Citador

31 janeiro, 2007

31 de Janeiro 1917-Alemanha envia submarinos para o Atlântico

A 31 de Janeiro de 1917, a Alemanha anunciou a restituição das suas forças no Atlântico e que submarinos armados com torpedos atacariam qualquer barco que se encontrasse nas águas de conflito, incluindo transportes de passageiros. A Alemanha tinha suspendido os ataques da sua armada submarina a partir de 1915, após o afundamento do transatlântico Lusitânia e outros barcos de passageiros com Americanos a bordo. Três dias depois da restituição das forças armadas em 1917, os Estados Unidos cortaram relações diplomáticas com a Alemanha, várias horas antes do barco mercantil Housatonic ser afundado por um submarino. Um barco britânico recolheu a tripulação pouco depois e não houve nenhuma vítima entre os 25 tripulantes. Dois meses depois, o presidente norte-americano Woodrow Wilson e um Congresso furioso declararam a guerra, dando aos aliados um enorme alento de moral e meios.

Mais pinhadas.


Durante a visita do primeiro-ministro à China, Manuel Pinho apelou ao investimento chinês em Portugal.
«Portugal é um país competitivo em termos de custos salariais. Os custos salariais são mais baixos do que a média dos países da UE e a pressão para a sua subida é muito menor do que nos países do alargamento», sustentou o ministro, perante uma plateia de empresários chineses, na abertura do Fórum de Cooperação Empresarial Portugal China 2007.



Continuamos a apostar no barato em vez da qualidade. Sempre ouvi dizer que a mão de obra em Portugal é barata, será verdade?
Então pergunto sr. Ministro (‘do que quer que seja e do país das maravilhas’), porque é que tantas empresas fecham em Portugal e vão abrir as tais ‘portas’ no leste do velho continente?
Portas essas que sempre ouvi dizer que se abriam a potenciais investidores estrangeiros, para acesso a mercados como, o Brasil, Angola e restantes Países da CPLP , sendo que a única coisa que aconteceu foi esses mesmos investidores passarem ao largo levando o tal investimento para outras ‘portas ou janelas’ abertas por outros países mais activos.
Para quando apostar na qualidade em detrimento do barato, para quando apostar no sistema educativo, de modo a mudar mentalidades e regras de actuação, colhendo como é evidente os respectivos frutos dentro de alguns anos!
Quando é que poderemos viajar para a China e podermos dizer que abrimos as portas da Europa para produtos ou investimentos, divulgando o facto baseado na qualidade e eficiência do trabalho em Portugal?
É um disparate Sr Pinho, como sendo um Ministro ( não sei do quê) muito bem pago pelo erário publico, deveria ter cuidado com aquilo que sai da sua ‘boca de charroco’ .
Mais dr Manuel Pinho, a China é o pais com mais habitantes, já tem a mão de obra mais barata e mais desregulamentada do mundo, para que raio é que precisa da nossa?

30 janeiro, 2007

Rosinha Benfiquista

Se existiam duvidas, acabei com elas. O Conde Withe Castel passou por aqui de certezinha absoluta, é que aves raras como esta só mesmo lá para as bandas da Luz. Já agora espero que tenham encontrado um verniz a condizer com a farda, talvez Chanel. Lol Lol Lol

30 de Janeiro 1948-Gandhi assassinado

Em Nova Deli, um extremista hindu assassinou Mahatma Gandhi. Gandhi começou a lutar pelos direitos dos Hindus na África do Sul antes de regressar à sua Índia natal em 1915, para se unir ao movimento independentista. Deixou o sistema de vida ocidental para desenvolver uma vida espiritual e fazer campanha de desobediência civil contra a opressão britânica. Em 1947 converteu-se numa figura líder nas negociações que culminaram no Estado da Índia. Qualificou a concessão da independência como "o acto mais nobre da nação britânica", mas ficou consternado com a divisão religiosa da Índia e do Paquistão do antigo Império Mogul. Quando a violência estalou entre Hindus e Muçulmanos em 1947, recorreu ao jejum e às visitas às zonas em conflito, numa tentativa de acabar com os conflitos religiosos. No 30 de Janeiro de 1948, Nathuram Godse, um Hindu que estava contra a tolerância de Gandhi pelos Muçulmanos, disparou contra ele fatalmente.

29 janeiro, 2007

As fases do ensino em Portugal.

1ª FASE (antes de 1974)
O aluno ao matricular-se ficava automaticamente chumbado. Teria de provar o contrário ao professor…
2ª FASE (até 1992)
O aluno ao matricular-se arriscava-se a passar…
3ª FASE (até 2006)
O aluno ao matricular-se já transitou automaticamente de ano, salvo casos muito excepcionais e devidamente documentados pelo professor, que terá de incluir no processo, obrigatoriamente um "curriculum vitae" extremamente detalhado do aluno e nalguns casos da própria família…
4ª FASE (em vigor a partir de 2007)
O professor está proibido de chumbar o aluno; nesta fase quem é avaliado é o próprio professor, pelo aluno e respectiva família, correndo o risco quase certo de chumbar
5ª FASE, apetece-me acrescentar uma… 5ª FASE
Os alunos que saibam escrever o seu nome sem erros, nem precisam matricular-se. Têm acesso directo ao Conselho de Ministros como consultores privados do 1º Ministro, equiparados a Chefe de Gabinete, com direito a subsídio de almoço, carro e telefone

29 de Janeiro 1979-Com Deng Xiaoping a China estabelece relações com o exterior


No 29 de Janeiro de 1979, Deng Xiaoping, primeiro-ministro da China, encontra-se em Washington com o presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, e ambos assinam uma série de acordos históricos, científicos e culturais. Deng Xiaoping realizou uma transformação completa e dramática da China. Uniu-se ao Partido Comunista em 1920 e participou na Grande Marcha de 1934, de Mao Tsé-Tung. Posteriormente, foi um dos primeiros defensores da abertura do país ao investimento estrangeiro, uma posição um tanto radical para os mais conservadores defensores do comunismo chinês. Devido às suas ideias económicas controversas, foi várias vezes banido e readmitido durante a sua longa carreira política. Em 1976, consolidou o seu governo e imediatamente procurou novos laços de união com o Ocidente. Em 1979, os Estados Unidos concederam o reconhecimento diplomático à República Popular da China e Deng Xiaoping assinou novos acordos com Carter durante uma visita aos Estados Unidos. Deng Xiaoping continuou a governar durante os anos 80 e instituiu uma série de reformas económicas. Demitiu-se do seu último cargo no partido em 1989 devido à polémica que rodeou a invasão da Praça de Tiananmen. Morreu em 1997.

Definição de virtual.

«Entrei apressado e com muita fome no restaurante. Escolhi uma mesa bem afastada do movimento, porque queria aproveitar os poucos minutos que dispunha naquele dia, para comer e acertar alguns bugs de programação num sistema que estava a desenvolver,além de planear a minha viagem de férias,coisa que há tempos que não sei o que são.
Pedi um filete de salmão, uma salada e um sumo de laranja, afinal de contas fome é fome, mas regime é regime não é?
Abri o meu portátil e apanhei um susto com aquela voz baixinha atrás de mim:
- Senhor, não tem umas moedinhas?
- Não tenho, menino.
- Só uma moedinha para comprar um pão.
- Está bem, eu compro um.
Para variar, a minha caixa de entrada está cheia de e-mail.
Fico distraído a ver poesias, as formatações lindas, rindo com as piadas malucas. Ah! Essa música leva-me até Londres e às boas lembranças de tempos áureos.
- Senhor, peça para colocar margarina e queijo.
Percebo nessa altura que o menino tinha ficado ali.
- Ok. Vou pedir, mas depois deixas-me trabalhar, estou muito ocupado, Está bem?
Chega a minha refeição e com ela o meu mal-estar. Faço o pedido do menino, e o empregado pergunta-me se quero que mande o menino ir embora.
O peso na consciência, impedem-me de o dizer.
Digo que está tudo bem. Deixe-o ficar. Que traga o pão e, mais uma refeição decente para ele.
Então sentou-se à minha frente e perguntou:
- Senhor o que está fazer?
- Estou a ler uns e-mail.
- O que sao e-mail?
- São mensagens electrónicas mandadas por pessoas via Internet (sabia que ele não ia entender nada, mas, a título de livrar-me de questionários desses):
- É como se fosse uma carta, só que via Internet.
- Senhor você tem Internet?
- Tenho sim, essencial no mundo de hoje.
- O que é Internet ?
- É um local no computador, onde podemos ver e ouvir muitas coisas,notícias,músicas, conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar, trabalhar,aprender. Tem de tudo no mundo virtual.
- E o que é virtual?
Resolvo dar uma explicação simplificada, sabendo com certeza que ele pouco vai entender e deixar-me-ia almoçar, sem culpas.
- Virtual é um local que imaginamos, algo que não podemos tocar, apanhar,pegar... é lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer.
Criamos as nossas fantasias, transformamos o mundo em quase como queríamos que fosse.
- Que bom isso. Gostei!
- Menino, entendeste o significado da palavra virtual?
- Sim, também vivo neste mundo virtual.
- Tens computador?! - Exclamo eu!!!
- Não, mas o meu mundo também é vivido dessa maneira...Virtual.
A minha mãe fica todo dia fora, chega muito tarde, quase não a vejo,enquanto eu fico a cuidar do meu irmão pequeno que vive a chorar de fome e eu dou-lhe água para ele pensar que é sopa, a minha irmã mais velha sai todo dia também, diz que vai vender o corpo, mas não entendo, porque ela volta sempre com o corpo, o meu pai está na cadeia há muito tempo, mas imagino sempre a nossa família toda junta em casa, muita comida, muitos brinquedos de natal e eu a estudar na escola para vir a ser um médico um dia.
Isto é virtual não é senhor???
Fechei o portátil, mas não fui a tempo de impedir que as lágrimas caíssem sobre o teclado.
Esperei que o menino acabasse de literalmente "devorar" o prato dele,paguei, e dei-lhe o troco, que me retribuiu com um dos mais belos e sinceros sorrisos que já recebi na vida e com um "Brigado senhor, você é muito simpático!".
Ali, naquele instante, tive a maior prova do virtualismo insensato em que vivemos todos os dias, enquanto a realidade cruel nos rodeia de verdade e fazemos de conta que não percebemos! »
Por E'mail

28 janeiro, 2007

Eu adoro MATEMÁTICA.

«Da mesma maneira que acha que os professores são responsáveis pelo insucesso dos alunos tambem os professores acham que os políticos são responsáveis pelo insucesso do país e por 30 anos de governação que nos colocaram na cauda da Europa. »
Um professor de matemática de uma Escola de Seia

FICA-LHES A MATAR. A MMAAATTTTAAAARRRR

Só espero que consigam o verniz.

Sol de Inverno, Simone de Oliveira. Já não se faz disto...

A neve em Sintra está de volta 364 dias depois.

Aguaceiros de neve estão a cair em alguns pontos da cidade de Lisboa, segundo relatos de moradores confirmados por fonte do Instituto Nacional de Meteorologia presente no aeroporto da Portela.
Segundo a fonte, a temperatura em Lisboa rondava às 11:00 os 4 graus centígrados na estação localizada no aeroporto da Portela, onde eram visíveis «farrapos» de neve que derretem ao chegar ao chão.
O mesmo cenário é descrito por moradores nas zonas da Amadora, Belas, Loures e Pêro Pinheiro.
A fonte do IM adiantou que a situação se deve à passagem de uma «massa polar muito fria», pois a chuva só precipita em flocos de neve com temperaturas abaixo dos 4 graus.
Há precisamente um ano (29 de Janeiro), os lisboetas assistiram à queda de neve, o que não acontecia há 52 anos na cidade.
Às 15:00 desse dia, as temperaturas chegaram aos 0,5 graus em Lisboa, abaixo dos 4 graus que o Instituto de Meteorologia previa como temperatura mínima, e caiu também neve noutros 10 concelhos do distrito.
In Diário Digital

Os apito dourado, só mesmo estes gajos...

Filipe III - XX Rei de Portugal

Em Portugal é vulgarmente chamado Grande, tendo havido já quem lhe desse o nome de Opressor. Os historiadores espanhóis costumam designá-Io por Alegre.No seu reinado continuámos a perder diversas cidades, portos e praças de guerra, em diversos pontos do globo. Alguns lugares foram perdidos para sempre, embora outros tenham sido recuperados pela força das armas, como aconteceu em Pernambuco, São Salvador e outras localidades, no Brasil.
Em 1637 houve tumultos no Alentejo, contra a política seguida pelo governo de Madrid. Pouco depois, em 1 de Dezembro de 1640, efectuou-se o movimento restaurador da independência e Portugal passou a ter Rei próprio, D. João IV, neto da candidata ao trono em 1580, D. Catarina de Bragança.
A revolta da Catalunha, que também lutava pela independência, favoreceu indirectamente a posição portuguesa, pois aliviou a pressão exercida contra o nosso País. Em boa parte, a conjura do 1° de Dezembro foi feita também para que as nossas forças não fossem combater os revoltosos catalães.
Diversos países europeus andavam então em luta aberta contra a Espanha, a chamada Guerra dos Trinta Anos, e também isso nos beneficiou em larga escala.
D. Filipe III (IV da Espanha) casou com D. Isabel de Bourbon, filha do Rei da França. Depois de viúvo, não sendo já rei de Portugal, casou em segundas núpcias com D. Maria Ana da Áustria, a mãe do seu sucessor, que já não foi nossa Rainha.

28 de Janeiro 1986-Explosão do "Challenger"



Às 11:38 da manhã, o vaivém espacial Challenger descola de Cabo Canaveral, Florida. A bordo ia a primeira tripulante civil, Christa McAuliffe, numa missão não científica. McAuliffe, uma professora de 37 anos, do New Hampshire, ganhou um concurso que a converteu em membro da tripulação de 7 pessoas do Challenger. Após vários meses de treino, a 23 de Janeiro, data prevista para o lançamento, teve de esperar vários dias, tanto devido a problemas técnicos como ao mau tempo. Finalmente, a 28 de Janeiro, o vaivém pode descolar. Setenta e três segundos depois, centenas de espectadores, incluindo a família de Christa, assistiram atónitos à explosão do vaivém, que se converteu numa massa de fogo e fumo. Milhões de espectadores observaram o desenvolvimento da tragédia em directo, pela televisão. Não houve sobreviventes. Uma comissão presidencial nomeada para investigar o acidente concluiu que a explosão se deveu a uma falha num dos foguetes de combustível sólido. Um anel elástico não respondeu como se esperava devido às temperaturas durante a descolagem, o que desencadeou uma série de factores que resultaram na enorme explosão. Em consequência da tragédia, a NASA não voltou a mandar astronautas para o espaço durante mais de dois anos, enquanto redesenhava uma série de aspectos do vaivém espacial.

27 janeiro, 2007

27 de Janeiro 1926-Baird apresenta uma televisão



John Logie Baird, um inventor escocês, mostra, pela primeira, vez uma máquina que transmite imagens chamada "televisor". A invenção de Baird utilizou discos mecânicos rotativos para converter imagens em impulsos electrónicos. Esta informação era transmitida por cabo para um ecrã onde era apresentada com uma resolução de luz muito baixa. O primeiro programa de televisão de Baird mostrava as cabeças de dois ventríloquos, que ele próprio operava perante o aparelho da câmara, fora da vista do público. O princípio da transmissão de imagens através de corrente eléctrica existia desde 1875, porém, foi Baird o primeiro a realizar progressos tecnológicos práticos na tecnologia da televisão. Em 1928 realizou a primeira transmissão oceânica, de Londres para Nova Iorque e nesse mesmo ano mostrou a primeira televisão a cores. As suas primeiras emissões nunca chegaram a mais de 100 televisores, mas foi o responsável pela revolução na comunicação e no entretenimento.

26 janeiro, 2007

Aborto

É mau e muitos homens e mulheres o sabem.
Perseguir criminalmente uma mulher por isso, é puramente inquisitorial.
Sim à despenalização.
Não ao aborto.

Sonhos

Ter um sonho, um sonho lindo,
Noite branda de luar,
Que se sonhasse a sorrir...
Que se sonhasse a chorar...

Ter um sonho, que nos fosse
A vida, a luz, o alento,
Que a sonhar beijasse doce
A nossa boca... um lamento...

Ser pra nós o guia, o norte,
Na vida o único trilho;
E depois ver vir a morte

Despedaçar esses laços!......
É pior que ter um filho
Que nos morresse nos braços!

Florbela Espanca

Ainda o Caso da menina e os dois pais...

Após a leitura do acórdão do Tribunal de Torres, sou a concordar que havia um pouco mais do que o que se dizia em jogo.
Acredito que o pai biológico terá as melhores intenções sobre a sua filha, mas também continuo é a ter a certeza que qualquer que seja a decisão sobre o destino da criança, a única que vai sair muito marcada no meio de isto tudo é ela própria a Esmeralda ou a Ana Filipa se preferirmos.
Também continuo sem entender a justiça que em Portugal se pratica, em que condenamos em igualdade de circunstâncias um Pai, que pode não ser o Biológico mas é a única referencia paterna que a menina conhece, com um assassino que mata o filho á porrada.
Continuo a manter a minha opinião de que se deve manter a estabilidade do agregado familiar da familia do sargento se bem que com a permissão de contacto com o pai biológico, no sentido de não fazer passar para esta criança a insanidade que os adultos não souberam controlar.

Havia a Casa Pia, agora temos a Casa Bidé...

«Três freiras,… tralálá… da Casa do Sagrado Coração de Jesus de Évora,… tralálá… foram constituídas arguidas,… tralálá… por suspeitas de maus tratos a crianças que vivem nessa instituição particular de solidariedade social (IPSS) ,… tralálá…, que só acolhe meninas,… tralálá….
O motorista da mesma instituição da Igreja Católica,… tralálá… - subsidiada pela Segurança Social,… tralálá… - foi também constituído arguido,… tralálá…, mas por alegados abusos sexuais contra menores,… tralálá…. O indivíduo, na casa dos 50 anos,… tralálá…, que trabalhava no Sagrado Coração de Jesus,… tralálá… há mais de 10 anos,… tralálá…, já foi afastado da casa de acolhimento por ordem do tribunal,… tralálá… e o seu contrato de trabalho está suspenso,… tralálá….»

26 de Janeiro 1905-Encontrado o maior diamante

Na mina Premier de Trasvaal, África do Sul, foi descoberto o maior diamante do mundo. Chamado "Cullinan", a gema pesava 3016 quilates. Um talhador holandês cortou-o em 9 diamantes grandes e 100 peças mais pequenas. A maior delas, "A grande estrela de África", de 530 quilates, é o diamante mais transparente, mais puro e de maior qualidade do mundo. A província sul-africana de Transvaal ofereceu a gema, "A estrela menor de África", uma pedra um pouco mais pequena, ao rei de Inglaterra, Eduardo VII, por altura do seu aniversário em 1907. Com forma de pêra e 74 faces, "A grande estrela de África" está encastrada no cimo do ceptro real britânico e encontra-se depositada na Torre de Londres, juntamente com o resto das gemas, dado que fazem parte das Jóias da Coroa. "A estrela menor de África", de 317 quilates, está encastrada na coroa imperial.

25 janeiro, 2007

Casualidades.

«Um casal chinês conseguiu que o Supremo Tribunal do Tennessee, nos EUA, lhe desse razão. Em causa está a filha de sete anos que os pais entregaram a um casal norte-americano, para que tomasse conta dela temporariamente, e que nunca lhes foi devolvida. Agora conseguiram recuperar a menina. Shaoquiang e Qin Luo He viviam uma situação financeira e legal complicada, quando pediram aos Baker que lhes ficassem com a filha, Anna Mae He, durante um tempo. Há anos que pedem ao casal americano que lhes devolva a criança. Os Baker queriam adoptá-la, alegando que teria uma vida melhor se ficasse nos EUA. Em 2003 o tribunal de Memphis condenou os He, mas agora o Supremo do Tennessee deu-lhes razão. Os pais biológicos poderão levar a criança de novo para a China.»
-.-
Ainda bem que nos EUA não há TVI, que as primeiras-damas têm com que se entreter, que os professores de direito não recorrer à turba popular para dar força aos seus requerimentos ou parar obter notoriedade enriquecedora e os opinion-makers dizem o que pensam e não o que o que os outros esperam ouvir.
-.-
Com a parte da TVI até concordo.
Quanto á situação em si, julgo que os factos que são apresentados não são comparaveis com a situação da Esmeralda, no Tenesse, os pais entregaram a criança resalvando o facto de ser uma situação temporária.Com a Esmeralda, houve uma inicial negação de paternidade, e só ao fim de 2 anos o pai biológico se lembrou de agir.
Com respeito á decisão do caso ocorrido no Tenesse e à dita Justiça Americana, sendo uma Nação onde se aceita a pena de morte como prática corrente ... bom nem digo o que penso... apenas transcrevo o seguinte:

«A injecção letal é, neste momento, o método de execução mais usado nos Estados Unidos. No ano passado, 80 das 85 execuções realizaram-se através deste método. Em igual período, a China dá apenas conta de oito execuções por injecção letal. O fuzilamento continua a ser a pena mais comum usada por Beijing.

Pelo método da injecção letal, o condenado à morte é amarrado a uma espécie de cama de hospital, com a particularidade de ter extensões para os braços. A sala tem um aspecto asséptico, com várias janelas de vidro para o exterior - inicialmente tapadas com cortinas -, a partir de onde se poderá testemunhar a execução.
No caso dos Estados Unidos, mantém-se, durante o processo, uma linha telefónica directamente ligada ao Departamento norte-americano da Justiça, caso haja perdões de última hora ou comutações de pena. Depois de amarrado o prisioneiro, técnicos treinados inserem um catéter numa veia de cada um dos braços. Esta pode ser uma tarefa muito complicada visto que as veias do prisioneiro têm a tendência para se contrair devido ao medo.
Em casos de ex-toxicodependentes chega a ser necessário, por vezes, proceder a um corte na carne até se encontrar uma veia que não esteja danificada.Depois de colocados os catéteres, são-lhes acoplados tubos contendo uma solução salina que servirá para limpar o sistema intra-venoso. Depois disto, as cortinas são finalmente abertas para que as testemunhas vejam a execução da pena.Antes de morrer, são concedidas ao condenado as últimas palavras, após as quais o director da cadeia dá ordens para que se cumpra o estipulado pela justiça. Os técnicos começam, então, a injectar manualmente os três químicos normalmente usados: pentotal de sódio, brometo de pancurónio e cloreto de potássio.
Há um pequeno intervalo entre cada injecção, durante o qual é injectada uma dose de solução salina que serve para limpar a linha intravenosa e prevenir reacções químicas que possam impedir a injecção. Tipicamente, as injecções demoram entre três a cinco minutos a actuarem.O pentotal de sódio é um barbitúrico de acção rápida que provoca inconsciência. O brometo de pancurónio é um relaxante muscular que paralisa o diafragma provocando a suspensão da respiração e o cloreto de potássio finaliza o processo, provocando suspensão cardíaca. Cerca de um minuto após a injecção do primeiro dos químicos, o prisioneiro fica inconsciente. A morte cerebral acaba por acontecer, no máximo, passados oito minutos.
Estados em que se executa através deste método: Arizona, Arcansas, Califórnia, Colorado, Connecticut, Delawere, Idaho, Illinois, Indiana, Kansas, Kentucky, Luisiana, Mariland, Mississippi, Missuri, Montana, Nevada, New Hampshire, New Jersey, Novo México, Nova Iorque, Carolina do Norte, Ohio, Oklahoma, Oregon, Pensilvânia, Carolina do Sul, Dacota do Sul, Tennessee (começou em Janeiro de 1999), Texas, Utah, Virgínia, Washington e Wyoming . »
.-.
São mesmo povos sensiveis a questões aos Direitos Humanos assim como aos Direitos de uma Criança.

25 de Janeiro 1924-Primeiros Jogos Olímpicos de Inverno

Os desportos de Inverno celebraram pela primeira vez a Olimpíada de Inverno em Chamonix, França. O salto de trampolim, desporto desconhecido para o grande público, foi a estrela que deslumbrou os espectadores, como 12 acontecimentos mais incluindo um total de seis desportos. Nestas primeiras olimpíadas de Inverno participaram 16 países representados por 281 homens e 13 mulheres. Os jogos deram um enorme eco e impulso ao esqui, um desporto em expansão na década seguinte. Em Chamonix destacaram-se os Escandinavos: a Noruega conseguiu três medalhas de ouro.

24 janeiro, 2007

Deve ter crescido vendo o filme ''G@rg@nta Fund@''


Este deve ter recolhido uma bela soma proveniente do Dizimo que cobra no final da sessão de esclarecimento. Só espero que não chegue ao parlamento, se não ainda pega.

Retirado do Blog Merenderos

Contradições

O que diz a sentença:
''O arguido [Baltazar Nunes] solicitou a realização dos referidos testes de ADN, para estabelecer a paternidade.
O que de facto aconteceu:
Baltazar não solicitou os testes, foi notificado pelo M.P. para os fazer no âmbito da acção de averiguação de paternidade.
Fonte DN
-.-

Não pode haver tanta gente enganada.

''Este movimento de cidadãos não é justiça popular, é o povo a pedir justiça.''
A propósito do pedido de 'habeas corpus' para a libertação do sargento, Pai da Esmeralda que abdicou da sua liberdade em favor dos Direitos de uma criança.

Portugal, um CASO de sucesso.

Somos famosos pelo celebre caso da Pia, a tal casa, pelo caso do Apito, o Dourado, o caso da Segurança Social que por acaso até tem dinheiro para o caso das reformas douradas, o caso do Ministério da Saúde que por acaso não tem dinheiro para manter o sistema de saúde, o caso da Esmeralda, o tal da menina de 5 anos e do pai biológico e do pai adoptivo, o caso Mateus, o tal do futebol, o caso do suborno policial, o tal das multas e da GNR, o caso do Benfica ( que já é um caso por si) o tal do Vale tudo e do Azevedo, o caso das viagens fantasma, as tais da Assembleia da República o caso do Tolan, sim quem não se lembra o tal de cabeça para baixo no Tejo, o caso de Entre os Rios o tal da queda da ponte por falta de manutenção, o caso de Camarate em que uns dizem que foi acidente e que por acaso os outros dizem que não foi. Enfim, o caso de Portugal, um caso de sucesso... o caso do... o caso...
Por acaso não serão muitos casos para um país só!!!

24 de Janeiro 1972-Um soldado japonês escondido em Guam.

Granjeiros de Guam descobrem o sargento Shoichi Yokoi, escondido durante 28 anos sem saber que a Segunda Guerra Mundial tinha terminado. Uns granjeiros encontraram o soldado japonês escondido nas selvas de Guam, uma possessão norte-americana no Pacífico ocidental. Guam foi atacado e capturado pelos Japoneses em 1941. Três anos depois, o exército norte-americano recuperou a ilha. O sargento Yokoi, membro da retaguarda japonesa, preferiu esconder-se a render-se. Elaborou ferramentas de sobrevivência, à espera que os seus companheiros voltassem para lhe transmitir as ordens seguintes. Depois de ser encontrado por nativos da ilha foi repatriado para o Japão com tratamento de herói de guerra. Casou-se e voltou a Guam para a sua lua-de-mel.

23 janeiro, 2007

O bom samaritano.


''O número de rescisões previsto pela Sonaecom é inferior ao planeado pela própria Portugal Telecom (PT)...''

Paulo Azevedo Sonae



-.-


Deixa-me rir...

23 de Janeiro 1922-A injecção de insulina ajuda os diabéticos

Em Toronto, Canadá, Leonard Thompson torna-se o primeiro paciente a receber uma injecção de insulina no tratamento para a diabetes. A diabetes foi reconhecida como uma condição digna de tratamento durante mais de 2000 anos, mas a sua causa exacta foi um mistério até 1920. No início do século XX, o único tratamento para esta doença mortal era uma dieta baixa em hidratos de carbono e açúcar e elevada em açúcares e proteínas. Em vez de morrer após o diagnóstico, a dieta permitia aos diabéticos viver durante mais um ano. No Verão de 1921 ocorreu um avanço importante na Universidade de Toronto, quando os Canadianos Frederick Banting e Charles Best conseguiram extrair com êxito de animais de laboratório a proteína do pâncreas que produzia os sintomas da diabetes, a insulina. Estabeleceram, então, um programa de injecção de insulina que devolveu aos animais a sua condição natural. A experiência confirmou a teoria de que a causa da diabetes era a falta de insulina, que metaboliza os açúcares. Com a ajuda de outros cientistas, Banting e Best extraíram insulina do pâncreas de gado de matadouros e começaram o tratamento ao Leonard Thompson. O adolescente melhorou de forma espectacular. Em 1923, a insulina já era um produto facilmente adquirível, salvando inumeráveis vidas em todo o mundo.

22 janeiro, 2007

22 de Janeiro 1901- Morre a Rainha Vitória.

A Rainha Vitória morreu no 22 de Janeiro de 1901, concluindo uma época na qual a maioria dos cidadãos britânicos não conheceu outro monarca. O seu reinado, que abrangeu mais de meio século - o mais longo da história britânica - foi testemunho do crescimento de um império no qual "o sol nunca se punha". Ascendeu ao trono aos 18 anos e aquele que mais tarde se tornaria seu marido descreveu-a como "uma pessoa cuja tremenda obstinação manteve sempre uma batalha contra a sua boa fé". Casou-se com um primo, o Príncipe Alberto, em 1839, e quando este faleceu, em 1861, Vitória retirou-se da vida pública, limitando as suas aparições a ocasiões especiais durante quarenta anos. Apesar da perda, o matrimónio proporcionou-lhe 37 netos. Ao morrer, em 1901, muitos dos seus descendentes tinham casado com outras monarquias e realezas europeias, pelo que muitos a consideraram "a avó da Europa".

21 janeiro, 2007

O Inverno finalmente chegou, vaga de frio a caminho.


Temperaturas vão descer até segunda-feira
Uma massa de ar frio polar está a chegar ao território de Portugal e deverá permanecer durante uma semana. No norte, as temperaturas já começaram a descer. No resto do país, o arrefecimento deverá acontecer até esta segunda-feira.

As velocidades de Portugal.

A justiça Portuguesa anda devagar.
A Saúde em Portugal está parada.
Na Administração Publica, as palavras devagar parado e paradinho fazem parte do léxico diário.
Querem eles gastar o nosso dinheirinho em comboios de alta velocidade, talvez para chegarmos mais depressa e podermos esperar durante mais tempo.

Nada que não se estivesse á espera!!

«O megaprocesso sobre branqueamento de capitais e fraude fiscal conhecido por ‘Operação Furacão’ corre o risco de perder as provas mais essenciais para a acusação: os milhares de documentos apreendidos nas buscas aos bancos, em Outubro de 2005. A falta de autorização para o Ministério Público (MP) levar esses papéis será o argumento dos arguidos na futura batalha jurídica, que promete empatar o processo e pode mesmo anular toda a investigação.
Os registos contabilísticos e bancários apreendidos nessas primeiras buscas pertencem a cerca de 200 empresas, mas naquela data apenas havia indícios de crime contra duas. Por isso, as apreensões podem ser consideradas ilegais. E esse argumento vai ser usado pelos defensores das sociedades que entretanto também ficaram sob suspeita, apurou o Expresso.»

21 de Janeiro 1976-O Concorde levanta voo.


Os primeiros aviões de passageiros Concorde levantaram voo simultaneamente do aeroporto de Heathrow, Londres, e de Paris-Orly. O voo de Londres rumou até ao Bahrain, no Golfo Pérsico, e o voo de Paris foi até ao Rio de Janeiro, via Senegal. Na sua velocidade de cruzeiro, os inovadores Concordes voaram a mais de dois mil quilómetros por hora, acima da barreira do som, e diminuíram a duração dos trajectos em mais de metade. Os voos foram o culminar do êxito de 12 anos de esforços anglo-franceses para construir o primeiro avião supersónico comercial. Não foi um grande êxito comercial e o serviço foi reduzido a voos transatlânticos entre Londres ou Paris e Nova Iorque. Em Julho de 2000, um Concorde da Air France explodiu 60 segundos depois de ter levantado voo de Orly, provocando um total de 109 vítimas a bordo e quatro em terra. O acidente foi causado por um pneu que rebentou, fracturando um depósito de combustível e causando um incêndio que levou à avaria do motor. O acidente mortal, o primeiro na história do Concorde, marcou o fim do aparelho.

Combustíveis caros em Portugal

Gasolina de 98 octanas custa em Espanha menos 23 cêntimos por litro. Está de tal forma mais barata que compensa guiar 125 quilómetros e voltar para abastecer do outro lado da fronteira.

20 janeiro, 2007

20 de Janeiro 1987-Terry Waite desaparece.

O negociador britânico Terry Waite desapareceu enquanto tentava libertar reféns do Líbano. Em 1981, Waite, enviado especial do Arcebispo de Canterbury, assegurou a liberdade dos missionários detidos no Irão após a revolução islâmica de 1979. Também libertou os reféns da Líbia em 1985 e, inclusive, libertou outros reféns norte-americanos no Líbano, em 1986. Dez sequestrados tinham sido libertados como resultado dos esforços de Waite, antes dos Muçulmanos xiitas o deterem ao regressar de uma missão em Beirute, a 20 de Janeiro de 1987. Pouco antes da sua captura, tornou-se pública a sua colaboração com o militar norte-americano Oliver North no escândalo de tráfico de armas com o Irão, Irangate. Em resposta, xiítas radicais que desconfiavam totalmente do exército norte-americano sequestraram-no. Após 1.763 dias em cativeiro e prolongadas negociações, Waite foi libertado em Novembro de 1991.

POR ANA GOMES

Tem razão e merece todo o apoio o militar português e pai adoptivo que foi condenado a prisão por se recusar a entregar a criança de que, com a sua mulher, cuida desde que nasceu. Que absurdo, entregar uma criança a um desconhecido, por acaso seu pai biológico, que nunca quis saber dela até um teste de ADN confirmar a paternidade!A Juíza que o condenou aquele homem a prisão não tem, obviamente, uma qualidade essencial para quem deve exercer a sua profissão: bom senso, juízinho! Que não é só a experiência de vida que a dá, embora ajude. Sem isso, não há sumidade jurídica que valha. Mas também esta, obviamente, a Senhora Juíza não tem. Porque a forma como a Senhora Juíza decidiu o caso revela grosseiro desconhecimento ou desvalorização do que são normas de direito essenciais para determinar uma questão envolvendo menores: refiro-me à Convenção das Nações Unidas dos Direitos da Criança. Que foi ratificada por Portugal e portanto é direito interno português, directamente aplicável pelos tribunais portugueses, nos termos dos artigos 8º e 18º da Constituição da República Portuguesa. E que determina que, em caso de conflito de interesses ou dúvidas, deve prevalecer "o melhor interesse da criança". Que a Senhora Juíza ignorou e ia fazer violar. Esta Senhora Juíza precisa, no mínimo, de voltar urgentemente para os bancos do CEJ e de ser obrigada a sujeitar-se a exames de direito internacional dos direitos humanos. Que é direito português, no que respeita especificamente aos direitos da criança. E que, por isso, qualquer juíz, procurador ou advogado que intervem num Tribunal de Menores deve conhecer e, evidentemente, usar e fazer aplicar. Valha-nos o Procurador junto do Tribunal Constitucional por decidir atalhar para pôr cobro a esta monstruosa decisão de um tribunal aberrantemente...menor!

Poder Paternal

Como pode ter ou exercer direitos e poderes paternais alguém que:

(a) abandonou a mãe gravida;

(b) soube do nascimento da criança e recusou-se a ir regista'-la

(c) não ajudou a mãe na altura de aflição financeira

(d) foi convocado a fazer teste de ADN e faltou

(e) teve de ser escoltado pela policia para ira fazer uma analise de sangue para recohecimento de paternidade.

Talvez tenha alguns deveres. Direitos nenhuns.

19 janeiro, 2007

OS CINCO ANOS DA VIDA DE ESMERALDA

12/02/2002
Às 11h17, na Sertã, nasce Esmeralda Porto, fruto de relação fortuita entre a brasileira Aidida Porto Rui e Baltazar Nunes. Ele sabe da gravidez no fim da gestação e diz que a criança não é sua. Aidida regista-a como filha de pai incógnito.
28/05/2002
Esmeralda é entregue pela mãe ao casal Luís Gomes e Maria Adelina Lagarto. Aidida, em situação ilegal no País, diz que não tem dinheiro para criar a filha. O contacto entre as duas partes é feito através de duas amigas comuns em Vila de Rei.
JULHO 2002
Baltazar Nunes diz ao Ministério Público que quer criar Esmeralda se os testes de ADN confirmarem ser ele o pai. A menina tem cinco meses. O MP iniciou investigação de paternidade por indicação da Conservatória do Registo Civil da Sertã.
OUTUBRO 2002
Realizam-se os testes de paternidade no Instituto de Medicina Legal de Coimbra. Além de Baltazar Nunes e Aidida Porto, comparecem o sargento Luís Gomes e a mulher, Maria Adelina, com a menina, que passaram a tratar por Ana Filipa.
JANEIRO 2003
Resultado do teste indica que Baltazar é o pai. Luís Gomes e a mulher candidatam-se à adopção no Tribunal e na Segurança Social. Baltazar perfilha Esmeralda em Fevereiro e em Março começa processo de regulação do poder paternal.
13/07/2004
Sentença do Tribunal de Torres Novas atribui poder paternal a Baltazar Nunes. Em Março, a Segurança Social de Santarém tinha iniciado um processo de confiança judicial a Luís Gomes e mulher, com vista à adopção de Esmeralda, que foi suspenso.
16/01/2007
Luís Gomes e a mulher recorrem da sentença de poder paternal, mas o recurso é rejeitado. Tribunal Constitucional vai decidir. Recusam-se a entregar Esmeralda. É aberto processo-crime. A 16 de Janeiro, Luís Gomes é condenado por sequestro.

-.-

Eu assino qualquer petição que devolva esta inocente á sua vida normal, tudo o que lhe está a acontecer só lhe pode fazer mal, com toda a certeza e independentemente do desfecho do caso, vai marcar esta menina para a vida toda...

É para aqui que vão os meus Impostos.

«As empresas públicas pagaram indemnizações no valor de 5,137 milhões de euros a gestores que foram substituídos antes do final do seu mandato.
A Caixa Geral de Depósitos é a principal contribuinte para este total com o pagamento de indemnizações no valor de 4,2 milhões de euros em um ano.
A dupla António de Sousa/Mira Amaral recebeu 1,6 milhões de euros em Setembro de 2004. A equipa sucessora, liderada por Vítor Martins (cinco membros), foi indemnizada com 2,6 milhões de euros. »
In DN 19/01/2007
-.-
Mas para a Saude, Segurança Social, Justiça, Educação, o apoio á terceira Idade não há dinheirinho. É que aqui não há em crise...

É um mundo de contrastes, não é?

É de por o cabelo em pé não é ? A ostentação da casa que representa, poderia matar a fome de muitas crianças.

MÉDICOS EM PORTUGAL!....

Para divulgarem ao máximo.Divulguem a palhaçada deste "nosso" serviço nacional de saúde."No dia 03/10/2006 num daqueles programas da manhã da SIC ou TVI esteve como convidado, um senhor, humilde, a contar uma história que ultrapassa a compreensão de qualquer um de nós: Faz três anos ficou COMPLETAMENTE CEGO fazendo uns trabalhos de soldadura. Fartou-se de ir a os médicos do serviço nacional de saúde, médicos e mais médicos, horas e horas de espera para as consultas, etc. Os médicos tinham dito que o caso não tinha cura, e que só poderia ser observado para obter ALGUMA MELHORIA em Cuba ou Espanha. Resumindo: ele é pobre, e o nosso serviço nacional de saúde não se preocupou em canalizar o homem para ser visto no estrangeiro (é um direito consagrado). Ele queria suicidar-se, pois não queria mais viver assim. Por coisas da vida, seu filho é casado com uma UCRANIANA, (um país pobre??? !) e ela através de familiares na UCRANIA tentou levar o sogro por CONTA DELES PROPRIOS para ver se poderia haver esperança. CONCLUSÃO:Ele chegou à UCRANIA de manhã e foi levado de IMEDIATO para o serviço médico para dar entrada. NESSE MESMO DIA. Às duas da tarde, fez uma cirurgia com LASER. ACONTECEU UM MILAGRE!!! Quando ele acabou a sessão laser, JÁ ESTAVA A VER O MÉDICO.MILAGRE?????? NÃO!!! A ISTO CHAMA-SE MEDICINA E TECNOLOGIA!!!EU ACRESCENTARIA QUE ALÉM DE SE EXERCER MEDICINA , HÁ RESPEITO PELO "SER HUMANO". AS PESSOAS SÃO RESPEITADAS COMO TAL. EM PORTUGAL O DESGRAÇADO NUNCA MAIS RECUPERARIA A VISÃO! TRES ANOS CEGO E RECUPEROU A VISTA EM MINUTOS!!!!! O homem chorava ao contar isto (ele chegou de lá há cerca de um mês)MAIS... NÃO PAGARAM NADA........ RIGOROSAMENTE NADA SÓ pagou as gotas que tem que deitar nos olhos! O homem ainda foi falar ao Ministério da Saúde (Português), mais foi deitar água num cesto...Que vergonha este nosso s.n.s. (serviço nacional de saúde) !!! que deveria ser escrito com maiúsculas ( S.N.S.), mas não merece sê-lo.Divulguem. É PRECISO QUE OS NOSSOS GOVERNANTES SE SINTAM ENVERGONHADOS.TALVEZ ASSIM TOMEM MEDIDAS, PARA QUE TODOS TENHAMOS DIREITO A SER TRATADOS DIGNAMENTE NAS HORAS EM QUE MAIS INFELIZES NOS SENTIMOS - QUANDO NOS FALTA A SAÚDE.

19 de Janeiro 1966-Indira Gandhi lidera a Índia

No 19 de Janeiro de 1966, Indira Gandhi (1917-1984) é eleita primeira-ministra da Índia. Filha de Jawaharlal Nehru, que dirigiu o país desde a independência, em 1947, até à sua morte em 1964, Indira ganhou umas eleições com uma estreita vitória e, como resultado, teve de dirigir o país com um primeiro-ministro adjunto até 1971. Nas eleições desse ano ganhou por esmagadora maioria. Ordenou a invasão do Paquistão em apoio à criação do Bangladesh, iniciou novos laços com os soviéticos, nacionalizou os bancos mais importantes e reprimiu os privilégios das classes. Adquiriu a dimensão internacional de "mulher de Estado" e um dos seus lemas foi "Acabar com a pobreza". Não obstante também ganhou fama de autoritária, quando aplicou o estado policial em algumas ocasiões. Em 1977, abandonou o governo, após três mandatos, mas foi novamente reeleita em 1980. Para eliminar os problemas independentistas do Punjab actuou contra os sikhs atacando o Templo de Ouro, o mais sagrado dos templos sikhs. Gandhi ordenou um controverso assalto que resultou em centenas de vítimas. A 31 de Outubro, membros sikhs da sua própria guarda pessoal assassinaram-na, proclamando vingança pelo insulto à nação sikh.

18 janeiro, 2007

Justiça de MERD@

«Há cinco anos, um casal acolheu com amor aquele fruto do acaso animal, “relação ocasional” – diz-se.
Tinha três meses, a mãe biológica entregou-a num derradeiro acto de amor – o pai biológico não queria saber nem de uma nem de outra. O aborto que não foi, a bebé enjeitada, encontrou um lar, um pai e uma mãe. Não conhece outros.
Agora, um estranho odor a euros perpassa uma série de piedosas intenções. Ao pai biológico, que pede dezenas de milhares para indemnizar a falta da criança que antes lhe fora indiferente, junta-se agora a mãe biológica, que, neste jornal (pág. 16), ensaia também um movimento cujo fim não é difícil adivinhar.
Enquanto isto, o grande princípio que preside às decisões que retiram crianças aos pais biológicos – e quantas frescas vidas já assim terão sido salvas? – parece ter sido ignorado pelos meritíssimos juízes que decidiram este caso em primeira instância: tido em conta o interesse da criança, e os riscos que encerra esta mudança, que a arranca dos pais do amor por uma mera reivindicação ejaculativa, a decisão teria sido a mesma?
É justo privar da liberdade alguém por se recusar entregar à burocracia a filha que tem criado e a quem quer deixar apelido e património?
Como é possível que, ao arrepio da tendência geral noutros comportamentos bem mais graves, se tenha submetido este homem a prisão preventiva?
A lei é cega mas quer-se sábia a mão que a aplica..»

In CM por Octávio Ribeiro, Director-Adjunto

-.-
Não entendo este País nem este pai biológico que apenas falou com a criança durante 3 minutos em 5 anos de vida da menina!!!
Esta criança que tecnicamente foi abandonada pela mãe, em que o pai biológico, segundo informação da mãe (biológica), nunca quis assumir a paternidade, só o fez depois de levado á força pela GNR ao posto médico para fazer o teste de paternidade, teste solicitada pelo Ministerio Publico. Esta menina vai ter que abandonar o seu lar, vai ter que fazer uma lavagem cerebral, e carregar uma nova vida que vai receber por cassete originada na decisão judicial, e ir viver com um estranho.
Qual o direito de retirar esta criança a uma família estabilizada e entrega-la a um agregado mono parental, que pelo que é identificado nas noticias e imagens televisivas, não consegue garantir o nível de vida, social, cultural-pedagógico, económico e afectivo a esta criança.
Ainda não compreendi as motivações deste processo, neste momento já está dinheiro em jogo, muito dinheiro, já que o pai biológico exige aos pais de criação, uma indemenização pelos 'danos' provocados, enquanto isso um pai, por sinal militar está preso, sujeito a passar seis anos da sua vida e da vida da sua familia, na cadeia.
Será que pai ou mãe é aquele que gera ou aquele que cria, ama faz crescer acompanhando os seus passos.

Pergunto, onde está a defesa dos direitos desta menina?

Só mesmo em Portugal.«Quatro pessoas atropeladas após choque com animais em plena autoestrada do Sul.»

Acidente na A2 perto de Almada obrigou ao corte da via durante a madrugada.
Quatro pessoas ficaram hoje de madrugada feridas na sequência de uma colisão com vários animais na Auto-Estrada do Sul, em Almada, que obrigou ao corte da via por duas horas.
De acordo com fonte da Brigada de Trânsito da GNR de Coina, as quatro pessoas atropeladas encontravam-se na via já com coletes reflectores, após um acidente com vários animais que se encontravam na estrada.
O primeiro acidente ocorreu quando um veículo embateu em "dois ou três animais" de um grupo de 10 ou 12 borregos, ovelhas e cabritos, adiantaram as fontes contactadas pela Lusa.
Na sequência deste acidente, um segundo carro parou para ajudar.
Contudo, os ocupantes dos dois carros foram atropelados por um terceiro veículo, que depois se pôs em fuga. Uma das quatro pessoas ficou ferida com gravidade.
Estes acidentes, que ocorrerem no sentido Norte/Sul, em frente ao Fórum Almada, obrigaram ao corte da via entre as 4h50 e as 6h40.

P.R. e Cª na India e o contrato de jogos para telemovel...

É verdade, uma tão grande comitiva que se deslocou á Índia e a montanha pariu um rato.
Resultado final, conseguimos um contrato de fornecimento de jogos de telemóvel. Num país que tem, não sei quantos milhões ou biliões de habitantes, conseguimos um contrato de fornecimento de jogos de telemóvel.
Srs governantes, se vão lá fora somente para dizer que a porta da Europa é aqui em Portugal, melhor fariam em estar quietos, pois essa porta que os senhores dizem que está aberta para a Europa só traz o que os outros não querem, e já que gastam tanto dinheiro dos contribuintes nestas viagens deveriam ao menos fazer algo produtivo.
Se é uma porta, atenção que ela facilita não só a entrada mas também a saída, qualquer dia até esta empresa que assinou o contrato, fecha as suas instalações em Portugal e vai abrir portas na India.

18 de Janeiro 1778-O Capitão Cook visita o Havai

No 18 de Janeiro de 1778, o navegante inglês James Cook tornou-se no primeiro europeu a visitar as Ilhas do Havai. O Capitão James Cook e a sua tripulação foram recebidos por nativos havaianos que deram um significado religioso à chegada dos Europeus. Em 1779, a expedição regressou ao Havai e durante um mês explorou a boa fé dos Havaianos. Após a morte de um membro da tripulação e ao revelar que se tratavam de simples mortais, as relações mudaram radicalmente e os Ingleses levantaram âncora. Quando o mar bravo forçou uma terceira visita, Cook e os seus homens foram recebidos à pedrada. As negociações de paz deterioraram-se e, no 14 de Fevereiro de 1779, uma multidão caiu sobre os Ingleses. Abriram fogo contra os nativos, mas a sua superioridade não lhes permitiu defenderem-se. Poucos ingleses puderam escapar ilesos. O próprio Cook foi assassinado na praia. Dias depois, a tripulação sobrevivente abriu fogo com os canhões contra a orla costeira, acabando com a vida de cerca de 30 Havaianos.

17 janeiro, 2007

Irene Cara



Status Quo- In the army now.

Ele voltou !!! Ele voltou !!!

Sim ele voltou, o tal que iria andar por aí. Numa manhã de nevoeiro, qual D. Sebastião, ele regressou!!
Só que volta com a mesma pancada, ele quer ser, Presidente.

Sim PRESIDENTE.

PRE-SI-DEN-TE.

Presidente de qualquer coisa, seja ela lá qual for, até basta ser presidente de turma da Escola Básica da Lapa, ou presidente da Associação dos Amigos da Freguesia de Santana, lá para as mesmas Bandas.

Mark Knofler

Money for Nothing
Brother's In Arms'

Lampião realizado... LOL

Lampião realizado.

17 de Janeiro 1966-A bomba H perdida em Espanha

No 17 de Janeiro de 1966, os habitantes de Palomares, a vila costeira da província de Almería, ficaram aterrorizados quando dois aviões da força aérea norte-americana chocaram no céu. O acidente do bombardeiro B-52 e o avião cisterna KC-135 terminou com as vidas dos oito tripulantes e deixou cair três bombas de hidrogénio de 70 quilotoneladas sobre a terra e outra no mar. Mil soldados e peritos foram enviados de urgência à zona para limpar os destroços do acidente sobre Palomares. Nenhuma das bombas estava armada, mas o material explosivo de duas delas explodiu com o impacto, formando crateras e derramando plutónio radioactivo sobre os campos. Uma terceira bomba aterrou no leito seco do rio Almanzora e foi recuperada relativamente intacta. A quarta caiu no mar, em local desconhecido. Após uma extensa pesquisa, foi recuperada. Os Estados Unidos aceitaram e processaram 500 queixas de vizinhos de Palomares, cuja saúde foi afectada após o acidente.

16 janeiro, 2007

PLANO PARA SALVAR PORTUGAL DA CRISE

Recebido por E'mail. lol lol lol

Passo 1:
Trocamos a Madeira pela Galiza, mas os espanhóis têm que levar o Alberto João.
Passo 2:
Os galegos são boa onda, não dão chatices e ainda ficamos com o dinheiro gerado pela Zara (3ª maior empresa de vestuário). A indústria têxtil portuguesa é revitalizada. A Espanha fica encurralada pelos Bascos e Alberto João.
Passo 3:
Desesperados, os espanhóis tentam devolver a Madeira (e Alberto João). A malta não aceita.
Passo 4:
Oferecem também o País Basco. A malta mantêm-se firme e não aceita.
Passo 5:
A Catalunha aproveita a confusão para pedir a independência. Cada vez mais desesperados, os espanhóis oferecem-nos: a Madeira, País Basco e Catalunha. A contrapartida é termos que ficar com o Alberto João e os Etarras. A malta arma-se em difícil mas aceita.
Passo 6:
Dá-se a independência ao País Basco, a contrapartida é eles ficarem com o Alberto João. A malta da Eta pensa que pode bem com ele e aceita sem hesitar. Sem o Alberto João a Madeira torna-se um paraíso. A Catalunha não causa problemas (no fundo no fundo são mansos).
Passo 7:
Afinal a Eta não aguenta com o Alberto João, que entretanto assume o poder. O País Basco pede para se tornar território português. A malta aceita (apesar de estar lá o Alberto João).
Passo 8:
No País Basco não há carnaval. O Alberto João emigra para o Brasil.
Passo 9:
O Governo brasileiro pede para voltar a ser território português. A malta aceita e manda o Alberto João para a Madeira.
Passo 10:
Com os jogadores brasileiros mais os portugueses (e apesar do Alberto João), Portugal torna-se campeão do mundo de futebol! Alberto João enfraquecido pelos festejos do carnaval na Madeira e Brasil, não aguenta a emoção, e morre na miséria, esquecido de todos.
Passo 11:
Os espanhóis, desmoralizados, económica e territorialmente enfraquecidos, não oferecem resistência quando mandamos os poucos que restam para as Canárias.
Passo 12:
Unificamos finalmente a Península Ibérica sob a bandeira portuguesa.
Passo 13:
A dimensão extraordinária adquirida por um país que une a Península e o Brasil, torna-nos verdadeiros senhores do Atlântico, de uma costa à outra e de norte a sul.
Colocamos portagens no mar, principalmente para os barcos americanos, que são sujeitos a uma pesada sobretaxa por termos de trocar os dólares em euros, constituindo assim um verdadeiro bloqueio naval que os leva à asfixia.
Passo 14:
Eles querem-nos aterrorizar com o Bin Laden, mas a malta ameaça enviar-lhes o Alberto João ( que eles não sabem que já morreu ).
Perante tal prova de força, os americanos capitulam e nós tornamo-nos na primeira potência mundial.


É FÁCIL !

16 de Janeiro 1979-O Xá foge do Irão

Confrontado com um motim armado e manifestações violentas contra o seu reinado, o Xá Mohamed Reza Palevi vê-se obrigado a fugir do país. Palevi tinha 22 anos quando, em 1941, herdou do seu pai o título de Xá do Irão. Embora tentasse modernizar o país, Palevi manteve algumas tradições que pareciam mais adequadas a um monarca persa. Em 1971 levou a cabo uma extravagante celebração do 2.500 aniversário da monarquia persa pré-islâmica e em 1976 substituiu oficialmente o calendário islâmico pelo persa. O descontentamento entre os Muçulmanos fundamentalistas aumentou consideravelmente e o Xá tomou medidas repressivas, usando a sua polícia secreta para eliminar a oposição. Marginou líderes religiosos e manteve um estado repressivo. Além disso, estabeleceu estreitas relações com os Estados Unidos, o que se converteu no grito de reunião dos fundamentalistas islâmicos do Ayatola Komeini. Depois de fugir do Irão, o Xá viajou por vários países antes de iniciar um tratamento contra o cancro nos Estados Unidos, em 1979. Em Teerão, militantes islâmicos responderam com a chamada "Crise dos reféns" na Embaixada norte-americana. Apoiados por Komeini, os sequestradores exigiram a repatriação do Xá para comparecer perante um tribunal pelos seus crimes. Os Estados Unidos recusaram a petição, pelo que 52 reféns foram retidos durante 444 dias. Finalmente, foram libertados no início de 1981, após negociações mantidas por intermediários argelinos. O Xá morreu no Egipto em Julho de 1980.

15 janeiro, 2007

Massamá-Barcarena, quantas mais mortes.

Foto daqui

O apeadeiro de Massamá/Barcarena serve directamente uma população de dezenas de milhares de pessoas, residentes em Massamá, Tercena e São Marcos. No entanto, trata-se de uma instalação semi-abandonada, com máquinas de obliteração de bilhetes que nem sequer funcionam e onde os utentes aguardam os comboios sujeitos às intempéries, dada a exiguidade dos escassos telheiros que cobrem uma pequena parte das plataformas.
As condições de segurança deste apeadeiro, em matéria de atravessamento, são de uma irresponsabilidade quase criminosa. Todos os dias, dezenas de milhares de pessoas, de todas as idades, são obrigadas a atravessar a linha do comboio, sem qualquer passagem desnivelada, para apanhar comboios, ou pura e simplesmente para transpor o obstáculo físico que a linha constitui e que separa Tercena de Massamá e vice-versa.
Até há alguns meses, o atravessamento era fácil mas perigoso. Depois de umas obras que foram feitas, de alargamento das plataformas, o atravessamento tornou-se mais difícil e muito mais perigoso. Ou seja: Em vez de gastar dinheiro para garantir condições de atravessamento em segurança, o que se fez foi gastar dinheiro para impedir as pessoas de atravessar. O resultado é que, todos os dias, pessoas de todas as idades são vistas a percorrer a linha, arriscando a vida para transpor os obstáculos com que alguém pretendeu impedir o atravessamento.
O que acontece é que o apeadeiro de Massamá / Barcarena tem vindo a produzir vítimas mortais. Dir-se-á que “as pessoas” são inconscientes. Mas será que quem criou estas condições não tem responsabilidade nenhuma?
As obras de uma nova estação, de há muitos anos prometida, continuam adiadas para o dia de “São Nunca”. O preço dos bilhetes e dos passes aumenta constantemente por isto ou por aquilo. E os utentes continuam a ter de se sujeitar às condições infames de um apeadeiro como o de “Barcarena / Massamá.

Para o DR Sócrates.

Já estamos na cauda da Europa, não é de admirar que seja uma realidade dentro de alguns anos.

SPORTING, 'mai nada' ma memo, memo 'mai nada'

"Tudo começou nos alvores tão românticos como turbulentos do século XX, em 1902, quando um grupo de jovens veraneantes em Belas, então um bucólico e ainda distante subúrbio de Lisboa, decidiram fundar um club e disputar um jogo de foot-ball (assim se designava a modalidade) em Seteais integrado nas festas populares de Sintra. Foi um jogo muito animado e com frequência considerada distinta – figuras da família real estiveram presentes – disputado entre o Sport Club de Belas, a designação que os desportistas em férias tinham dado à sua colectividade, e um grupo de Sintra. Vitória por 3-0 do Belas, no qual se destacavam os irmãos Gavazzo, Francisco e José Maria, entre outros desportistas de então, todos eles qualificados pela imprensa como “elementos de boas famílias”, como então se dizia. O Diário de Notícias informou sobre o acontecimento relatando que «num círculo compacto assistiam mais de quatro mil pessoas, cheias de animação e de interesse». A sede do Campo Grande Football Club ficou instalada num quarto do segundo andar do Solar dos Pinto da Cunha, edifício que continua a definir a esquina entre a Alameda das Linhas de Torres e o Campo Grande. Além dos irmãos Gavazzo, participaram na reunião fundadora o jovem José Holtreman Roquette (José Alvalade), José Stromp e outros entusiastas da prática desportiva. O Visconde de Alvalade, José Alfredo Holtreman, avô de José Alvalade, patriarca da família então já a caminho dos 70 anos, foi designado presidente, a título honorífico, pelo seu apoio desinteressado e a sua capacidade natural de entender e incentivar os anseios e espírito de iniciativa do neto e respectivos amigos.Futebol, esgrima, ténis, corridas, saltos, festas sociais e piqueniques foram as principais actividades dinamizadas pelo novo clube durante os primeiros dois anos de existência.Em 14 de Abril de 1906 a recém-criada colectividade adoptou a designação provisória de Campo Grande Sporting Club. A 1 de Julho do mesmo ano, por sugestão de António Félix da Costa Júnior, passou a chamar-se Sporting Clube de Portugal. Em Julho de 1920, por proposta de Nuno Soares Júnior, a Assembleia Geral adoptou a data de 1 de Julho de 1906 como a da fundação oficial do Sporting. Foram 18 os fundadores a quem se deve essa enorme gesta que agora celebra um século. A 3 de Fevereiro de 1907 realizou-se o primeiro jogo de futebol do Sporting. Não se pode dizer que tenha estado à altura dos êxitos vindouros: derrota por 5-1, em segundas categorias, frente ao Cruz Negra, em partida disputada em Alcântara. Do lado dos vencedores jogaram alguns desportistas que depois ingressaram no Sporting: Alípio da Motta Veiga, Octávio Teixeira Bastos, António das Neves Vital, entre outros. D. João de Vila Franca marcou o golo de honra desse jogo, que assim se tornou o primeiro da História do Sporting. "
(Esta breve história do clube foi tirada do site do Sporting Clube de Portugal)

O Sonho de Martin L. King

Eu tenho um sonho no qual um dia esta nação se erguerá e viverá o verdadeiro significado de seu credo...que todos os homens são criados iguais...

Eu tenho um sonho de que algum dia, nas colinas vermelhas da Georgia,os filhos dos escravos e os filhos dos senhores de escravos se sentarão juntos à mesa da fraternidade. Esta é a nossa esperança...

Eu tenho um sonho! Com esta Fé, eu volto para o Sul.Com esta Fé, arrancaremos da montanha da angustia um pedaço da esperança. Com esta Fé, poderemos trabalhar juntos, orar juntos, ir juntos à prisão, certos de que um dia seremos livres...

Quando deixarmos o sino da liberdade tocar em qualquer vilarejo ou aldeia de qualquer estado, de qualquer cidade, neste dia estaremos prontos para nos erguer.Todos os filhos de Deus, brancos ou negros, judeus ou gentios, protestantes ou católicos, estarão prontos para dar as mãos e cantar aquele velho hino dos escravos:

"FINALMENTE LIVRES! FINALMENTE LIVRES! GRAÇAS AO DEUS TODO-PODEROSO NÓS SOMOS FINALMENTE LIVRES".

LISTA DE 100 PERSONALIDADES FICOU REDUZIDA A UMA DEZENA

D. Afonso Henriques
Foi o primeiro Rei de Portugal. Definiu, através de várias conquistas, praticamente o território que é hoje Portugal. Nasceu em Guimarães e morreu em Coimbra.
Álvaro Cunhal
Nasceu em 1913, em Coimbra. Estudou Direito. Foi preso pela PIDE durante onze anos. Em 1961, foi eleito secretário-geral do PCP. Pertenceu ao Conselho de Estado entre 1982 e 1992.
António de Oliveira Salazar
Natural de Santa Comba Dão, dirigiu os destinos do País durante quarenta anos. Foi fundador e chefe do partido União Nacional. Morreu em 1970.
Aristides de Sousa Mendes
Nasceu em 1885. Em 1940, quando era cônsul em Bordéus, desobedeceu a Salazar. Passou 30 mil vistos a pessoas perseguidas que queriam chegar a Portugal.
Fernando Pessoa
Nasceu em Lisboa em 1888. Escreveu uma vasta obra, assinada pelos heterónimos Ricardo Reis, Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Bernardo Soares, e pelo seu ortónimo.
Infante D. Henrique
Foi o mentor da expansão ultramarina que, mais tarde, desencadeou os descobrimentos. Culto, empreendedor, prospectivo, preparou Portugal para aquela que foi a grande gesta nacional.
D. joão II
Filho de D. Afonso V e D. Isabel de Urgel, assinou, no séc. XV, o Tratado de Tordesilhas, assegurando para Portugal a posse do Brasil. ‘O Príncipe Perfeito’ morreu em Outubro de 1495 no Algarve.
Luís de Camões
Nasceu em 1525. Autor de ‘Os Lusíadas’, é considerado o maior poeta da língua portuguesa. Serviu como soldado em Ceuta, entre 1549 e 1551, onde perdeu um olho.
Sebastião José de Carvalho e Melo
Foi o terramoto de 1755 que notabilizou Marquês de Pombal. Assumiu execuções públicas e foi responsável pela expulsão dos jesuítas.
Vasco da Gama
Realizou a primeira viagem marítima para a Índia, partindo de Lisboa em 1497. No princípio do reinado de D. João III, foi nomeado vice-rei daquele território. Partiu em 1524, ano em que morreu.
retirado de CM

Cada um marcando a sua época, contribuindo para a visibilidade de Portugal no mundo, eu votaria em Sebastião José de Carvalho e Melo ou no infante D Henrique que pela sua visão de futuro não ficaram agarrados às desventuras de Portugal.
Uma nota especial tambem para Aristides de Sousa Mendes, pela humanidade e força que demonstrou, contrariando o proprio Estado português, libertando da Morte certa muitos milhares de Judeus.

Estado ainda não paga vacina para cancro


«Todos os anos, morrem em Portugal cerca de 300 mulheres de cancro do colo do útero. Por ano, surgem 900 novos casos desta doença que, a partir de agora, pode ser prevenida através de uma vacina. A novidade relança a esperança de redução dos números que fazem de Portugal um dos piores da Europa, com um único obstáculo: o preço que chega aos 480 euros.»

in CM 15/01/2007


Não faz mal, o Estado português patrocina estádios de futebol, carros topo de gama para os Srs funcionários do Estado, ordenados chorudos para brilhantes funcionários que já não deveriam ter futuro no Millenium, reformas de ouro, jobs for the boys etc. etc. etc. para isso há sempre dinheiro.
Não faz mal, a Saúde dos outros está sempre primeiro do que a minha.

15 de Janeiro 1929-Nasce Martin Luther King, Jr.

Martin Luther King, Jr., filho de um ministro baptista, nasceu em Atlanta, Geórgia. Estudou teologia e, em 1955, organizou o primeiro grande protesto do movimento dos direitos civis dos cidadãos afro-americanos: o boicote Montgomery em Alabama. Influenciado por Mahatma Gandhi, intercedeu pela desobediência civil não violenta perante a segregação racial nos Estados Unidos. Os protestos pacíficos que dirigiu nos estados do sul encontraram-se rapidamente com respostas violentas, mas King e os seus seguidores mantiveram-se fiéis às suas crenças e o movimento ganhou fôlego. Orador poderoso, King fez um apelo aos ideais norte-americanos e cristãos, e lentamente foi ganhando o apoio do governo federal e de movimentos brancos do norte. Em 1963 colocou-se à frente de uma marcha maciça até Washington, que atraiu mais de 200.000 cidadãos, e em 1964 foi condecorado com o Prémio Nobel da Paz. Nos finais de 60, King criticou abertamente a implicação do seu país na Guerra do Vietname, e reconduziu os seus esforços em ganhar direitos económicos para os americanos mais pobres. Nessa altura, o movimento de direitos civis começou a fracturar-se com activistas como Stokely Carmichael, que se afastou da visão de King da integração não violenta a favor da dependência dos afro-americanos na autodefesa. Em 1968, King tentou reunificar e reviver o seu movimento mediante uma "Marcha dos pobres" sobre Washington, mas no dia 4 de Abril foi assassinado em Menfis, Tennessee, apenas umas semanas antes da Marcha começar.