Citador

29 novembro, 2007

Hugo Chavez e o seu 'tempo'


Hugo Chavez, descobriu a pólvora, vai desorganizar a comunidade internacional com a mudança de meia hora sobre o fuso horário que lhe corresponde...o Bush de estar muuuiiitooooo preocupado.
Bom até aqui nada de novo, se bem se lembram o Cavaco em Portugal, e sem petroleo, também desorganizou os relógios biológicos das criancinhas, dos adultos, do cão e do gato.
No fim disto tudo, o que verdadeiramente me preocupa, é que com um tão grande grau de amizade entre Chavez e Sócrates, e vice versa, por cá se decida optar também pela hora da Republica das banan , desculpem Bolivariana da Venezuela, e se adopte a Meia Noite como Meio Dia, a Uma, originando uma poupança enorme, na hora de trabalhar estamos a dormir, e na hora de dormir estamos tão cansados que nem apetece trabalhar.
Amanhã é dia de greve geral, pena que eu seja do sector privado, assim tenho que ir trabalhar a horas, cumprir o meu horário, e fazer umas horitas extraordinárias não remuneradas. Só espero que os comboios não estejam parados e que cheguem a horas...

O Exame Mais Fácil Do Mundo

Responde a estas OITO fáceis perguntas...

Para ficares APROVADO necessitas apenas de quatro respostas correctas.

1 - Quanto durou a guerra dos cem anos?

2 - Que país fabrica os famosos chapéus “Panamá”?

3 - De que animal se obtêm as cordas de tripa de gato?

4 - Em que mês os russos celebram a Revolução de Outubro?

5 - De que são feitos os pincéis de Pêlo de Camelo?

6 - Com base em que animal foi posto o nome às Ilhas Canárias?

7 - Qual era o primeiro nome do Rei Jorge VI ?

8 - De que cor é a caixa negra dos aviões?

Respondeste?

Continua e verifica as tuas respostas ... AQUI

28 novembro, 2007

28 de Novembro de 1943-Conferência de Teerão

Entre 28 de Novembro 1 de Dezembro de 1943 é realizada a Conferência de Teerão,
Ali, reuniram-se Franklin Delano Roosevelt, Winston Churchill e Joseph Estaline.
Somente uma guerra poderia ter colocado aqueles três homens tão diferentes reunidos ao redor de uma mesma mesa de negociações, e com um único objectivo, derrotar Hitler
Esta Conferência definiu o rumo a seguir e as condições a impor a Hitler e aos seus aliados na Segunda Guerra, e que eram os seguintes:
- Rendição incondicional da Alemanha Nazista;
- Ajuda militar aos guerrilheiros Jugoslavos;
- Polónia, com compensações territoriais e com governo pró-soviético;
- Acerto da Operação Overlord – o nome código do grande desembarque anglo-saxão nas costas da França atlântica, que seria realizado em 6 de Junho de 1944, coordenado com a invasão do sul daquele mesmo país;
- Abertura do segundo fronte na Europa Ocidental.

Estaline assume nesta conferência o compromisso de declarar guerra ao Japão. Roosevelt expusesse os seus planos de retomar o ideál do presidente Woodrow Wilson, e a fundar uma instituição internacional que substituísse a Liga das Nações (que viria a ser a ONU), “baseada no princípio de igual soberania entre todas as nações pacíficas” garantindo um mundo democratizado como garantia da paz e da segurança dos povos da Terra.
Seria um grande areópago de Quatro ou Cinco potências (EUA-GB-URSS- França ou China), com assentos permanentes num Conselho de Segurança, frente a uma Assembleia-geral aberta a todos. Aquele clube dos grandes do mundo, que a imprensa mais tarde chamou de as “quatro polícias” teria o papel de supervisionar os conselhos regionais, um para cada continente, para impor um clima de ordem e tranquilidade no planeta inteiro.

Fonte: Educa Terra

27 novembro, 2007

27 de Novembro de 1807- A Corte Portuguêsa foge para o Brasil.

Em 1703, época em que Portugal mantinha muito boas relações com Inglaterra, graças à velha Aliança que vinha do tempo da Dinastia de Avis.
Esta aliança originou uma recusa de Portugal em aderir ao Bloqueio Continental solicitado por Napoleão, alem de recusar abdicar de negócios com o Império Britânico.
Insatisfeito com esta recusa, Napoleão decide avançar sobre Portugal e forçando uma aliança com o Reino de Espanha, para uma invasão de terras Lusas.
Nesse sentido, foram realizadas três tentativas de invasão, originando estas, e com receio de um fim para a monarquia portuguesa, a fuga de toda a Corte para terras de Vera Cruz, a Jóia da Coroa Portuguesa, o Brasil.
Assim D. João VI, e toda a família Real, foge para o Brasil em 1808,
A incapacidade de Napoleão para gerir esta invasão, associado á forte resistência encontrada em Portugal, poderá ter originado o fim do Império Napoleónico, pensamento traduzido em Memoires de Ste. Hélène, nas palavras c'est ça qui m'a perdu (tradução: foi isso que me fez perder).
Esta deslocação do poder para o Brasil, também iniciou o movimento independentista e consequente separação do Brasil do restante império português, não sem que a Corte Portuguesa ainda sonhasse com Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

26 novembro, 2007

Nós por cá, tambem recusamos realizar um campeonato com quem nos monospreza, temos o nosso orgulho...

«Tras el éxito de la Eurocopa de 2004, en Portugal se habla insistentemente de organizar el Mundial de 2018 en una candidatura conjunta con España. Hay personalidades lusas muy interesadas y le han preguntado recientemente al ministro de Deportes. "No está sobre la mesa aún", ha respondido.» In 20minutos


Um dos comentários colocado por um leitor espanhol foi este,


«España es lo suficientemente importante HISTORICAMENTE Y FUTBOLISTICAMENTE como para compartir este gran evento con un otro pais y menos con un pais menor como Portugal seria rebajarse o solos o c no queremos mundial.»



Triste, muito triste...

Porque não fazem filhos?

... diria o Rei de Espanha a Cavaco Silva... errado, foi mesmo uma saida de Cavaco, que de rei, nada tem.
Não esqueçamos, que ele, sim foi o 'pai' da desertificação do interior, construindo as vias de escoamento sem apostar na ancorar das pessoas, da agricultura, da industria, estas sim que produzem riqueza, ou mesmo dos filhos, e aqui porque estes fogem para os lugares onde estão em excesso, mas onde ainda se consegue trabalho nos McDonald´s ou na distribuição da publicidade porta a porta.
Onde estão as oportunidades criadas pelos sucessivos pacotes de fundos da UE?...
Eu respondo; na emigração crescente, na venda da nossa alma aos espanhóis, na venda do nosso direito á indignação por esta geração que apenas destruiu o que de positivo ainda detinhamos...
Porque não fazem filhos? diz este politico...Porque não fazem filhos?
Porque não há incentivo, porque um filho é caro dois é insuportavel e três é suicidio. Porque não vemos futuro para eles, porque hoje em dia não é rentavel ter filhos.
Nem este goverto 'Socratiano', dito de um partido socialista, que tradicionalmente aposta nas pessoas, se vê incentivos.
Já vamos nascer em Espanha, as Escolas fecham, as distancias para as mesmas é percorrida em horas de sofrimento, a pé ou em autocarros retirados de circulação em outros paises, o apoio médico cada vez é mais dificil, ou mesmo impossivel por ser caro. As reformas não são garantia de uma velhice facil, nem mesmo garantidas estão...
Porr@, sr Cavaco e afins, para que raio é que Vossas Excelencias querem que façamos mais filhos?

26 de Novembro 2003 - Concorde é retirado oficialmente dos voos comerciais.

Avião de passageiros supersónico, operado em exclusividade pela francesa Air France e pela britânica British Airways, iniciou os Vôos comerciais em 21 de Janeiro de 1976, alcançava a velocidade de cruzeiro, Mach 2,04, aproximadamente 2.500 km hora.
A construção das duas primeiras aeronaves começou em Fevereiro de 1965 em Toulouse. O seu primeiro voo, não comercial, ocorreu em 1º de Outubro de 1969.
Voar no concorde, era uma experiência única, olhando pela janela, e por voar a cerca de 58.070 pés, podia-se ver claramente a curvatura da Terra.
A história desta magnifica ‘ave’ termina a 25 de julho de 2000, quando um Concorde da Air France se despenha. Este acidente foi o principio do fim, sem no entanto se tentar um efémero regresso até Abril de 2003.
A Air France, suspende os voos em 31 de Maio de 2003, pertencendo o ultimo voo á British Airways em 24 de Outubro de 2003.

25 novembro, 2007

25 de Novembro de 1967 - Grandes Inundações na grande Lisboa.


Faz hoje 40 anos em que Cinco horas de chuvas torrenciais fizeram com que Lisboa ficasse literalmente debaixo de água.
Um conjunto de factores levou a que um forte temporal, entre as 19 horas e as 24 horas do dia 25 de Novembro, provocassem um dos mais graves sinistros na região de Lisboa, a chuva que caiu nessas cinco horas correspondeu a 1\5 do que choveu em Portugal durante todo o ano.
Só no dia seguinte, se descobriu a verdadeira tragédia, entre 600 e 700 mortos, um milhar de desalojados.

25 de Novembro de 1975 - Fim do PREC.

Fim do PREC, Processo Revolucionário em Curso, (também referido como o "período revolucionário em curso" ou, mais frequentemente, apenas pela sigla PREC).Decorre essencialmente entre Março e Novembro de 1975. foi um período conturbado e marcante para a sociedade portuguesa. Na sua origem origina vários actos de violência, em especial no norte do país, provocados por facções conservadoras, que procuravam manter-se anónimas, e por um crescendo de propaganda anti-comunista.

24 de Novembro de 1906 - Nasce António Gedeão.



Nasce em Lisboa, a 24 de Novembro de 1906 António Gedeão, pseudónimo de Rómulo Vasco da Gama de Carvalho, poeta, professor e investigador, foi autor de inúmeras obras de divulgação científica e de poemas como Lágrima de Preta e Pedra Filosofal esta ultima, imortalizada numa melodia de Manuel Freire.

23 novembro, 2007

23 de Novembro 1893-Morre Piort Llich IIich Tchaikovsky



Piort Llich IIich Tchaikovsky nasceu em Votkins, um cidade russa perto dos Urales em 7 de Maio de 1840. Seus pais e seus cinco irmãos garantem que Piort começou a compor "quando conheceu o que era música". Sua personalidade nervosa, a perda de sua mãe quando tinha somente 14 anos, sua paixão e idolatria por Mozart e por as mulheres, foram alguns dos elementos que marcaram e influenciaram nas suas obras. Tchaikovsky faleceu em 23 de Novembro de 1893

22 novembro, 2007

Não sei a origem, mas que hoje em dia acredito em tudo, acredito...

Olá a todos,

Na Quarta-feira dia 31 de Outubro, véspera de feriado, vim deixar os meus dois filhos do meio (tenho 4 filhos), de 5 e 4 anos, a casa por volta das 18.30 com a minha empregada que estava em casa com a mais pequena e voltei a sair para ir tratar de uns assuntos pessoais. Eram mais ou menos umas 19.00, quando recebo uma chamada de casa no meu telemóvel; era a minha empregada a perguntar-me se eu tinha pedido a alguém para vir buscar os meus filhos de 4 e 5 anos, eu fiquei um bocado confusa na altura, e disse-lhe que não mas porquê, ela respondeu-me que estava um homem no intercomunicador do prédio a dizer que vinha buscar os meus filhos e que tinha mesmo dito o nome deles, comecei a ficar cada vez mais assustada e disse-lhe para lhe perguntar quem era ele e quem o tinha mandado ao que ele respondeu dizendo que era o João Pereira e que tinha sido a D.Marta (eu) que lhe tinha dito para vir buscar os meninos; ela ia-me contando tudo mas com o intercomunicador desligado, para ele não perceber e eu pedi-lhe para ela lhe perguntar para onde ele queria ir, porque estava na esperança que ele se tivesse enganado no andar e que por muita coincidência houvesse alguém com o mesmo nome que eu e com duas crianças com os mesmos nomes que os meus filhos, mas a minha empregada percebeu que era para lhe perguntar para onde ele ia com as crianças e quando ela fez essa pergunta, quem estava lá em baixo, não respondeu mais e ela ouviu um barulho que possivelmente era a porta da entrada a bater (talvez de alguém que tinha saído).
Claro que fui directa à esquadra mais próxima de casa, onde me disseram que não podiam fazer nada, nem tirar impressões digitais, nem sequer apresentar queixa porque, uma tentativa de rapto, não é considerado um crime e que a responsabilidade é toda dos pais, etc etc etc….basicamente além de me ter assustado ainda mais dizendo que estes casos são mais comuns do que se pensa, perguntaram-me a que Jardins públicos eu ia, ao que respondi ao Jardim da estrela e ao jardim da parada em campo de Ourique, e o Polícia disse-me que tem pedófilos referenciados nestes Jardins e que ele próprio já tinha visto um homem a tirar fotografias a crianças que não lhe eram nada……………Enfim isto para dizer que o perigo é bem mais real do que aquilo que eu pelo menos imaginava!
E é por isto que mando este mail com esta história inacreditável que se passou comigo e que como é obvio me deixou bastante assustada e muito preocupada.
Fomos aconselhados a ir directamente à polícia Judiciária e é o que vamos fazer amanhã, fora isto não há muito mais a fazer a não ser espalhar esta história pelo máximo numero de pessoas possível, 1º para estarmos todos com muita atenção porque pelos vistos isto não se passa só nos filmes e depois porque tenho esperança que alguém já tenha ouvido um caso parecido e me possa dizer alguma coisa ou ajudar de alguma maneira!
Peço por isso que espalhem este mail por todos os vossos conhecidos e amigos e que se alguém souber de alguma coisa me responda para o meu e’mail.

Obrigada,

Marta Lino

Há dias de sorte...



22 Novembro de 1963 - Kennedy é assassinado em Dallas.

Político norte-americano e presidente dos Estados Unidos entre 1961 e 1963.
Filho de um rico banqueiro de origem irlandesa, participa na Segunda Guerra Mundial. Ingressa na política em 1946 como membro da Câmara de Representantes. Em 1952 é senador pelo estado de Massachusetts. Nas eleições presidenciais de 1960 triunfa sobre o republicano Nixon: é o primeiro católico que chega à presidência dos Estados Unidos.
Na política interna tem de enfrentar uma recessão económica e a luta da população de raça negra a favor da igualdade de direitos. Na externa, favorece uma política de coexistência pacífica com a União Soviética, combinada com medidas imperialistas como o desembarque de tropas anticastristas em Cuba e o envio dos primeiros assessores militares dos Estados Unidos para o Vietname.
Morre a 22 de Novembro de vítima de atentado sobre cuja autoria muito se tem discutido.

Oh! Britannia...

Não sou particular fã de futebol, mas ontem tive uma imensa alegria. Mas essa alegria, não foi pela passagem de Portugal á fase final, mas sim da eliminação de Inglaterra. É que nem assim sabem perder.

Oh! Britannia... isto, e como se diz em Braga, só por um canudo...lolololololol
Não é chauvinismo, é pura alegria...

22 de Novembro de 1975 - É devolvida, atravez de Juan Carlos, a monarquia a Espanha.

Juan Carlos Alfonso Víctor María de Borbón y Borbón nacido em Roma a 5 de janeiro de 1938, filho de Juan de Borbón y Battenberg, e Maria das Mercedes de Bourbon e Orléans, Princesa das Duas Sicílias, toma o lugar de seu avô, Afonso XIII, deposto em 1931 pela Segunda República Espanhola, como Rei de Espanha.
A República termina com a ditadura de Francisco Franco, com Caudilho da Espanha que governou até sua morte em 20 de novembro de 1975.
Em 22 de novembro, Juan Carlos I de Borbón, casado com Rainha Dona Sofia, retoma o lugar na Monarquia constitucional de Espanha.
Será sucedido por seu filho, Filipe, o Príncipe das Astúrias.

21 novembro, 2007

21 de Novembro de 1694 - Nasce Voltaire

François Marie Arouet, nasceu em 21 de Novembro de 1694, Paris, faleceu em 30 de maio de 1778, Paris, com 83 anos., dramaturgo, escritor, filósofo, historiador e novelista francês.
Voltaire é um dos principais nomes do iluminismo na França. De família rica, estuda com os jesuítas no Colégio de Clermont, revelando-se aluno brilhante. Mais tarde frequenta a Société du Temple, de intelectuais parisienses. Escreve versos que são considerados ofensivos ao regente francês Philippe d'Orléans. Por isso é aprisionado na Bastilha. Faz sucesso em 1718 com a tragédia "Édipo".

20 novembro, 2007

Bush, só poderia ter inimigos deste calibre, à sua altura...







20 de Novembro de 1959 - Aprovada e publicada a Declaração dos Direitos da Criança.


1- A criança deve ter condições para se desenvolver física, mental, moral, espiritual e socialmente, com liberdade e dignidade.

2- A criança tem direito a um nome e uma nacionalidade, desde o seu nascimento.

3- A criança tem direito à alimentação, lazer, moradia e serviços médicos adequados.

4- A criança deve crescer amparada pelos pais e sob sua responsabilidade, num ambiente de afecto e de segurança.

5- A criança prejudicada física ou mentalmente deve receber tratamento, educação e cuidados especiais.

6- A criança tem direito a educação gratuita e obrigatória, ao menos nas etapas elementares.

7- A criança, em todas as circunstâncias, deve estar entre os primeiros a receber protecção e socorro.

8- A criança deve ser protegida contra toda forma de abandono e exploração. Não deverá trabalhar antes de uma idade adequada.

9- As crianças devem ser protegidas contra prática de discriminação racial, religiosa, ou de qualquer índole.

10- A criança deve ser educada num espírito de compreensão, tolerância, amizade, fraternidade e paz entre os povos.

19 novembro, 2007

A proposito da assinatura do Tratado de Lisboa...


« (...)
Entretanto, o ministro dos negócios estrangeiros da Dinamarca deu o contributo final para transformar a "não história" num assunto político, que será debatido ao mais alto nível.
Segundo a Lusa, Per Stig Moller insurgiu-se esta terça-feira contra a realização da assinatura do Tratado e da Cimeira Europeia em locais diferentes. "Temos de fazer a cimeira em Lisboa ou em Bruxelas. Não podemos ir aos dois sítios", afirmou o ministro a um jornal do seu país, adiantando que quer ver o assunto discutido na próxima reunião dos chefes das diplomacias dos 27, no dia 19 de Novembro.
(...)»

No Expresso 19-11-2007


Será que existiria o mesmo problema, se a cidade escolhida fosse na Alemanha ou na França ou na Grã Bretanha??

19 de Novembro de 1894, Nasce Américo Tomáz.

Nasce, em Lisboa, o Almirante Américo de Deus Rodrigues Tomás. É eleito para o cargo de Presidente da República Portuguesa em 1958, onde concorreu contra Humberto Delgado, em eleições ditas democráticas.
No entanto, estas eleições foram consideradas apenas de mais uma manobra de perpetuação do Estado Novo, e da ditadura Salazarista.
Termina o seu mandato no 25 de Abril de 1974, altura em que é demitido pelo Movimento das Forças Armadas.

18 novembro, 2007

18 de Novembro de 1921 - estreia oficial da selecção portuguesa de Futebol

Estreia de Portugal Como Selecção Oficial de Futebol

17 de Novembro de 1717 - Inicio da construção do Convento de Mafra

Construído durante o reinado de D. João V, em pleno período de entrada das riquezas vindas do Brasil. Começou por ser um pequeno mosteiro para albergar cerca de 10 frades franciscanos, mas o seu projectista, Johann Friedrich Ludwing, alterou significativamente o projecto, albergando no seu período auge, cerca de 300 frades.
Empregou na altura cerca de 50 mil trabalhadores na sua construção.
Alberga uma das mais bonitas bibliotecas da Europa, executado com os melhores mármores e madeiras,que elaboram dezenas de obras de arte.
Trata-se, a meu ver, do único monumento português, onde a terminologia de palácio, pode ser verdadeiramente aplicada.

Um GRANDE problema, onde montar a barraca de KADAFI??

É á escolha,

-Nos Jardim do Principe Real,
-Na Expo, junto ao Rio Trancão,
-Na Av da Liberdade, sito no Parque Eduardo Sétimo,
-Na Damaia, junto ao 6 de Maio, ou a celebre Cova da Moura,
-No Campo de Jogos do Benfica,... lol
-No Jardim do Campo Grande,
-No jardim da Estrela,
-Em São Bento....
-No largo do Caldas,
-Na Lapa...

Sim porque em qualquer destes lugares há falta de planeamento, estratégia, ou visão de futuro, é quase um deserto....
Eh pá!!!! esta do deserto é má!!!!....
Não tem nada a ver com a margem sul....

16 novembro, 2007

16 de Novembro de 1532 - Pizzarro assassina Atahualpa

Pizzarro chega a Cajamarca, onde, deixando o seu exército fora da cidade, convida o Sapa Inca, Atahualpa para um jantar em sua honra.
Atahualpa chega á praça que aparentava estar vazia, pois os homens de Pizarro aguardavam ocultos,
Atahualpa foi recebido apenas pelo padre Vicente Valverde que, através de um tradutor, imediatamente interpelou Atahualpa exigindo que ele e seu séquito se convertessem ao cristianismo e se submetessem à soberania do rei espanhol, ameaçando-o
De acordo com lei espanhola, a esperada recusa de Atahualpa à tal "Exigência" permitiria que os espanhóis oficialmente declarassem guerra aos incas. Aproveitando este momento, Pizzarro, assassina a guarda de honra e fez o próprio imperador prisioneiro.
Atahualpa foi julgado culpado de todas as doze acusações, e foi condenado a ser queimado vivo na fogueira. No momento da execução, Atahualpa aceitou a proposta do padre Valverde de diminuição da pena e aceitou ser baptizado para em seguida ser executado por estrangulamento no dia 26 de Julho de 1533.

14 novembro, 2007

Tomem-se as medidas legais necessarias...

«The couple could sue police over a series of mistakes in the investigation which hindered the search for Madeleine.
But they told Sky News Online it was far too early to talk of such action.
The two doctors stressed their number one objective is to find their daughter, who vanished from her bedroom in the Algarve on May 3.»
In Sky News de 9-11-2007
«»
Que se processe os Mcann por três crimes de abandono de crianças.
Que se processe e culpe os Mcann pelo desaparecimento de sua filha Maddie por incúria na sua guarda.
Que se responsabilize os Mcann e todo o circo de influencia montado em torno deste triste episódio,pelas despesas provocadas pela investigação, sim porque no fim quem paga tudo é o bolso do contribuinte português.
»«
Nota: na Grâ-Bretanha desaparecem diariamente 3 crianças, das quais uma não é encontrada. Não se vê nesse país, em caso algum, um circo montado com tamanho aparato...

14 de Novembro de 1839 - Nasce Julio Dinis

Joaquim Guilherme Gomes Coelho de seu nome, nasce no Porto a 14 de Novembro de 1839. Formou-se em medicina, na Escola Médica do Porto, mas é no campo da literatura que se evidencia.
Originário de uma família de tuberculosos (a mãe e os irmãos morreram vítimas da doença), Júlio Dinis também contraiu o mal e abandonou a medicina em busca da cura na Ilha da Madeira.
Essa tentativa valeu-lhe pouco, pois veio a falecer, ainda muito novo a ,12 de Setembro de 1871.
Os primeiros textos de Júlio Dinis já antecipavam o Realismo, pois apresentavam diálogos ágeis e descreviam a psicologia da burguesia. Foram publicados em "A Grinalda" e em "O Jornal do Comércio".
O primeiro deles, "As Pupilas do Senhor Reitor" (1867) foi recebido com muito entusiasmo pela critica.
«»

As Pupilas do Senhor Reitor (1867)
A Morgadinha dos Canaviais (1868)
Uma Família Inglesa (1868)
Serões da Província (1870)
Os Fidalgos da Casa Mourisca (1871)
Poesias (1873)
Inéditos e Dispersos (1910)
Teatro Inédito (1946-1947)

13 novembro, 2007

13 de Novembro de 1460- Morre o Infante D. Henrique.



Morre no Porto, o Infante D. Henrique, impulsionador dos descobrimentos portugueses, conhecido por Infante de Sagres, era o terceiro filho do Rei D. João I (fundador da Dinastia de Avis) e de Dona Filipa de Lencastre.

¿Por qué no te Callas? Piers Merchant...

«Piers Merchant, assessor do deputado europeu Roger Knapman, acusa o sistema judicial português de ser «corrupto» e explica que o Governo inglês se tem envolvido no apoio aos McCann porque «Portugal não tem uma verdadeira tradição de direitos civis, liberdades e democracia»
(...)
«Portugal não tem uma verdadeira tradição de direitos civis, liberdades e democracia»
«Portugal não tem uma verdadeira tradição de direitos civis, liberdades e democracia»
(...)
Ao SOL, o assessor assegurou que sempre que responde às cartas enviadas ao euro-deputado faz questão de frisar que as respostas são da sua responsabilidade: «As opiniões são mais minhas do que de Knapman, até porque eu próprio sou político e respondo pelas minhas ideias, mas de uma maneira geral, as minhas ideias são muito semelhantes às suas».
Merchant – que respondeu em nome de Knapman – aproveitou ainda para avisar a autora da carta de que tudo o que escrever «mesmo que na Internet ou num e-mail está sujeito às leis da difamação», aconselhando-a «para o seu próprio bem, ser muito cuidadosa ao fazer circular declarações altamente difamatórias sobre Kate e Gerry McCann».
In SOL 13-11-2007
«»
Torno a afirmar, e independente do facto de a policia portuguesa ser ou não boa, ser eficaz e célere ou não , que não compete a estes senhores, virem a publico ofender o bom nome de Portugal.
Por alguns momentos gostava de ser espanhol, Juan Carlos, ao menos teve-os no sitio, ao mandar calar Hugo Chavez perante uma enorme audiencia ...

Gosto ainda mais do fim da noticia, onde a devida liberdade de expressão se encontram devidamente assegurada...

¿Por qué no te Callas? ... Piers Merchant...

12 novembro, 2007

SHHHHIIIIIIIIIIUUUUUUUUUUUUU




«O primeiro-ministro espanhol tentou defender o seu antecessor dos insultos proferidos pelo presidente venezuelano.

José Luis Zapatero. Não sou eu quem está próximo do ex-presidente [José María] Aznar, em termos ideológicos, mas Aznar foi eleito pelos espanhóis e exijo, exijo...

Hugo Chávez. Diga-lhe que respeite... Diga o mesmo a ele.

José Luis Zapatero. Exijo esse respeito, por uma razão, além disso...

Hugo Chávez. Diga-lhe o mesmo, Presidente....

José Luis Zapatero. Certamente.

Hugo Chávez. Diga-lhe o mesmo....

Juan Carlos. Porque não te calas?

Michelle Bachelet. Por favor, não entremos em diálogo. Teve tempo para expor a sua posição. Presidente, termine.

Hugo Chávez. Pode ser espanhol o presidente Aznar, mas é um fascista e é um...

José Luis Zapatero. Presidente Hugo Chavéz, creio que há uma coisa essencial. É que para respeitar e para ser respeitado devemos procurar não cair no insulto.

Chávez. O Governo da Venezuela reserva-se no direito de responder a qualquer agressão, em qualquer lugar, em qualquer espaço e em qualquer tom. »
Na Integra DN 12-11-2007

É facil alterar as regras do jogo, utilizando a pobreza como arma.
Quem não está por ele, está contra ele.
Se um jornal o critica, é fechado.
Se uma estação de televisão apoia os seus opositores, é fechada.
Se alguem faz uma manifestação contra o seu governo, manda a tropa "amanssar" os manifestantes com canhões de agua, bastões e balas de borracha.
Os lideres das manifestações são presos.
Assim é facil convencer o povo, dás-lhe um rebuçado e limpas-lhe o coiro.

Mas será que esse povo é assim tão anti-democratico, e não vê que Hugo Chavez está a tentar imitar Fidel Castro, de forma a tomar o seu lugar na politica internacional e de ser o seu sucessor na historia.Não se esquecam as copias são sempre uma fraca reprodução do original, Fidel teve a sua epoca, Chavez já vem fora de epoca.

Mas acima de tudo, nenhum pais, por muito rico ou pobre que seja, merece viver debaixo de uma Ditadura, nenhum pais consegue viver isolado no mundo como o conhecemos. Que não seja a sede pelos petró-dollares por parte de um louco, que venha a arruinar um pais que pode ter um futuro promissor.

Concordo que a riqueza originada pelo petróleo deve ser melhor investida, mas não acredito que essa distribuição, e a partir do momento que Chavez assumiu o poder, venha a ser correctamente distribuida!!

Chavez é um potencial ditador e vai sê-lo de forma brutal (o tempo o dirá)...infelizmente para a américa do sul..

Só deixo o meu grito para o povo da Venezuela,

LIBERDADE, NÃO Á DITADURA.


12 de Novembro de 1991 -- Massacre de Santa Cruz, Timor

Dili, cemitério de Santa Cruz, as tropas indonésias disparam sobre população, durante homenagem pacifica a um jovem, morto pelas tropas ocupantes, Muitas pessoas acabaram por falecer neste ataque, que por sorte, ou azar foi filmado por um jornalista e apresentado pelas principais cadeias internacionais de televisão, mostrando as atrocidades que Timor sofria na pele, fazendo mais por este pequeno país do que vinte anos de diplomacia.
Este episódio foi o início do fim da ocupação do território, fechando assim o ciclo do Império Português.

11 novembro, 2007

11 de Novembro, dia de S. Martinho



Comemora-se hoje o dia de S. Martinho. Praticamente todos os santos populares no nosso país são comemorados durante o verão, ao Inverno apenas chega S. Martinho que associamos á prova do vinho, e às castanhas, não sem que popularmente encontremos um ‘verão de S. Martinho’ para o comemorar.
Nasceu no Sec. IV por volta de 316.

09 novembro, 2007

É sempre bom sabermos estas coisas …


Argumentação de um português que foi apanhado a 250 km/h numa estrada
onde o limite era de 70 km/h.

Sr. Dr. Juiz,

Confirmo que vi a estrada a marca 70 em números negros inscritos num círculo vermelho, sem qualquer informação de unidades.

Ora como sabe, a Lei de 4 de Julho de 1837 torna obrigatório em Portugal o Sistema Métrico, e o Decreto 65-501 de 3 de Maio de 1961, modificado de acordo com as directivas europeias, define, como unidade DE BASE LEGAL, as unidades do Sistema Internacional, SI. Poderá confirmar tudo isso no site do Governo.

Ora, no Sistema SI, a unidade de comprimento é o "Metro", e a unidade de Tempo é o "Segundo". Torna-se portanto evidente que a unidade de Velocidade é o "Metro por Segundo". Não me passaria pela cabeça que o Ministério aplicasse uma unidade diferente.

Assim sendo, os 70 Metros por Segundo correspondem exactamente a 252 km/h. Ora a Polícia afirma que me cronometrou a 250 km/h o que eu não contesto. Circulava portanto 2 km/h abaixo do limite permitido.

Esperando a aceitação dos meus argumentos, de Va. Exa...

A persistencia leva á glória

Hoje faz-me falta...

SENHOR,
dai-me sabedoria para entender alguns colegas, porque se me dais força, parto-lhes a cara!!!"

Olha! Olha !! se fosse aquí em Lisboa...


9 de Novembro de 1989 - Queda do muro de Berlim.


Faz hoje 18 anos, que o sonho da reunificação alemã passou do sonho á realidade. O Muro de Berlim símbolo da divisão da Alemanha , caiu a República Federal da Alemanha (RFA) e a República Democrática Alemã (RDA) pura e simplesmente deixaram de existir, passando no seu lugar a existir uma única República Federal da Alemanha.
O muro que durante muitos anos marcou uma guerra, de inimigos declarados mas sem confrontos directos foi uma espécie de Tratado de Tordesilhas do sec. XX, dividiu o mundo em dois grandes blocos, os capitalistas, conotados com o Ocidente e com o mundo democrático, e o bloco de Leste conotado com a corrente socialista. Construído em 13 Agosto de 1961, ao longo de 60 Km, dividiu a cidade de Berlim. A sua queda marca o fim da guerra fria, mas o mais importante, uniu o que a politica tinha dividido em 1961.

08 novembro, 2007

É, Outono...


A lógica da batata...injustificadamente, quente.

«O Parlamento tem uma nova batata quente nas mãos. Recebeu do provedor de Justiça uma recomendação para que se reveja o regime das subvenções vitalícias dos ex-Presidentes da República. Em causa está, muito concretamente, a pensão do general Ramalho Eanes, um dos três ex-Presidentes vivos.
(...)
Na exposição, a que o DN teve acesso, o provedor de Justiça considera que há uma "injustificada diferença de tratamento" entre as subvenções vitalícias que recebem os ex-Chefes do Estado e as subvenções vitalícias que recebem outros titulares cargos políticos.»
In DN 8-11-2007
«Os funcionários que, em 2008, recorram ao novo mecanismo de antecipação da reforma, aprovado na semana passada, vão perder 2,7% da futura pensão por cada ano de serviço a menos que prestem ao Estado. »
In DN 8-11-2007

Na realidade, é uma batata muito quente, especialmente quando se trata de uma injustificada diferença de tratamento, face ao cidadão comum.
Face ás pensões com as quais a grande maioria dos nossos reformados sobrevive, face aos chorudos 0,08 € de aumento nos subsidios de almoço da F.P., ou ainda face os 2,00% de aumento que querem fazer sair como indicador de aumento salarial para 2008.
É na realidade uma gritante e injustificada diferença de tratamento da batata quente...

8 de Novembro de 1951- Inaugurado o Teatro Monumental


É inaugurado em Lisboa, numa das suas mais bonitas praças, o Cine-teatro Monumental. Este teatro, que albergou algumas das mais notadas companhias de teatro de lisboa e assistiu às estreias de muitos e bons filmes, foi demolido no fim do século XX sendo substituido por uma 'monumental' aberração em vidro.

07 novembro, 2007

É Outono.


É pá! somos os melhores...


«Parece-me um passo muito positivo, um esforço grande em relação ao que temos. Mas ainda não é o suficiente para atingir aquilo que consideramos desejável: o financiamento de três ciclos de tratamentos por casal.»

In DN 07-11-2007


Anacrónico, no mínimo! O apoio dado pelo estado português ás tentativas de engravidar por parte dos casais é ridiculamente inferior ao apoio que é dado ao aborto.

Isto num pais que carece de mais nascimentos...

7 de Novembro de 1867 - Nasce Marie Curie

Foi uma cientista francesa de origem polaca, sendo a primeira pessoa a receber dois prémios Nobel em campos diferentes, o da Física em 1903 em conjunto com Pierre Curie e Becquerel, pelas suas descobertas no campo da radioactividade, e em 1911 o da química pela descoberta do elemento químico, o rádio.
Marie Curie morre de leucemia em Salaches, França, em 1934 devido, seguramente, à exposição maciça a radiações durante toda a sua vida de trabalho.
O elemento 96 da tabela periódica, o Cúrio, símbolo Cm foi baptizado em honra do Casal Curie.