Citador

28 junho, 2006

A culpa é do macaco...


Em tempos, um canal de TV passou um documentário onde se via um macaco que, com a ajuda de uns artefactos, conseguia chegar a um cacho de Bananas. Perto dele, um outro, confrontado com o mesmíssimo problema, tentava em vão resolvê-lo sem ser capaz sequer de copiar o que o primeiro fizera. Ora, mesmo sem querer, essa cena vem-me sempre á memoria quando vejo pessoas a fazer experiências e a inventar soluções para problemas (como os da segurança social, educação, ordenamento do território ou até a questão dos fogos florestais) que á muito estão resolvidos noutros países.
Soluções temos sempre ao nível do futebol, temos dos estádios mais modernos da Europa, construídos com o endividamento das muitas Câmaras Municipais deste pais. Mas para manter maternidades abertas, principalmente no interior deste País já não há dinheiro nem soluções. Para fixar população nessas regiões cada vez mais deprimidas, já não há soluções nem dinheiro.
Para construir uma rede de alta velocidade que nos ligue á Europa, que talvez até seja um investimento necessário há dinheiro, ligar Lisboa ao Porto com a finalidade de reduzir quinze minutos na viagem, fazer três entradas em Portugal por conveniência de “nuestros hermanos “já é demais e é bastante discutível.
Mas encerrar maternidades por esse país fora, desertificar o interior, maltratar a educação ou menosprezar o problema dos fogos que anualmente assola este país continua a ser a opção inteligente, quando outros países que também passaram por problemas semelhantes já os resolveram á muito tempo.
A culpa é do macaco…

Sem comentários: