Citador

26 junho, 2006

Portugal


Somos um país com nove séculos de história, até talvez mais do que isso uma vez que esse período é medido a partir de 1143, após o tratado de Zamora. Mas a nossa história não começa aqui, ela começa muito antes.
Já antes da conquista Romana a Ibéria estava dividida em várias regiões de natureza social e cultural distinta. Os Lusitanos eram um dos povos que ocupava parte do território ocidental da península ibérica, ocupando o espaço entre o rio Douro e Algarve e desde a costa ocidental até muito próximo da actual localização de Madrid. A norte do Douro uma zona que compreende o actual território da Galiza, Minho e Trás-os-Montes de forte influencia Celta.
Portanto atrevo-me a dizer que somos um pais bisecular, com uma homogeneidade territorial, cultural e social comprovada e apenas interrompida por invasões romanas e mouriscas.
Não compreendo pois o porquê de dedicarmos a nossa atenção á nossa nacionalidade durante vinte dias de dois em dois anos! Talvez seja mais inteligente ser Português durante todos os dias do ano e não menosprezar a nossa história.
Tenho muito orgulho em ser português, independentemente das nossas crises socio-políticas e pseudo intelectuais nas quais somos pródigos.
Lamento pois, a demonstração desse nacionalismo serodio apoiado nos símbolos nacionais sem os respeitar, arrastando bandeiras atadas aos tubos de escape de automoveis e motas, cantando o hino no alto do Marquês, apenas para afogar da crise do nosso dia a dia.
Poderão estes feitos ficar na história despostiva do país, mas quem é que lhes dará importancia de aqui a quinhentos anos...

Sem comentários: