Citador

21 maio, 2008

Portugal pacifico! Até quando?

Entre os dez países mais pacífico do mundo, só um não é europeu: o Japão
Portugal é o sétimo país mais pacífico do mundo, segundo o Global Peace Index (GPI), um ranking mundial so- bre segurança feito por um instituto australiano, Instituto para a Economia e a Paz (IEP), partindo de dados compilados pela Intelligence Unit da revista britânica The Economist. O GPI vai na segunda edição, sendo que Portugal subiu três posições em relação a 2007.
O GPI indica que o país mais pacífico do mundo é a Islândia. Uma entrada directa visto que no ano passado este país no constou no ranking. Todos os países no top-ten são europeus excepto um: o Japão, classificado em quinto lugar.
No polo oposto, dos países mais violentos, destaca-se, em último lugar, o Iraque. O antigo país de Saddam Hussein, hoje uma possessão norte-americana, é antecedido pela Somália, pelo Sudão, pelo Afeganistão e por Israel. Ou seja, tudo países ligados ao problema do Médio Oriente (o Sudão é um viveiro terrorista e durante alguns anos albergou a liderança da Al Qaeda.
No DN

18 maio, 2008

Vamos lá ver, teve direito a senha vermelha (urgencia) e passou à frente de todos os outros...verdade!!!


«O primeiro-ministro foi ontem assistido no Hospital de Santo António, no Porto. José Sócrates mostrou sintomas de febre e foi aconselhado pelo pessoal do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) que geralmente o acompanha a, nas palavras de um seu assessor, "dar um salto" às urgências daquele hospital. »
No DN 18-05-2008

17 maio, 2008

17 de Maio de 1959 - Inauguração da estátua do Cristo-Rei em Almada, Portugal



Em Setembro de 1934, Sua Eminência o Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa visitou o Monumento erguido a Cristo no alto do Corcovado, sobre o Rio de Janeiro, e teve a luminosa ideia de propor a erecção de Monumento semelhante em Lisboa.
Em Fevereiro do ano seguinte o Senhor Patriarca comunica a sua ideia ao director do Apostolado da Oração na diocese de Lisboa. Em Junho de 1936 o Congresso do Apostolado da Oração, reunido em Braga acolhe com caloroso aplauso a ideia lançada a público. Em Julho desse mesmo ano, o Senhor Patriarca propõe aos senhores bispos reunidos em Coimbra para as festas da Rainha Santa que se erga o Monumento. Na Pastoral Colectiva da quaresma de 1937 os senhores aprovam oficialmente a ideia.
Começou logo a seguir a propaganda para a recolha do dinheiro necessário a tão grande empreendimento. Em diversos documentos os senhores bispos recomendavam aos seus diocesanos a oração e a generosidade para que o Monumento não demorasse. A subscrição nacional começou em Maio de 1937 e um ano mais tarde fundou-se o jornal «O Monumento», destinado a ser o porta-voz da grande ideia.
No fim de 1939 a subscrição atingia um pouco mais de 400 contos, reunidos os entre ricos e pobres, entre crianças o adultos, às vezes à custa de comoventes sacrifícios.
Entretanto as dificuldades ocasionadas pela guerra, se bem que atrasaram a recolha de donativos, vieram por outro lado criar mais um motivo para o erguer. Ao verem a grande hecatombe que arruinava o mundo, os nossos bispos em 20 de Abril de 1940 faziam a solene promessa de erguerem a Estátua, se Portugal fosse poupado aos horrores que outras nações já sofriam.
Em Junho de 1941 comprou-se o local, onde havia de erguer-se o Monumento, conhecido por Quinta do Pau da Bandeira, e pertença da firma Arealva, Lda.
A Luminosa ideia do senhor Patriarca de Lisboa ia tomando corpo a pouco e pouco, apesar das grandes dificuldades.
Acabada a guerra, os bispos portugueses publicam uma Pastoral Colectiva em 18 de Janeiro de 1946, em que declaram ter feito a promessa de erguer o Monumento. Citamos as suas palavras: «...Fizemos o voto de favorecer e promover a erecção de um monumento ao Sagrado Coração de Jesus na Capital do Império Português, em local bem visível, se fossemos preservados da guerra».
As diligências para a erecção do Monumento continuaram com persistência, apesar dos donativos chegarem com lentidão.
No dia 11 de Novembro de 1948 foi presente ao Senhor Patriarca o modelo do Monumento da autoria de António Lino. Entretanto o escultor Mestre Francisco Franco era encarregado em 11 de Agosto de 1950 de fazer o modelo da estátua e o Engº D. Francisco de Mello e Castro fazia os cálculos. Ao escultor não foi dado ver neste mundo o Monumento erguido, pois Deus o chamou para si.
No dia 18 de Dezembro de 1950 foi lançada a primeira pedra de Monumento que o Ex., Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa solenemente benzeu. A subscrição nacional somava então 1.350 contos, verdadeira insignificância para o que seria preciso juntar.
Os trabalhos das fundações foram começados em Fevereiro de 1951 e atingiram a profundidade de 12 metros. A 0. P. C. A. encarregou-se em Janeiro seguinte dos alicerces. A 3 de Abril a imprensa e a rádio foram convidadas a visitar os trabalhos para darem deles a devida informação ao público. As obras foram prosseguindo lentamente, devido à falta de recursos da Comissão, que tem no Monumento uma verdadeira epopeia de fé e confiança na Providência.
Esta falta de recursos, fazia com que se visse cada vez mais distante o dia da inauguração do Monumento, que bem pode dizer-se ter sido erguido à custa de imensos sacrifícios.
No fim de 1956 o pedestal estava concluído, e no decurso de 1957 e 1958 moldava-se o fundia-se a grande Imagem. Simultaneamente preparavam-se os acessos e montava-se o elevador. A subscrição atingia cerca de 18 mil contos, aproximadamente o custo dos trabalhos realizados.
Na noite de 8 de Maio corrente Lisboa e Almada, bem como os seus arredores até grandes distâncias contemplaram pela primeira vez a Imagem do Sagrado Coração de Jesus, que brilhava, leve, espiritual, de braços abertos c convidativos, nimbada de nuvens baixas e tingidas de fogo.
Será assim que brilhará sempre no firmamento da nossa alma, tantas vezes enevoado de angústia, a figura do Redentor. Então as trevas se rendarão em luz e a caridade de Cristo mudará em bênçãos os nossas sacrifícios.
«Artigo extraído de uma revista editada pelo Jornal de Almada e publicada em 17 de Maio de 1959, dia da inauguração do Monumento. Era director editor e proprietário do jornal o Pe. Manuel Marques e o administrador era João Narciso Martins. A redacção e administração são na Av. D. João I, 9-1º Esq. Almada.
TEXTO d'aqui

15 maio, 2008

Cedam covardemente a estes tipos e cancelem o evento... eles vão gostar e continuar...

A rede terrorista Al-Qaeda ameaçou perpetrar atentados durante o Euro’2008 de Futebol, que vai decorrer entre 7 e 29 de Junho na Áustria e na Suíça.
A revelação foi feita por um alto responsável da Polícia suíça, numa entrevista publicada na edição desta quinta-feira do jornal helvético ‘La Liberté’.
“O Euro’2008 de Futebol é um alvo mencionado pela rede terrorista. Seguimos a situação de muito perto”, afirmou Jurg Buhler, responsável do serviço de análise e de prevenção da Polícia federal suíça, salientando que a Polícia está preparada para qualquer eventualidade.
No CM

14 maio, 2008

Hoja foi um dia normal...

A gasolina aumentou,

Os mortos no sismo da China, aumentaram,

Os mortos em Myanmar, aumentaram,

O preço do petroleo, aumentou,

Choveu,

José Sócrates fumou, num avião da TAP... e....

Dobrou-se perante Chavez...

«Sócrates, visivelmente cansado, permanecia calado ao seu lado, batendo palmas quando Chávez pedia aplausos para quem tinha acabado de firmar um acordo. Ou quando Chávez, o mestre de cerimónias, que chamava ministros e empresários e dava a assinar os documentos, explicava os procedimentos: "Estou a copiar o protocolo sandinista, de Daniel Ortega". Aí Sócrates não se conteve: "Presidente, estás haciendo muy bien!""Petróleo por esparguete!" O presidente Venezuela chamava assim mais uma empresa - neste caso a Cerealis - para a assinatura de outro acordo. Estes acordos terão por garantia de pagamento o pettróleo que Caracas fornecerá à GALP, a uma média de 30 mil barris diários. O valor de 10 mil barris diários reverterá a favor do fundo numa conta da CGD, através da qual serão pagos os bens que a Venezuela elegeu como prioritários: produtos alimentares, como o leite em pó e as massas, medicamentos e reparação naval.E Chávez vai metendo conversa, dirigindo-se à plateia. Fazendo esperar mais uma assinatura. Tratando por Manuel, o ministro da Economia portuguesa Manuel Pinho; por tu, o "amigo Sócrates". "Sócrates é um socialista e o socialismo deve ser concreto. O maior erro do socialismo foi a utopia." Ironizando, aproveitou para mandar um recado aos que lhe chamam ditador, lembrando as palavras do seu homólogo brasileiro. "A Venezuela sofre de excesso de democracia. Chávez faz eleições todos os anos, e quando não há inventam-nas." Mas uma oportunidade para pedir palmas, agora para Lula da Silva.»
DN de 14-05-2008

09 maio, 2008

Porreiro...pá, põe lá mas é o meu cartaz, que eu não me importo.


«A imprensa venezuelana destaca, hoje, a visita que o primeiro-ministro português, José Sócrates, realizará a Caracas na próxima semana (13 a 15 de Maio), em que se encontrará com o presidente Hugo Chávez e em que serão assinados acordos bilaterais.»
Lusa

Nada que uns barris de petróleo não influenciem...nesta ditadura.

08 maio, 2008

Patriotismo

Tinha acabado de chegar ao Alentejo uma excursão de espanhóis.
Ao verem um alentejano, o guia comunicou aos passageiros:
- Ahora me voy hablar con ese português... - e foi ter com o alentejano:
- Hola, como te llamas?
- Toino...
- Yo también me llamo António ! Cual és tu profesión?
- Sou músico...
- Yo también soy musico... Y que tocas?
- Toco trompete, e tu?
- Yo también toco trompete. Una vez fue a la Fiesta de Nuestra Señora de los Remédios y toqué tan bien, que a Señora bajó del andor y empezó a llorar.
E replicou o alentejano:
- E ê fui uma vez à Festa do Senhor dos Passos e toquei tan bem, tan bem, que o Senhor largou a cruz, agarrou-se a mim e disse-me:
- "Ah, g'anda Toino, tocaste melhor que o cabrão do espanhol que fez chorar a minha mãezinha!"

07 maio, 2008

Grande Bob Geldof. Tem mais e maiores "bolas" para oferecer do que o Cristiano...

Cantor disse hoje que o Estado angolano é gerido por "criminosos"

O Banco Espírito Santo divulgou um comunicado onde se demarca das afirmações sobre Angola proferidas hoje pelo cantor e activista Bob Geldof. Durante uma conferência promovida pelo semanário “Expresso” e pelo banco, o músico disse que Angola é gerida por “criminosos”.
(...)
Quando se referia às relações históricas e culturais de Portugal com o continente africano - "vocês serão uma voz importante no século XXI", disse para a assistência, Bob Geldof fez uma pausa e virou o discurso para Angola.
"Angola é gerida por criminosos", acusou o organizador do Live Aid e Live 8. "As casas mais ricas do mundo do mundo estão [a ser construídas] na baía de Luanda, são mais caras do que em Chelsea e Park Lane", apontou, estabelecendo como comparação estes dois bairros luxuosos da capital inglesa.
(...)
Ao tomar conhecimento destas afirmações, a embaixada de Angola em Portugal manifestou o seu “total repúdio” e garantiu que “não deixará de tomar as medidas legais que considere apropriadas para repor a verdade dos factos”.
“A manifesta má fé das palavras proferidas, o teor das mesmas, o desconhecimento do esforço que o Estado Angolano tem vindo a fazer para melhorar as condições de vida das populações” levam a que, “irresponsavelmente, alguém que devia medir bem o peso das suas afirmações coloque em causa a honorabilidade de terceiros”, lê-se num comunicado da representação diplomática, citada pela agência Angop.
No Publico



O BES deve ter cancelado o pagamento da estadia de Geldof no luxuoso Hotel. Mas há verdades que se bem ditas, até merece a pena perder o quarto.


GRANDE GELDOF.

04 maio, 2008

Para a minha Mãe, que sempre estará no meu coração.

Para a minha Mãe, falecida a 5 de Janeiro de 2005.

A todos os pais, adolescentes e demais. Recebido por E'mail.

Após deixar os livros no sofá ela decidiu lanchar e entrar online.
Assim, ligou-se com o seu nome de código (nick): Docinho14.
Procurou na sua lista de amigos e viu que Meteoro123 estava ligado.
Enviou-lhe uma mensagem instantânea:

Doçinho14: Oix. Que sorte estares aí! Pensei que alguém me seguia na Rua hoje. Foi mesmo esquisito!
Meteoro123:Lol. Vês muita TV. Por que razão alguém te seguiria? Não moras num local seguro da cidade?
Docinho14; Com certeza. Lol. Acho que imaginei isso porque não vi ninguém quando me virei.
Meteoro123: A menos que tenhas dado o teu nome online. Não fizeste isso, pois não?
Docinho14: Claro que não. Não sou idiota, já sabes.
Meteoro123:Jogaste vólei depois das aulas, hoje?
Docinho14: Sim e ganhamos!
Meteoro123:Óptimo! Contra quem?
Docinho14: Contra as Vespas do Colégio da Sagrada Família. LOL. Os uniformes Delas são um nojo! Pareciam abelhas. LOL
Meteoro123:Como se chama a tua equipa?
Docinho14: Somos os Gatos de Botas. Temos garras de tigres nos uniformes. São impecáveis.
Meteoro123:Jogas ao ataque?
Docinho14: Não, jogo à defesa. Olha: tenho que ir. Tenho que fazer os TPC antes que cheguem os meus pais. Xau!
Meteoro123: Falamos mais tarde. Xau.

Entretanto, Meteoro123 foi à lista de contactos e começou a pesquisar sobre o Perfil dela. Quando apareceu, copiou-o e imprimiu-o.
Pegou na caneta e anotou o que sabia de Docinho até agora.
Seu nome: Susanaaniversário: Janeiro 3, 1993.Idade.: 13.Cidade onde vive: Porto.
Passatempos: vólei, inglês, natação e passear pelas lojas.
Além desta informação sabia que vivia no centro da cidade porque lho tinha contado recentemente.
Sabia queestava sozinha até às 6.30 todas as tardes até que os pais voltassem do trabalho.
Sabia que jogava vólei às quintas-feiras de tarde com a equipa do colégio, os Gatos de Botas. O seu número favorito, o 4, estava estampado na sua camisola.
Sabia que estava no oitavo ano no colégio da Imaculada Conceição. Ela tinha contado tudo em conversas online.
Agora tinha informação suficiente para encontrá-la. Susana não contou aos pais sobre o incidente ao voltar do parque. Não queria que ralhassem com ela e a impedissem de voltar dos jogos de vólei a pé.
Os pais sempre exageram e os seus eram os piores. Ela teria gostado não ser filha única. Talvez se tivesse irmãos, os seus pais não tivessem sido tão super protectores.
Na quinta-feira, Susana já se tinha esquecido que alguém a seguira.
O seu jogo decorria quando, de repente, sentiu que alguém a observava. Então lembrou-se. Olhou e viu um homem que a observava de perto. Estava inclinado contra a cerca na arquibancada e sorriu quando o viu. Não parecia alguém de quem temer e rapidamente desapareceu o medo que sentira. Depois do jogo, ele sentou-se num dos bancos enquanto ela falava com o treinador. Ela apercebeu-se do seu sorriso mais uma vez quando passou ao lado.Ele acenou com a cabeça e ela devolveu-lhe o sorriso. Ele confirmou o seu nome nas costas da camisola. Sabia que a tinha encontrado. Silenciosamente, caminhou a uma certa distância atrás dela. Eram só uns quarteirões até casa dela.Quando viu onde morava voltou ao parque e entrou no carro. Agora tinha que esperar. Decidiu comer algo até que chegou a hora de ir àCasa da menina. Foi a um café e sentou-se.
Mais tarde, essa noite, Susana ouviu vozes na sala.'Susana, vem cá!', chamou o seu pai.
Parecia perturbado e ela não imaginava porquê.
Entrou na sala e viu o homem do parque no sofá. 'Senta-te aí', disse-lhe o pai, 'este senhor acaba de nos contar uma história muito Interessante sobre ti'.
Susana sentou-se.
Como poderia ele contar-lhes qualquer coisa? Nunca o tinha visto senão nesse mesmo dia!
'Sabes quem sou eu?'perguntou o homem.
'Não',respondeu Susana.
'Sou polícia e teu amigo do Messenger- Meteoro123'.
Susana ficou pasmada.
'É impossível! Meteoro123 é um rapaz da minha idade! Tem 14 e mora em Braga!'.
O homem sorriu. ' Sei que te disse tudo isso, mas não era verdade.
Repara, Susana, há gente na Internet que se faz passar por miudos; eu era um deles. Mas enquanto alguns o fazem para molestar crianças e jovens, eu sou de um grupo de pais que o faz para proteger as crianças dos malfeitores.
Vim para te ensinar que é muito perigoso falar online.
Contaste-me o suficiente sobre ti para eu te achar facilmente.
Deste-me o nome da tua escola, da tua equipa e a posição em que jogas. O número e o teu nome na camisola fizeram com que te encontrasse facilmente.
Susana gelou. ' Quer dizer que não mora em Braga? '.
Ele riu-se: ' Não, moro no Porto. Sentiste-te segura achando que morava longe, não é? ' ' Tenho um amigo cuja filha não teve tanta sorte: foi assassinada enquanto estava sozinha em casa.
Ensinam-se as crianças e jovens a não dizer a ninguém quando estão sozinhos, porém contam isso a toda a gente pela internet.
As pessoas maldosas enganam e fazem-se passar por outras para tirar informação de aqui e de lá online.
Antes de dares por isso, já lhes contaste o suficiente para que te possam achar sem que te apercebas.
Espero que tenhas aprendido uma lição disto e que não o faças de novo.
O mundo em que hoje vivemos é perigoso demais.