Citador

31 maio, 2007

Dia Mundial do não fumador.


31 de Maio 1962- Executado Eichmann em Israel

Acusado de crimes contra a humanidade, Adolf Eichmann, o arquitecto do Holocausto, é enforcado em Israel. Durante a Segunda Guerra Mundial, Adolf Hitler ordenou a Eichmann que realizasse a sua "solução definitiva para a questão judia": a exterminação de milhões de judeus nos campos da morte. Eichmann cumpriu ordens com uma eficiência aterradora até à sua detenção, em 1945, pelas tropas norte-americanas. Em 1946 fugiu, antes de enfrentar o seu julgamento em Nuremberga, voando para o Médio Oriente com um nome falso. Em 1950 mudou-se para a Argentina, onde viveu até que agentes israelitas o capturaram a 11 de Maio de 1960. Foi extraditado secretamente para Israel, onde foi julgado como criminoso de guerra. Após a sua execução, o seu corpo foi cremado e as suas cinzas lançadas ao mar.

30 maio, 2007

Leilão de rins...

Um canal de televisão europeu vai emitir um programa onde se doará um órgão, um rim ao vencedor. Esse vencedor será escolhido entre um grupo de pessoas, todas com graves problemas de saúde.
Não quero acreditar que a EU vá ficar de braços cruzados enquanto esta depravação moral e social é transmitida. Não quero acreditar que o respeito pela vida humana possa ser denegrida e violada de tão vil modo.

30 de Maio 1431-Martírio de Joana d'Arc

Joana d'Arc, a menina camponesa transformada em salvadora da França, é queimada na fogueira por heresia. Com a idade de 16 anos, vozes de santos cristãos indicaram a Joana que devia ajudar Carlos, o delfim francês, a ganhar o trono e expulsar os ingleses da França. O futuro rei, depois de se convencer da divina missão de Joana, facultou-lhe um pequeno exército. Durante os dois meses seguintes, Joana conduziu os franceses a uma série de vitórias surpreendentes sobre os ingleses. Em Julho de 1429, Reims, a cidade onde tradicionalmente eram coroados os reis, foi capturada e Carlos VII foi coroado rei, com Joana ajoelhada aos seus pés. Em 1430, enquanto liderava outra expedição militar contra os ingleses, soldados borgonheses capturaram-na e venderam-na aos ingleses, que a submeteram a um julgamento por heresia. Em Rouan, foi condenada a arder na fogueira até à morte. Uma das grandes heroínas da história da França, Joana d'Arc, foi canonizada pela Igreja Católica em 1920.

29 maio, 2007

Não consigo entender,

Os Bancos conseguem lucros fenomenais, cresceram cerca de 25% ,
Os grandes grupos economicos subiram exponencialmente os seus lucros.
As acções em bolsa valorizaram-se enormemente.
Os políticos rodam no poder em velocidade de cruzeiro.
No entanto o poder de compra em Portugal caiu para níveis da década de 80 do século passado.
A taxa de desemprego, que no fim do século passado estava na casa dos 2 a 3 %, está neste momento nos 7 a 8 %.
Eu continuo a circular de citroen, quando vejo um parque automóvel recheado de topos de gama… PP#RR@

29 de Maio 1953-O homem atinge o cume do Everest

O neozelandês Edmund Hillary (n.1919) e o nepalês Tenzing Norgay (1914-1986) colocam quatro bandeiras no cume do Everest, a 8874 metros acima do nível do mar, no local mais alto da Terra, sendo os primeiros exploradores a atingir o cume. No princípio da década dos anos 20, foram realizadas várias tentativas de escalar o Everest, a montanha mais alta do mundo. Contudo, ninguém o tinha conseguido até Hillary e Norgay. Os dois, que faziam parte de uma expedição britânica, fizeram um último esforço para o cume após terem passado a noite a 8500 metros. A notícia do seu feito deu a volta ao mundo a 2 de Junho, o dia da coroação da rainha Isabel II, pelo que muitos o consideraram como um excelente presságio. Nesse mesmo ano, a rainha nomeou cavaleiro Edmund Hillary.

28 maio, 2007

Dias negros se avizinham da América do Sul...

Uma Venezuela colorida.....










Ou...ISTO AQUI!!!
Já não bastava um louco na América do Norte, ainda tinha de vir este metido á besta...

«A RCTV, acusada de golpista pelo governo, teve o seu fim na noite de domingo. Em seu lugar estreou uma rede de TV favorável ao presidente.»



A FORÇA DE UM DITADOR É OBTIDA NA RESTRIÇÃO DOS DIREITOS E LIBERDADES DE UM POVO. MAS ESSA DITADURA SÓ SE MANTEM DE PÉ SE TODO UM POVO O QUIZER...

Ai se fosse por cá...

O ministro japonês da Agricultura, Toshikatsu Matsuoka, enforcou-se no seu apartamento de Tóquio, após ter sido envolvido num escândalo financeiro, avança a agência de notícias Kyodo.
In Publico 28.05.2007


Se a classe politica portuguêsa fosse regida por tais regras, simplesmente......não existiam politicos...

28 de Maio 1961-Campanha de Apelo à Amnistia

O London Observer, um jornal britânico, lança a campanha Apelo à Amnistia, 1961, para a libertação de todos aqueles que cumprem sentença pela expressão pacífica das suas crenças. A campanha foi uma ideia de Peter Benenson, um advogado de crenças católicas que publicou as condições dos prisioneiros de consciência, depois de saber que um grupo de estudantes portugueses estava na prisão por ter brindado pela liberdade num restaurante. A campanha inspirou a formação nesse mesmo ano da Amnistia Internacional, a organização defensora dos direitos humanos. Hoje em dia, a AI trabalha com três objectivos básicos: obter um julgamento rápido e justo para todos os prisioneiros, para acabar com a tortura e as execuções sumárias e para assegurar-se da libertação de todos os prisioneiros por crenças pessoais. A organização recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1977.

27 maio, 2007

Parabéns ao SCP, pela Taça de Portugal.


Portugal hospitalar no seu melhor...

«O hospital do Barreiro pediu ao tribunal uma providência cautelar para retirar das suas instalações uma doente em coma vegetativo, internada há seis anos, e apresentou à família uma factura de 200 mil euros pelos 2168 dias de internamento.»

Este hospital optou por correr com doente em estado vegetativo á cerca de sete anos, não antes de tentar cobrar á familia uma factura de 200.000,00€ .
Deve ser a cobrança dos tais 5 euros por dia de internamento... mas mesmo por esse preço estariamos na casa dos 12.700,00 €, ou se o paciente fosse pai ou filho de alguêm importante, tudo mudava de figura...
«»
Mas o caso seria diferente se não fosse esta outra noticia de 13 de Janeiro de 2007 no Publico:
«O parque de estacionamento para os utentes do Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, entrou esta semana em obras, depois de críticas da população e do presidente da autarquia ao estado de degradação do local»
O hospital teve de arranjar dinheiro para suportar estas obras... sem mais comentários...


27 de Maio 1994-Solzhenitsyn regressa à Rússia

Duas décadas depois de ter sido expulso da URSS, o prémio Nobel Aleksandr Solzhenitsyn regressa à Rússia com uma emotiva recepção. Em 1945, Solzhenitsyn foi condenado a oito anos de trabalhos forçados por ter criticado Estaline numa carta a um amigo. As suas experiências na prisão foram a base da sua obra Um Dia na Vida de Ivan Denisovich, a sua famosa primeira novela. Em 1970 foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura e iniciou a sua obra O Arquipélago Gulag, a sua longa saga sobre o sistema totalitarista russo, desde a ascensão de Lenine à denúncia de Estaline. A publicação estrangeira do livro implicou a sua expulsão do país em 1974 e instalou-se nos Estados Unidos. Em 1990, as acusações de alta traição contra Solzhenitsyn foram retiradas na Rússia e quatro anos depois conseguiu voltar a casa. Solzhenitsyn tem continuado o seu trabalho como escritor e frequentemente publica críticas sobre o governo russo pós-soviético.

26 maio, 2007

26 de Maio 1894- Coroação do Czar Nicolau II

O último czar da Rússia, Nicolau II é Coroado a 26 de Maio de 1894. Não estava preparado para ser Czar nem queria sê-lo, pelo que Nicolau não foi um bom regente. Manteve uma férrea autocracia na preservação, numa época de grandes mudanças. O desastroso final da guerra russo-japonesa levou à revolução de 1905, que Nicolau foi capaz de transformar em algo difuso depois de assinar um manifesto onde prometia sérias reformas. Pouco depois retractou-se das suas promessas e alguns grupos radicais foram tornando-se mais fortes. Em 1914 levou o país a outra guerra custosa e o descontentamento continuou a aumentar. Em 1917, a guarnição do exército em Petrogrado juntou-se aos trabalhadores que exigiam reformas socialistas e Nicolau foi destituído e preso. Vladimir Lenine tomou as rédeas do poder em Novembro e em Julho de 1918, o avanço das forças contra-revolucionárias fez acreditar aos bolcheviques que a família imperial poderia ser resgatada. Com uma condenação à morte, na noite do dia 16 de Julho de 1918, Nicolau, a sua esposa e os seus filhos, assim como vários serventes, foram fuzilados.

25 maio, 2007

Dia internacional da criança desaparecida.

«Mais de 1,2 milhões de crianças são anualmente vítimas de tráfico humano, muitas delas vendidas como escravas, revelou há dias a UNICEF. Quando uma criança - dos 2,2 mil milhões que existem no mundo - desaparece, as possibilidades são inúmeras: fuga, rapto, crime, pedofilia, prostituição. Dúvidas que preocupam milhares de famílias em todo o mundo. É em solidariedade com elas e para recordar todos aqueles cujo destino continua desconhecido que se assinala amanhã o Dia Internacional da Criança Desaparecida.»
In DN 24 de Maio 2007

«Mais de 800 crianças e jovens desapareceram no Reino Unido desde o dia 3 de Maio, quando foi reportado o desaparecimento de Madeleine McCann.»
In DN

Mas é claro que a eficiente policia inglesa, em conjunto com a fenomenal e funcional imprensa britanica já os encontraram a todos...
É que os macacos (leia-se incompetentes)somos nós.

25 de Maio 1895-Oscar Wilde condenado por indecência

Como ponto final de um julgamento escandaloso, o escritor irlandês Oscar Wilde é considerado culpado de "indecência grave" devido às suas relações com o filho do Marquês de Queensberry. Wilde foi condenado a dois anos de trabalhos forçados. Wilde, cujo engenho e extravagância o situaram no centro da vida social e dos círculos literários de Londres, é principalmente recordado pelas suas comédias, como O Leque de Lady Windermere ou A Importância de se Chamar Ernesto. Oscar Wilde utilizou o seu comportamento e as suas obras para pôr permanentemente à prova as fronteiras da ridícula sociedade vitoriana do seu tempo, o que acabou por levá-lo à prisão devido à sua homossexualidade em 1895, no ponto alto da sua carreira. Após a sua libertação em 1897, instalou-se em Paris, onde morreu dois anos e meio depois.

24 maio, 2007

Mais uma Salazariada deste governo...



Não se esqueça de registar o seu nome e nº de funcionário quando aderir á greve de 30 de Maio.

coolio ganstas paradise---- dangerous minds

Um governo cheio de esPinhos e desertos...

O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, afirmou hoje, no final de um almoço promovido pela Ordem dos Economistas sobre a Ota, que "a margem sul é um deserto" e por isso seria "uma obra faraónica" fazer aí o futuro aeroporto de Lisboa.
"Na margem sul não há cidades, não há gente, não há hospitais, nem hotéis nem comércio", disse o governante, acrescentando que, de acordo com um estudo recente, "seria necessário deslocar milhões de pessoas" para essa zona para justificar a construção do novo aeroporto.
In Publico 24-05-2007

Afinal não há somente um esPinho neste Governo, agora já temos uma companhia, o desertoLino e o Dr A. Santos, este ultimo afirma a titulo de desculpa, que o problema é das pontes, podem ser dinamitadas.

Coitadas das gentes do norte, têm de atravessar o Douro e o Mondego, entre outros para chegar a Lisboa...
Oh!! Dr Lino e Dr Almeida Santos os Srs. estão aquí estão a atravessar mas é um deserto... politico é claro.. lol

Girls for the job ...


Na DREN (Direcção Regional de Educação Norte) uma girl ( for the Job) decidiu suspender um professor por alegado comentário jocoso acerca de sua Exciª. o 1º Ministro José Sócrates. O comentário foi proferido perante um ‘bufo’ dito seu colega e amigo á cerca de 15 anos.
Esta demonstração gratuita de poder (mais do eu quero, eu posso e eu mando) apenas pode ser comparada com algumas pérolas do tempo da velha senhora, sim da tal que caiu da cadeira lá para as bandas de Oeiras em 1968.
Talvez esta girl venha a cair do seu poleiro pela prepotencia tida neste caso...

24 de Maio 1883 -É inaugurada a Ponte de Brooklyn

Após 14 anos de construção, a Ponte de Brooklyn sobre o rio East liga finalmente as duas grandes cidades de Nova Iorque e Brooklyn. Concebida por John August Roebling, a Ponte de Brooklyn foi a maior construção suspensa jamais construída até à época. Em 1869, Roebling foi o primeiro de cerca de duas dúzias de pessoas que morreram em acidentes ou de doenças durante a construção da ponte. O seu filho, Washington, tornou-se engenheiro chefe. Pouco depois da inauguração, a Ponte de Brooklyn, que apresenta duas majestosas torres de pedra e se estende por quase meio quilómetro sobre o rio, foi baptizada como a Oitava Maravilha do Mundo. A ligação entre Brooklyn e Manhanttan mudou verdadeiramente o percurso da vida quotidiana de Nova Iorque.

23 maio, 2007

23 de Maio 1701 -O capitão Kidd é enforcado

No cais de execuções de Londres, enforcaram o Capitão Kidd, acusado de pirataria e assassinato. Em 1695, a coroa britânica encomendou a Kidd a detenção de piratas no Mar Vermelho e no Oceano Índico mas, aparentemente, Kidd transformou-se em pirata por sua própria iniciativa em 1697. O seu maior prémio foi a captura do Quedagh Merchant, um veleiro britânico carregado de ouro e outros materiais preciosos, em 1698. Denunciado como pirata, navegou para Nova Iorque para proclamar a sua inocência, mas foi preso e transferido para Londres. Kidd enfrentou um julgamento por cinco acusações de pirataria e uma de assassinato de um membro da sua tripulação. Provas importantes foram suprimidas durante o julgamento e alguns observadores questionaram a insuficiência das provas apresentadas para uma falha de culpabilidade. Condenado por todas as acusações foi executado em Londres no dia 23 de Maio. Nos anos seguintes, surgiu uma lenda imaginativa e popular à volta de William Kidd, incluindo notícias de tesouros enterrados que os caçadores de fortunas têm perseguido durante séculos.

22 maio, 2007

Quem disse que os tempos antigos não voltam mais!

«Um professor de Inglês, que trabalhava há quase 20 anos na Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), foi suspenso de funções por ter feito um comentário – que a directora regional, Margarida Moreira, apelida de insulto – à licenciatura do primeiro-ministro, José Sócrates.

A directora regional não precisa as circunstâncias do comentário, dizendo apenas que se tratou de um "insulto feito no interior da DREN, durante o horário de trabalho". Perante aquilo que considera uma situação "extremamente grave e inaceitável", Margarida Moreira instaurou um processo disciplinar ao professor Fernando Charrua e decretou a sua suspensão. "Os funcionários públicos, que prestam serviços públicos, têm de estar acima de muitas coisas. O sr. primeiro-ministro é o primeiro-ministro de Portugal", disse a directora regional, que evitou pormenores por o processo se encontrar em segredo disciplinar. Numa carta enviada a diversas escolas, Fernando Charrua agradece "a compreensão, simpatia e amizade" dos profissionais com quem lidou ao longo de 19 anos de serviço na DREN (interrompidos apenas por um mandato de deputado do PSD na Assembleia da República).

No texto, conta também o seu afastamento. "Transcreve-se um comentário jocoso feito por mim, dentro de um gabinete a um "colega" e retirado do anedotário nacional do caso Sócrates/Independente, pinta-se, maldosamente de insulto, leva-se à directora regional de Educação do Norte, bloqueia-se devidamente o computador pessoal do serviço e, em fogo vivo, e a seco, surge o resultado: "Suspendo-o preventivamente, instauro-lhe processo disciplinar, participo ao Ministério Público"", escreve.

A directora confirma o despacho, mas insiste no insulto. "Uma coisa é um comentário ou uma anedota outra coisa é um insulto", sustenta Margarida Moreira. Sobre a adequação da suspensão, a directora regional diz que se justificou por "poder haver perturbação do funcionamento do serviço". "Não tomei a decisão de ânimo leve, foi ponderada", sublinha. E garante: "O inquérito será justo, não aceitarei pressões de ninguém. Se o professor estiver inocente e tiver que ser ressarcido, será." »

IN Publico

Para anedota já chega o 'post' anterior...

Como a vida é tão simples...



Fuga para a verdade!!

«Quero deixar-vos também uma palavra de confiança, confiança em vós, nas vossas famílias e a certeza que cada um de vós dará o seu melhor para um país mais justo, para um país mais pobre... perdão, para um país mais solidário, mais próspero, evoluído»


Discurso de José Socrates quando da atribuição de nacionalidade.

Beijinho á esquerda, beijinho á direita

«Uma visita ao Centro de Dia de S. Sebastião foi a iniciativa de pré-campanha escolhida por Fernando Negrão para iniciar ontem a sua candidatura à Câmara Municipal de Lisboa nas intercalares de 15 de Julho.»
IN DN 22-05-2007

Já começa o choradinho junto dos pobrezinhos, dos velhinhos e das criancinhas só falta o 'tal' das feiras.

Mais uma 'pinhada', um ministro assim assim...



«O ministro da Economia, Manuel Pinho, revelou ontem que a empresa Delphi vai criar postos de trabalho em Castelo Branco, minimizando assim o impacto do despedimento de 500 trabalhadores na Guarda.»

In CM 22-05-2007


Afinal no fim do dia a história já não é a mesma, da criação de empregos passou-se aos emprego a já criados...

Na realidade, e citando Nuno Almeida da revista Focus que utiliza uma espressão de Augustina Bessa Luis, vivemos num país assim assim, a Delphi é uma empresa assim assim, o emprego em Portugal é assim assim, o nosso governo é assim assim...

Até eu ja penso que sou assim assim.
«O presidente da Comissão Europeia (CE), Durão Barroso, defendeu esta segunda-feira que devem ser tomadas medidas e esforços conjuntos para combater a deslocalização de empresas dentro do território da União Europeia (UE).»
In CM 22-05-2007
SÓ AGORA É QUE VÊM O PROBLEMA !!!

22 de Maio 1990- União do Iémen do Norte e do Iémen do Sul

Depois de 150 anos separados, o Iémen do Sul marxista e o conservador Iémen do Norte juntam-se na República do Iémen. Situado na parte sul da Península Arábica, o Iémen foi dividido entre os britânicos e os otomanos a meio do século XIX. Os turcos foram expulsos do Norte em 1918, mas os britânicos continuaram a controlar o Sul até 1967, até à criação da República Popular do Iémen, o primeiro e único estado árabe marxista. A unificação em 1990 não foi tão suave como se esperava: a instabilidade económica colocou o país à beira do colapso e em 1994 uma guerra civil dissolveu temporariamente a união. As eleições livres voltaram ao país em 1997.

21 maio, 2007

21 de Maio 1927-Lindbergh aterra em Paris

O piloto norte-americano Charles Lindbergh aterra em Paris, completando com êxito o primeiro voo transatlântico sem escalas e transformando-se num herói internacional. Quando Lindbergh se inscreveu num concurso para realizar um voo sem escalas através do Atlântico, por 25.000 dólares, era um completo enigma. Arranjou um pequeno monoplano, feito de acordo com o seu próprio design e baptizou-o como O Espírito de São Luís. No dia 20 de Maio de 1927, numa manhã chuvosa, descolou do campo Roosvelt de Long Island, em Nova Iorque. O avião ia tão carregado de combustível que apenas conseguiu ultrapassar as árvores que ladeavam o campo no final da pista. Voou para Norte e depois para Este, desde Nova Inglaterra ao Canadá. Na tarde seguinte, depois de voar 5.700 quilómetros em 33 horas e meia, Lindberg aterrou em Le Bourget, em Paris, transformando-se no primeiro piloto a realizar o voo directo sobre o Atlântico.

20 maio, 2007

Futebol Clube do Porto

Parabéns ao FCP pelo seu titulo de Campeão da Liga Portuguesa... mas para o ano há mais....


Parabéns ao meu SPORTING pelo seu brilhante 2º lugar, foram a melhor equipa da Liga.



Na sequência do post anterior

Infelizmente acho que é possivel uma resposta destas!.....

PERGUNTA FEITA NUM EXAME DO 9º ANO:

QUANTOS CONTINENTES EXISTEM?

uma das RESPOSTAS foi:
UNS 50. APESAR DE NÃO TER ESTADO EM TODOS, CONHEÇO O DA AMADORA, CASCAIS SHOPPING. COVILHÃ, MAIA, MAS ACHO QUE AGORA SE CHAMAM CARREFOUR ...

Prolongada recolha de assinaturas em defesa de horários livres

«A campanha de recolha de assinaturas para exigir ao Governo a abertura dos hipermercados durante todo o dia de domingo, lançada pela Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED), vai estender-se até ao final do mês. A recolha de assinaturas junto dos consumidores deveria terminar hoje, mas, segundo a associação, "o esquema montado está a correr bem" e, por isso, vai continuar. »
In Jornal de Noticias
«»
Na realidade a sociedade continua a perder os seus valores, cada vez mais se nota a lógica do lucro nas relações comerciais.
É lógico que a abertura dos espaços comerciais ao domingo irá facilitar a vida de quem durante a semana trabalha e não tem tempo de fazer as suas compras. Mas aqui eu pergunto, como é que as nossas mães e avós faziam na sua altura?
Eu pessoalmente, recorda-me de a minha mãe, que sempre trabalhou, no fim do dia trazer o seu saquito de compras que diligentemente efectuou durante o dia, nas suas horas de folga como o almoço e horas de viagem entre o trabalho e a sua casa.
Mais me recordo que na altura não haviam creches e infantários, máquinas de lavar a roupa ou secadoras, ou se as havia eram um luxo que poucos podiam aceder dificultando ainda mais a vida de uma família que na prática não tinha tempo para nada.
A única coisa que não consigo esquecer é que nunca, NUNCA houve um domingo em que os meus pais não dedicassem esse precioso tempo aos filhos e a sí próprios, fazendo-nos um acompanhamento que durante a semana lhes era impossível.
Logo eu sou contra a abertura de espaços comerciais ao Domingo, uma vez que essa abertura dificulta toda uma relação familiar, favorecendo somente o lucro das grandes superfícies comerciais, retirando alternativas de convivência familiar e de diversificação de ocupação de tempos de lazer que naturalmente deve ocorrer ao Domingo.
Por essa lógica, deveríamos obrigar os Bancos as Seguradoras, o sapateiro todas as empresas de prestação de serviços a estarem abertas ao domingo, todos nós sabemos que não temos tempo para os visitar durante a semana.
Pode ser que assim deixe de haver clientes com disponibilidade de visitar as grandes superfícies ao Fim de Semana…
NÃO AO COMERCIO AO DOMINGO

20 de Maio 1498-Vasco da Gama chega à Índia


Ao chegar à terra em Calcutá, na costa do Malabar, o explorador português Vasco da Gama transformou-se no primeiro europeu a chegar à Índia através de uma rota marítima. Vasco da Gama, nascido num ambiente abastado na corte do Príncipe D. Fernando, aprendeu muito cedo a navegar, pescar e nadar. Quase não se sabe nada da infância e da adolescência de Vasco da Gama, excepto que se alistou como marinheiro aos 15 anos. Em Julho de 1947, Vasco da Gama zarpou de Lisboa, dobrou o Cabo da Boa Esperança e chegou à costa este da Índia. Com a ajuda de um mercador índio que conheceu lá, atravessou o Oceano Índico. Não teve uma boa recepção por parte dos mercadores muçulmanos de Calcutá e em 1499 teve que fugir do porto para iniciar o caminho de volta a casa. Em 1502 liderou uma esquadra de barcos a Calcutá para vingar os massacres anteriores de outros exploradores portugueses e o seu êxito foi completo ao subjugar os nativos. Em 1524, Vasco da Gama foi enviado como vice-rei à Índia, mas ficou doente e morreu em Cochim.

19 maio, 2007

Madeleine, podia ser a minha ou a sua filha...

Banner1

Prepotencia Britanica.


«A polícia portuguesa foi ontem sujeita a mais críticas por parte da imprensa inglesa. O jornal Telegraph refere que as autoridades não observaram as 18 câmaras existentes na Via do Infante.»
In CM
«»
Como é possível que se acuse a Judiciária de não ter feito 'algo', quando os senhores jornalistas e a população em geral se queixam de falta de informação sobre o decorrer das investigações?
Acredito, e sublinho que acredito seriamente em como a Judiciária, uma das melhores polícias de investigação do mundo, está a fazer tudo até mesmo o impossível, para encontrar a pequena Madeleine.

19 de Maio 1935-Morre Lawrence da Arábia

Thomas Edward Lawrence, conhecido em todo o mundo como Lawrence da Arábia, morre como mecânico reformado da RAF, com um nome falso. Lawrence (1888-1935), nasceu no País de Gales, licenciou-se em Oxford e fascinado pela arqueologia, trabalhou para o Museu Britânico no Iraque. Ao eclodir a Primeira Guerra Mundial juntou-se à inteligência britânica e foi destacado para o Cairo e Meca. Durante a guerra, os árabes adoptaram-no como líder estratégico e transformou-se em oficial de contactos quando se insurgiram contra o Império Turco. Lawrence dedicou-se exclusivamente a lutar pela independência árabe: recusou uma condecoração do próprio Rei Jorge V e apareceu na conferência de paz de Paris vestido com um albornoz. Figura única e lendária, as suas memórias, Os Sete Pilares da Sabedoria, foram e continuam a ser lidas em todo o mundo. Em 1922, abandonou todo o tipo de compromissos enriquecedores e alistou-se na RAF com um nome falso: John Hume Ross. Desta forma, esperava fugir da sua própria fama e reunir material para um novo livro. Quando a imprensa o descobriu, o exército deu-lhe uma licença. No ano seguinte conseguiu alistar-se de novo como soldado raso no Corpo de Artilharia, com outro nome falso: T. E. Shaw. Mais tarde voltou a juntar-se à RAF e mudou legalmente o seu apelido para Shaw. Em 1935, pouco depois de se reformar do exército para se concentrar em escrever, teve um acidente mortal de motocicleta.

18 maio, 2007

Pequeno TarZan

Um miúdo chamado Nando, de São Tomé e Príncipe, desapareceu na floresta equatorial durante oito meses e acabou por reaparecer vivo e com saúde para contar a história.
Uma miúda chamada Madeleine, do Reino Unido, desapareceu de uma zona urbana no sul de um país da Europa Comunitária há 15 dias e já poucos prevêem um final feliz.

IN Charquinho

18 Maio 1944 - Aliados expulsam tropas de Hitler de Monte Cassino



É pro menino e pra menina...


«é uma ideia 'funtastica', pessoalmente é uma bebida tipo classica, uma coisa assim ainda mais por cima é Super Bock , deve ser dado a crianças tambem para incentivar a cerveja.... Isto é 'COLTORAL'»

18 de Maio 1974- A Índia detona a bomba atómica

No deserto do Rajastão, o governo da Índia detona com êxito a sua primeira arma nuclear, uma bomba de fissão de potência semelhante à lançada sobre Hiroshima. O teste foi feito no dia do tradicional aniversário da santificação de Buda e a Primeira-ministra da Índia, Indira Gandhi, recebeu a mensagem "Buda sorriu" dos eufóricos cientistas que efectuaram a detonação. A Índia, que acabava de se transformar na sexta potência nuclear do mundo, tinha desfeito o monopólio nuclear dos cinco membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas, formado por: Estados Unidos, União Soviética, Grã-Bretanha, China e França. Após a experiência, a Índia teve que defender-se da crítica internacional, assegurando que utilizaria o seu poder nuclear como arma dissuasora na defesa contra a China e o Paquistão.

Capicua

Aqui vai uma capicua... na escrita... o que é raro!!!

Nem quero pensar no tempo que algum cromo deve ter gasto para descobrir isto...

Sabiam que a seguinte frase:

"SOCORRAM-ME SUBI NO ONIBUS EM MARROCOS"

Lida da direita para a esquerda, é exactamente a mesma coisa!

17 maio, 2007

17 de Maio 1970-Heyerdahl navega numa embarcação feita de papiro

Zarpa o Ra II, um barco de vela construído em papiro pelo antropólogo norueguês Thor Heyerdahl, para atravessar o Atlântico. O expedicionário e perito em navegação antiga Thor Heyerdahl (n.1914), que realizou a sua primeira expedição marinha à Polinésia em 1937, construiu uma réplica de um barco egípcio antigo, o Ra, com juncos de papiro, para provar a sua teoria de que os egípcios foram os primeiros navegadores a chegar ao continente americano. Em 1969, após inúmeras cruzadas -entre outras às Ilhas Galápagos, à Ilha de Páscoa e a expedição do Kon-Tiki-, Heyerdahl zarpou do antigo porto fenício de Safi, Marrocos, a bordo de um veleiro de 15 metros, para a América Central em Maio de 1969. Com uma tripulação de sete homens de sete países diferentes, sob uma bandeira das Nações Unidas, o Ra navegou 5000 quilómetros em 56 dias. As tormentas do Atlântico e a construção deficiente não permitiram que a expedição atingisse o seu destino: Heyerdahl teve que abandonar quando faltava uma semana de navegação para chegar às Ilhas Barbados. Dez meses depois, o navegador norueguês construiu e lançou no mar o Ra II e cumpriu a sua missão de atravessar o Oceano Atlântico em 57 dias.

16 maio, 2007

Gabriela - Abertura - 1975


Só para matar saudades da época...

16 de Maio 1968-Os protestos de rua multiplicam-se em França

Depois de alguns distúrbios de rua em Paris durante um par de semanas, estudantes da Sorbonne tomam de assalto a universidade e pedem soluções radicais para o problema do desemprego. A sua atitude serviu de exemplo para outros estudantes e trabalhadores de todo o país que se declararam em greve e ao fim de uma semana o país estava totalmente paralisado. O Presidente Charles de Gaulle, após uma tentativa falhada de acabar com a greve geral, dissolveu a Assembleia Nacional e convocou novas eleições. Embora o seu partido tenha ganho a reeleição o descontentamento continuou até à sua demissão em 1969.