Citador

12 abril, 2011

Alemanha...1


A queixa foi apresentada por um grupo de 50 pessoas e entregue no Tribunal Federal de Karlsruhe. O pedido deste grupo de cidadãos, representados pele associação Europolis, pretende impedir que o governo alemão empreste dinheiro a Portugal. "Sem esta ordem de emergência, a Alemanha verá mais uma vez roubada a sua soberania financeira", disse o grupo, citado pela agência Bloomberg.


No ano passado, este conjunto de cidadãos já tinha feito o mesmo: quando foi aprovado o resgate à Grécia e, também, contra a presença da Alemanha no Fundo Europeu de Estabilização Financeira. Até ao momento, o Tribunal de Karlsruhe ainda não tomou nenhuma decisão sobre estes pedidos.


Como maior economia da zona euro, a Alemanha tem sido chamada a pagar a maior fatia dos resgates aos países da zona euro em dificuldade.


À Grécia, os alemães vão emprestar até 2012 um montante de 22,4 mil milhões de euros. À Irlanda, Berlim contribuiu com seis mil milhões de euros, sendo que desde o início da crise da dívida soberana que Angela Merkel tem sido alvo de criticas internas dos alemães mais eurocépticos.


No caso português, a Alemanha também ficará com a maior fatia do contributo de Bruxelas. O resgate deve ascender a 80 mil milhões de euros.
««««
Já era de esperar.. quando dava para vender os VW ou os Mercedes ou os BM'S, entravam or aí a dentro a dizer que eramos os maiores. Agora que eles proprios estão na merd@... Bom, nem vale a pena dizer....


Sem comentários: