Citador

06 abril, 2011

Português Portugal Portugalidade...

Já agora, como é treta do costume dos pró-Acordo em afirmarem que há 100 ou 200 anos atrás a língua já era irreconhecível, defendendo assim a tal "evolução" deles, aqui ficam extractos que os mostram como se falava Português no tempo do Afonso Henriques (que era ainda Galego, é o nosso Português Arcaico ou Galego-Português (carta do primeiro rei ao cardeal).



«Quero que vós me enviedes carta de Roma que nunca Portugal seja excomungado em todos meus dias, que eu o ganhei com esta minha espada. E quero que me leixêes aquele vosso sobrinho, filho de vossa irmãa, em penhor, atá que seja aqui a carta. E, se a quatro meses nom for a carta, que eu talhe a cabeça a vosso sobrinho".

Outra frase para vermos: «Senhor, por Deus nom façades, ca, se o cardeal matades, terom os de Roma que de todo em todo sodes herege".

Enfim, sim, é verdade, na altura do Afonso Henriques falávamos assim, ninguém falava em Latim. Há escritos de vários cultos em Latim mas por ser uma língua erudita, mas falávamos aquilo que os Galegos de certa forma ainda falam em alguns locais, vejam o "çom" em vez de "ção" ou "nom" em vez de "não", etc. Típicas trocas que existem entre o Português actual e o Galego onde encontrarão o "nom" e "çom", etc, também ainda nos dias de hoje.

No fundo a língua mal se alterou em mais de 1000 anos. Está a sofrer mais alterações (e politicamente forçadas) no último século e décadas, do que sofreu ao longo de mais de 1000 anos. E depois vêm os pró-Acordo para aqui afirmar que é a "evolução natural" e que "tem de ser assim", e bla bla bla, só por interesses económicos (muitos devem ganhar dinheiro com isto de alguma forma, outros são pobres iludidos com a mania que vêem a verdade onde ninguém a vê e são iluminados).

Por isso se virem alguma pobre alma contar aqui que ninguém reconheceria um texto de Camilo Castelo Branco com 100 anos e que o Português antigo era irreconhecível, como já vi a Eunice e outros aqui dizerem, perdoem-me o termo: "espetem-lhes" com isto na cara: http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_galego-portuguesa E eles que aprendam algo sobre o que escrevíamos antes, e que parem de mentir às pessoas. A língua alterou mais no último século que ao longo de 1200 anos desde o século 8, à custa dos que se acham intelectuais.

Sem comentários: