novembro 1859 - É publicado o livro "A Origem das Espécies"

Neste dia, foi publicada em Inglaterra "A Origem das Espécies através da Selecção Natural", um trabalho científico realizado por Charles Darwin, naturalista britânico. Este livro foi recebido com grande interesse pelo mundo científico e fortemente atacado pelos líderes religiosos (por contradizer a história Bíblica sobre a criação). A teoria de Darwin defendia que os organismos evoluem gradualmente através de um processo a que chamou "a selecção natural", na qual os organismos (com variações genéticas que satisfazem o seu ambiente) tendem a propagar-se, tendo mais descendentes do que os organismos das mesmas espécies que não possuem tal variação, influenciando assim o comportamento genético global das espécies. Darwin conseguiu a maior parte das provas para as suas teorias durante uma expedição topográfica britânica quinquenal por volta do ano de 1830. As Ilhas Galápagos e a Nova Zelândia, foram alguns dos lugares que Darwin visitou e onde adquiriu um conhecimento íntimo da flora, da fauna e da geologia de muitas terras. A sua "Origem das Espécies" é considerada a primeira obra significativa da teoria de evolução.
-.-
1642
O navegador holandês Abel Tasman descobre a Terra de Van Diemen, nome dado em honra do seu capitão, mais tarde designada por Tasmânia.
1963
Lee Harvey Oswald, acusado do assassinato de John F. Kennedy, é morto, enquanto se encontrava sobre custódia policial, por Jack Ruby, proprietário de um clube de striptease.
1981
A ONU reconhece o direito à autodeterminação do povo de Timor.
1989
O político checo Alexander Dubcek aparece pela primeira vez em público após 20 anos de ausência, discursando num comício pró-democrático em Praga.
1993
Uma manifestação estudantil contra a política de educação do ministro Couto dos Santos, nas escadarias da Assembleia da República, é interrompida por intervenção policial.
1994
O Ministério Público acusa quatro técnicos navais de homicídio por negligência pelo naufrágio do Bolama, tendo sido posteriormente ilibados em Agosto de 1996.
1994
Os gerentes do parque de diversões aquáticas Aquaparque do Restelo são acusados de homicídio por negligência pela morte de duas crianças em 1993.
1995
O governo português anuncia a criação de um plano arqueológico no rio Côa e uma barragem alternativa no rio Sabor.

Curiosidade natural

A curiosidade sempre foi o motor da evolução da espécie Humana .

Ministério das Finanças recupera IRS.

Novo método de recuperação de impostos testado em Portugal.
O choque tecnológico implantado neste País por um governo eleito por maioria absoluta, consegue recuperar a totalidade dos impostos que não foram pagos durante trinta anos. Os métodos aplicados passam pelo arresto a título de caução, de impostos a vencer, sobre os futuros trabalhadores deste moderno País.
Mais se disse que a sua devolução ocorrerá após o seu funeral, se o contribuinte(zinho) não se reformar antes dos 80 anos de idade e tiver cumprido todas as suas responsabilidades sociais.
Os valores agora recuperados serão aplicados nas indemnizações a haver pelos actuais cargos dirigentes da recém privatizada empresa petrolífera Portuguesa, a 'GrALP'.
Foi decidido tambem a atribuição de carros topo de gama, blindados, aos actuais administradores de todas as empresas estatais de Portugal.

23 novembro, 2006

O Euromilhões dos politiqueiros...

Foi a manchete do Expresso de alguns meses atrás e custa a acreditar.
A petrolífera tem vindo a ser albergue de parasitas e toca de incompetentes.
Veja-se:Um quadro superior da GALP, admitido em 2002, saiu com uma indemnização de 290.000 euros, em 2004. Tinha entrado na GALP pela mão de António Mexia e saiu de lá para a REFER, quando Mexia passou a ser Ministro das O.P. e Transportes... O filho de Miguel Horta e Costa, recém-licenciado, entrou para lá com 28 anos e a receber, desde logo, 6600 euros mensais.Freitas do Amaral foi consultor da empresa, entre 2003 e 2005, por 6350 euros/mês, além de gabinete e seguro de vida no valor de 70 meses de ordenado. Manuel Queiró, do PP, era administrador da área de imobiliário(?): 8.000 euros/mês. A contratação de um administrador espanhol passou por ser-lhe oferecido 15 anos de antiguidade (é o que receberá na hora dasaída), pagamento da casa e do colégio dos filhos, entre outras regalias. Guido Albuquerque, cunhado de Morais Sarmento, foi sacado da ESSO para a GALP. Custo: 17 anos de antiguidade, ordenado de 17.400 euros e seguro de vida igual a 70 meses de ordenado.Ferreira do Amaral, presidente do Conselho de Administração. Um cargo não executivo(?) era remunerado de forma simbólica: três mil euros por mês, pelas presenças. Mas, pouco depois da nomeação, passou a receber PPRs no valor de 10.000 euros, o que dá um ordenado "simbólico" de 13.000 euros...Outros exemplos avulso: Um engenheiro agrónomo que foi trabalhar para a área financeira a 10.000 euros por mês; A especialista em Finanças que foi para Marketing por 9800 euros/mês... Neste momento, o presidente da Comissão executiva ganha 30.000 euros e os vogais 17.500. Com os novos aumentos, Murteira Nabo passa de 15.000 para 20.000 euros mensais.A GALP é o que é, não por culpa destes senhores, mas sim dos amigos que ocupam, à vez, a cadeira do poder. É claro que esta atitude emula do clássico "é fartar, vilanagem", só funciona porque existe uma inenarrável parceria GALP/Governo. Esta dupla, encarregada de "assaltar" o contribuinte português de cada vez que se dirige a uma bomba de gasolina, funciona porque metade do preço de um litro de combustível vai para a empresa e a outra metade para o Governo. Assim, este dream team à moda de Portugal, pode dar cobertura a um bando de sanguessugas que não têm outro mérito senão o cartão de militante.
Ou o pagamento de um qualquer favor político.

recebido por E'mail

''O promotor do loteamento previsto para as azinhagas das Salgadas, da Veiga e da Bruxa e para a Rua de Marvila - ontem aprovado pela Câmara de Lisboa - pode vir a exigir do Estado uma indemnização superior a 60 milhões de euros.''
No DN 23/11/2006
Quem ganhará com tudo isto?
Quem aprovou o loteamento?
Quem aprovou o PDM?
Quem teve visão e investiu na zona, sabendo que ali não poderia construir porque ali passaria o TGV e ou um dos acessos á nova ponte!!
Quem vai pagar os possiveis 60 Milhões de indemenização? Talvez eu e todos os incautos que não tiverão visão para investir na zona...

Teste psicológico

Isto é um teste psicológico.
1 minutos para pensar na resposta...
Uma garota, durante o funeral da sua mãe, conheceu um rapaz que nunca tinha visto antes. Achou-o tão maravilhoso que acreditou ser o homem da sua vida. Apaixonou-se por ele e começaram um namoro que durou uma semana.
Sem mais nem menos, o rapaz sumiu e nunca mais foi visto.
Dias depois, ela matou a própria irmã.
Questão:
Por que motivo a garota matou a sua própria irmã?
-.-
-.-
Resposta:
Ela matou porque esperava que o rapaz pudesse aparecer novamente no funeral da sua irmã. Se acertou na resposta, pensa como um psicopata.
Este é um teste psicológico americano para reconhecer a mente de um potencial "serial killer".
A maioria dos assassinos presos acertou na resposta.
Para um psicopata os fins justificam os meios.
Se errou...
É bom para si, bom para a sua família e é bom para os seus amigos.
Se acertou...
Apague o meu nome da sua agenda, o meu nº de telefone, o meu e-mail e esqueça que eu existo!!!

23 de Novembro 1893 - Morre Piort Llich IIich Tchaikovsky

Piort Llich IIich Tchaikovsky nasceu em Votkins, um cidade russa perto dos Urales em 7 de Maio de 1840. Seus pais e seus cinco irmãos garantem que Piort começou a compor "quando conheceu o que era música". Sua personalidade nervosa, a perda de sua mãe quando tinha somente 14 anos, sua paixão e idolatria por Mozart e por as mulheres, foram alguns dos elementos que marcaram e influenciaram nas suas obras. Tchaikovsky faleceu em 23 de Novembro de 1893.
-.-
1670
A peça Le Bourgeois Gentilhomme de Molière é representada pela primeira vez em Paris.
1775
Em Lisboa, abertura do mercado da Praça da Figueira.
1889
A primeira Juke Box é instalada no Palais Royal Saloon em São Francisco.
1906
Enrico Caruso, tenor italiano, é multado em 10 dólares por assédio sexual.
1914
Após uma reunião extraordinária, o governo português decide entrar na I Guerra Mundial ao lado da Inglaterra.
1980
Um violento tremor de terra abala o sul de Itália, causando mais de 4000 mortos.

22 novembro, 2006

Tomada de posse de Cavaco Silva

O mantorras tem de jogar.

Retirado de http://www.edicao-extra.blogspot.com/

22 de Novembro 1963 - Assassínio de John F. Kennedy

O trigésimo quinto presidente dos Estados Unidos, John Fitzgerald Kennedy, de 46 anos, é assassinado em Dallas, no Texas. Na tarde de 22 de Novembro, o Presidente e a sua esposa Jacqueline sentaram-se na parte de atrás de um carro descapotável, junto do Governador do Texas John Connally e da sua esposa. Percorriam, em desfile, a cidade de Dallas saudando a multidão entusiasta. Quando o seu veículo passava pelo edifício da Biblioteca da Escola do Texas, Lee Harvey Oswald, de 24 anos, realizou três disparos de um sexto andar, matando o Presidente Kennedy e ferindo gravemente o Governador Connally. Oswald, um ex-marine dos Estados Unidos, viveu na Rússia de 1959 a 1962 e trabalhou em Dallas como organizador comunista. Uma hora antes de disparar contra Kennedy, matou um polícia que o interrogava na rua. E, pouco depois de cometer o assassínio, foi preso na sala de um cinema. A 24 de Novembro, o dono de um salão de festas de Dallas, Jack Ruby, disparou para o matar, numa esquadra de polícia, afirmando que a raiva pelo assassínio de Kennedy era o motivo da sua acção.
-.-
1497
Vasco da Gama, navegador português, dobra o cabo da Boa Esperança na sua viagem de descoberta do caminho marítimo para a Índia.
1890
Nasce Charles de Gaulle, estadista francês.
1921
Em Lisboa, inauguração do Monumento aos Mortos da Grande Guerra.
1956
Abertura dos XVI Jogos Olímpicos em Melbourne.
1975
Dois dias após a morte do general Franco, Juan Carlos é coroado rei de Espanha.
1978
Morre Vasco Morgado, empresário teatral e actor português.
Aprovação da criação da Universidade do Algarve.
1983
A Fundação Casa de Mateus atribui o Prémio D. Dinis ao escritor português Fernando Namora.
1986
Mike Tyson, com 20 anos de idade, vence Trevor Berbick em Las Vegas, tornando-se assim o mais novo campeão de boxe em pesos-pesados.
1990
Margaret Thatcher, primeira-ministra da Grã-Bretanha desde 1979, anuncia a sua demissão.

21 novembro, 2006

O lado escuro da Luz.

Juizo de valor...

Uma moça estava a espera de seu vôo, na sala de embarque de um grande aeroporto.
Como ela deveria esperar algumas horas, resolveu comprar um livro e um pacote de biscoitos para ajudar a passar o tempo.
Sentou-se num banco na sala Vip do aeroporto, para que pudesse esperar pelo vôo e ler em paz.
Ao seu lado sentou-se um homem que abriu uma revista e começou a ler, entre eles estava o saco de biscoitos,.
Quando ela pegou no primeiro biscoito, o homem também tirou um. Sentiu-se indignada mas não disse nada.
Mas que cara de pau! Se estivesse mais disposta chamar-lhe-ia a atenção para o seu atrevimento!
A cada biscoito que ela pegava, o homem também pegava um. Aquilo foi deixando-a indignada, mas não conseguia reagir.
Quando restava apenas um biscoito, ela pensou:
ah... o que esse abusado vai fazer agora?
Então, o homem dividiu o último biscoito ao meio, deixando a outra metade para ela.
Ah! Aquilo era demais! Ela estava bufando de raiva!
Então pegou seu livro e nas suas coisas e dirigiu-se ao local de embarque.
Quando entrou, sentou-se confortavelmente numa poltrona no interior do avião, olhou para dentro da bolsa para pegar os seus óculos e, para sua grande surpresa, o seu pacote de biscoitos estava lá, ainda intacto, fechado!
Sentiu tanta vergonha! Percebeu então que quem estava errada era ela...
Ela tinha esquecido que seus biscoitos estavam guardados na sua bolsa.
O homem dividiu os biscoitos dele sem se sentir indignado, nervoso ou revoltado enquanto que ela tinha ficado revoltada.
Já não havia mais tempo para se explicar...nem pedir desculpas!”

Existem 4 coisas que não se recuperam...
A pedra...depois de atirada!
A palavra...depois de proferida!
A ocasião...depois de perdida!
O tempo...depois de passado!

21 de Novembro 1783 - O homem voa sobre os céus de Paris


Jean François Pilâtre de Rozier (inventor francês) e François Laurent (Marquês d'Arlandes) fazem o primeiro voo em balão de ar quente tripulado. Conseguiram voar durante 25 minutos cerca de oito quilómetros sobre os céus de Paris. Conseguiram manter-se no ar a cerca de 3.000 pés de altura antes de pisar a terra. O seu balão de tecido foi criado por fabricantes de papel. Os irmãos franceses Jacques Étienne e Joseph Michel Montgolfier, criadores do mesmo, acreditavam que o fumo era o que faria subir o balão e não o ar quente, uma vez que no balão se queimava palha húmida e trapos. Dois meses antes, em Setembro, Montgolfiers colocou uma ovelha, um galo e um pato num dos seus balões, conseguindo que se mantivessem no ar durante oito minutos.
-.-
1535
O Governador Nuno da Cunha coloca a pedra de fundação da fortaleza de Diu.
1585
A Holanda retalia às medidas de Filipe II e proíbe o comércio com a Península.
1934
A peça musical de Cole Porter Anything Goes é representada pela primeira vez em Nova Iorque.
1986
Lançamento do primeiro romance do escritor português David Mourão-Ferreira, intitulado Um Amor Feliz.
1990
Os líderes da NATO e os estados membros do Pacto de Varsóvia assinam a Carta de Paris e um tratado de Forças Convencionais na Europa, que põe fim à Guerra Fria.
1995
Na cimeira de Dayton, os presidentes da Bósnia, Croácia e Sérvia assinam um acordo e paz para a ex-Jugoslávia que será garantido por 60 000 soldados da NATO.

20 novembro, 2006

Que saudade...

Quem não se lembra de entrar nestas máquinas e sair como um batido de frutas, ou apreciar as vistas de Lisboa de um 2º andar móvel... Que pena a Carris de Ferro de Lisboa, empresa de origem Britânica (daí a utilização destas viaturas, que em londres circulam pintadas de vermelho) ter abandonado o género.

Vai uma passa... a la carte.


Matemática 'exacta mente' á português!!

Quem terá sido o politico que conseguiu iludir Bruxelas.

Arreda, arreda, pela direita.

Em 1928 foi decidido pelo Estado Português a utilização da Direita como principio da organização do transito (e não só) em Portugal.

D. João II - XIII Rei de Portugal

Filho de D. Afonso V, subiu ao trono em 1481, sendo certo que exercia já há alguns anos o poder de facto. Com efeito, as frequentes ausências do reino, por parte de D. Afonso V, põem-lhe nas mãos o governo do país.
Desde 1474 que dirigia a política atlântica, devendo-se à sua visão de governante, apesar de não ter ainda vinte anos, a instituição do mare clausum, princípio que estabelecia que o domínio dos mares estava ligado ao seu descobrimento. Na linha dessa política surge o tratado de Toledo de 1480, em que D. João II aceitando a partilha das terras do Atlântico pelo paralelo das Canárias, afasta a concorrência da Espanha em África e protege a mais tarde chamada rota do Cabo. Durante o seu reinado toda a costa ocidental da África foi navegada, dobrou-se o Cabo da Boa Esperança e preparou-se por terra com as viagens de Pêro da Covilhã e Afonso de Paiva, a viagem de Vasco da Gama à índia, a que o monarca já não assistiria. Em 1494, assina-se o tratado de Tordesilhas, dividindo-se a terra em duas zonas de influência, a atribuir a Portugal e à Espanha. Dentro da zona de influência portuguesa ficava o Brasil, o que permite supor que o monarca tinha conhecimento da existência dessas terras.
No plano interno, a acção de João II orientou-se no sentido da centralização e fortalecimento do poder real, tendo reprimido duramente as conjuras dos nobres e abatido o poder das grandes casas do reino. De 1481 a 1485, são mortos ou presos D. Fernando, duque de Bragança, D. Diogo, duque de Viseu, D. Gutierres Coutinho, D. Pedro de Ataíde, Isaac Abravanel, D. Afonso, conde de Faro, D. Fernão da Silveira, Diogo Lourenço, Afonso Vaz, D. Álvaro, filho do duque de Bragança, Aires Pinto, bacharel João Afonso e José Abravanel. Tinha em grande conta a opinião dos povos, mas o seu conceito da autoridade real leva-o a só reunir cortes quatro vezes, durante o seu reinado. Quanto às relações externas, a sua actividade foi no sentido de criar laços de concórdia com os vários reinos, talvez com o intuito de se libertar de problemas que pusessem em dificuldades a política de expansão ultramarina. Alimentou o sonho de uma futura «monarquia ibérica», tendo conseguido contratar o casamento de seu filho D. Afonso com a primogénita dos Reis Católicos. A morte do infante veio, no entanto, deitar por terra estes planos. Manteve uma actividade diplomática intensa com vários países europeus, sendo de destacar a embaixada de Vasco de Lucena, enviada a Roma em 1485.
A última fase do reinado de D. João II está marcada pelo problema da sucessão do trono. Com a morte do infante D. Afonso, procura o rei habilitar ao trono o bastardo D. Jorge. No seu testamento, todavia, nomeia seu sucessor D. Manuel, irmão da rainha. Morre no Algarve em 1495, aceitando alguns historiadores a hipótese de ter sido envenenado.
D. João II nasceu em Lisboa, a 3 de Março de 1455 e faleceu em Alvor, a 25 de Outubro de 1495; enterrado na sé de Silves e transladado em 1499 para o Mosteiro da Batalha.
Casou em Janeiro de 1471 com sua prima co‑irmã D. Leonor, que nasceu em Beja, a 2 de Maio de 1458, tendo morrido em Lisboa, a 17 de Novembro de 1525, sendo sepultada no Mosteiro da Madre de Deus, em Xabregas, filha do infante D. Fernando, duque de Viseu, e de sua mulher D. Beatriz.

20 de Novembro 1945 - Começa o julgamento de Nuremberga

Neste dia, arranca o Tribunal Internacional dos Crimes de Guerra, em Nuremberga, na Alemanha. 24 altos cargos Nazis são acusados pelas atrocidades perpetradas durante a Segunda Guerra Mundial. O julgamento, que foi o primeiro deste tipo na História, foi dirigido por juízes britânicos, soviéticos, americanos e franceses. A 1 de Outubro de 1946, foram condenados à morte 12 responsáveis da política Nazi. Outros Sete foram condenados a penas de prisão e três deles saíram em liberdade. Entre os condenados à morte estavam Hermann Goering, líder da Gestapo e da Luftwaffe, e Joachim von Ribbentrop, Ministro dos Negócios Estrangeiros nazi. A 16 de Outubro, os condenados foram enforcados, excepto Goering, que se suicidou na véspera da data marcada para a sua execução, e Martin Bormann, um líder do partido Nazi que foi declarado culpado e que não apareceu (crê-se agora que morreu em Maio de 1945). Os julgamentos dos nazis que foram considerados culpados de delitos de guerra de menor importância continuaram na Alemanha até aos anos cinquenta.
-.-
1818
Simón Bolívar declara formalmente a independência da Venezuela face à Espanha.
1991
Inauguração do primeiro heliporto de Lisboa, na presença de Mário Soares e do corpo diplomático.
1992
Xanana Gusmão, líder timorense, é preso pelas tropas indonésias.
1994
Assinatura do Acordo de Lusaca pelo ministro dos negócios estrangeiros angolano e pelo secretário-geral da UNITA, na presença de Eduardo dos Santos e na ausência de Jonas Savimbi.
1998
O primeiro módulo que irá constituir a futura estação espacial internacional (ISS) é lançado da base de Baikonour, no Cazaquistão.

19 novembro, 2006

'Danificação' da camisola do Benfica. Lol

Tom Cruise

Retirado do SERGEI CARTOONS
Tanto alarde á volta do casamento de mais um 'PALANORMAL' ( mistura de palerma e anórmal) em que o unico objectivo é a propaganda ao seu nome e o retorno ás lides cinematográficas.

As Unhas do Diabo - Lenda de Ponte de Lima


Em tempos que já lá vão, os sinos de Ponte de Lima começaram a tocar a finados pela morte de um célebre escrivão. Pelas reacções da população que progressivamente ia recebendo a notícia, era claro que este desaparecimento não era lamentado, pois o escrivão não era modelo de virtude ou honestidade tendo lesado muitas famílias. Era mesmo sabido que o morto falsificava documentos e aceitava subornos que guardava numa arca escondida no sótão de sua casa. Era do consenso geral que aquela alma não tinha salvação possível e duvidava-se mesmo se teria sequer direito a um enterro cristão. Estava instalada a polémica, quando os frades franciscanos do Convento de Santo António se ofereceram para o sepultar, o que veio a acontecer. Nesse mesmo dia à meia-noite, os franciscanos foram acordados por três sonoras argoladas na porta do convento. Do outro lado da porta, uma voz pedia-lhes para se reunirem na capela pois queria falar-lhes. Quando abriram a porta, um vulto imponente e de olhar penetrante entrou. Os frades assustados reparam que apesar de estar muito bem vestido tinha um pés estranhos, chanfrados como os das cabras. O visitante dirigiu-se à capela onde estava sepultado o escrivão e parando à frente da sua sepultura, levantou a laje, retirou o corpo amortalhado e fez com que este vomitasse a hóstia que tinha na boca. Transformando-se num vulto negro e temível, elevou-se no ar com o corpo do defunto e saiu por uma janela com um grande estrondo. A comunidade correu para o adro, ainda a tempo de ver os dois corpos unirem-se num só e voarem pelos céus com uma risada diabólica, deixando atrás de si um rasto de cheiro a queimado.

Hábitos de higiene nos séculos XVII e XVIII

É impressionante, nos dias de hoje, quando visitamos o Palácio de Versalhes em Paris, observamos que o sumptuoso palácio não tem quartos de banho.
Na Idade Média não existiam os dentífricos, isto é, pastas de dentes, muito menos escovas de dentes ou perfumes, desodorizantes e papel higiénico, nem pensar...
Os excrementos humanos eram deitados pelas janelas do palácio....No palácio as cozinhas conseguiam fazer alimentação para festas de 1.500 pessoas, sem a mínima higiene, que hoje consideramos imprescindível.
A explicação para as pessoas sendo abanadas que vemos em filmes da época é o mau cheiro que exalavam por debaixo das saias (propositadamente feitas para conter o odor das partes íntimas que não tinham como ser higienizadas devidamente), associado ao costume de não se tomar banho devido ao frio. O cheiro era camuflado pelo abanador.Os nobres eram os únicos que podiam ter súbditos que os abanavam para espalhar o mau cheiro do corpo e o mau hálito que suas bocas exalavam, além de ser uma forma de espantar os insectos.Quem já esteve em Versalhes admirou muito os jardins enormes e belos, que na época não eram só contemplados, mas "usados" como vaso sanitários nas famosas baladas promovidas pela monarquia, já que não existiam casas de banho.
Na Idade Média, a maioria dos casamentos ocorria nos meses de Maio/Junho para eles, o início do verão). A razão é simples: o primeiro banho do ano era tomado em Maio: assim, em Junho, o cheiro das pessoas ainda estava tolerável. Entretanto, como alguns odores já começavam a ser exalados, as noivas carregavam buquês de flores junto ao corpo, para disfarçar o mau cheiro. Daí temos o facto de Maio ser o "mês das noivas" e a origem do buquê de noiva explicados.
Os banhos eram tomados numa única tina, enorme, cheia de água quente. O chefe da família tinha o privilégio do primeiro banho na água limpa.Depois, sem trocar a água, vinham os outros homens da casa, por ordem de idade, a seguir as mulheres, também por idade e, por fim, as crianças.
Os bebés eram os últimos a tomar banho. Quando chegava a vez deles, a água da tina já estava tão suja que era possível "perder" um bebé lá dentro.É por isso que existe a expressão em inglês, que hoje usamos para os mais apressadinhos: "don't throw the baby out with the bath water" ; ou seja, literalmente, "não jogue o bebé fora junto com a água do banho"....
Os telhados das casas não tinham forro e as madeiras que os sustentavam eram o melhor lugar para os animais - cães, gatos e outros de pequeno porte, como ratos e besouros, se aquecerem. Quando chovia, começavam as goteiras e os animais pulavam para o chão. Por isso, a nossa expressão "está chovendo canivetes" tem o seu equivalente em inglês em "it's raining cats and dogs" (está chovendo gatos e cães).Aqueles que tinham dinheiro possuíam pratos de estanho. Certos tipos de alimento oxidavam o material, o que fazia com que muita gente morresse envenenada (lembremo-nos que os hábitos higiénicos da época não eram lá grande coisa...). Os tomates, sendo ácidos, oxidavam o estanho e foram considerados, durante muito tempo, como venenosos. Os copos de estanho eram usados para beber cerveja ou uísque. Essa combinação, às vezes, deixava o indivíduo "no chão", com uma espécie de narcolepsia induzida pela bebida alcoólica e pelo óxido de estanho. Alguém que passasse pela rua poderia pensar que ele estava morto, portanto recolhia o corpo e preparava o enterro. O corpo era então colocado sobre a mesa da cozinhapor alguns dias e a família ficava em volta, em vigília, comendo,bebendo e esperando para ver se o morto acordava ou não. Daí surgiu a vigília do caixão.
A Inglaterra é um país pequeno e nem sempre houve espaço para enterrar todos os mortos. Então os caixões eram abertos, os ossos tirados e encaminhados ao ossário e o túmulo era utilizado para outro cadáver. Às vezes, ao abrir os caixões, percebia-se que havia arranhões nas tampas, do lado de dentro, o que indicava que aquele morto, na verdade, tinha sido enterrado vivo. Assim, surgiu a ideia de, ao fechar os caixões, amarrar uma tira ao pulso do defunto. A tira passava por um buraco no caixão e ficava amarrada num sino. Após o enterro, alguém ficava de plantão ao lado do túmulo durante uns dias. Se o indivíduo acordasse, o movimento de seu braço faria o sino tocar. Ele seria "saved by the bell"ou "salvo pelo gongo", expressão por nós usada até os dias actuais.
-.-
(recebido por mail) desconheco a origem e a sua veracidade, mas acredito que parte seja verdade e ainda hoje se aplique a alguns casos, especialmente a parte do banho, para isso basta comprovar o facto com uma viagem de comboio na linha de Sintra em hora de ponta matinal.

Portugal no seu melhor...

Vende-se moradia bem localizada, bons acabamentos, acima de tudo óptimos acessos.
Ou apartamento em construção com iluminação nocturna integrada...

se precisar de ajuda é só seguir as indicações ou então contacte com o presidente da Camara Municipal Local.

Sócravaco Frankenstein, descubra as diferenças.

Á Esquerda
Á Direita
O novo Bloco Central

Hoje é Dia Mundial em Memória das Vítimas das Estradas.


Ano de 2006 poderá ser o primeiro a registar menos de mil mortos na estrada
O ano de 2006 poderá ficar como o primeiro na história da sinistralidade portuguesa - desde que há estatísticas - em que o número de mortos nas estradas não chegará aos mil.
É o reflexo de uma quebra consecutiva dos acidentes graves desde 1997. Nos últimos dois anos, a tendência manteve-se, apesar da ausência quase total de campanhas ou de outras acções concertadas promovidas pelo Governo e por organizações não governamentais.
Este ano (até dia 12 de Novembro), os acidentes de viação provocaram 708 mortos. Como a média de vítimas mortais por mês variou entre 60 e 88, é provável que o total anual não chegue às mil vítimas, o que será a primeira vez em Portugal desde que se produz estatística de sinistralidade (1975).
Citando Jornal Público
-.-
Não deitem foguetes antes da hora, ainda falta a época natalicia que por regra é uma altura propricia aos acidentes.
De qualquer maneira o meu registo de agrado por algo correr menos mal neste país.

A água que Lisboa bebe.



«Cerca de 400 toneladas de arsénio-pirite – resíduos que resultam da lavagem do arsénio –, depositadas num aterro em Cabeço do Pião, nas minas da Panasqueira, Fundão, podem escorrer e contaminar as águas do Rio Zêzere.
O aterro de arsénio-pirite, uma substância cancerígena de grande perigo para a saúde pública – resultado de 60 anos de exploração das minas da Panasqueira – não tem qualquer isolamento das chuvas.De acordo com um relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, as escombreiras e a barragem das lamas “são perigosas para o ambiente e para a saúde pública, em particular no que concerne uma possível contaminação das águas do Rio Zêzere”.»
Noticia do Correio da Manhã
Não esquecer que a barragem de Castelo de Bode, sim a que abastece de água Lisboa, fica a poucos quilometros a josante.