Citador

20 maio, 2007

Prolongada recolha de assinaturas em defesa de horários livres

«A campanha de recolha de assinaturas para exigir ao Governo a abertura dos hipermercados durante todo o dia de domingo, lançada pela Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED), vai estender-se até ao final do mês. A recolha de assinaturas junto dos consumidores deveria terminar hoje, mas, segundo a associação, "o esquema montado está a correr bem" e, por isso, vai continuar. »
In Jornal de Noticias
«»
Na realidade a sociedade continua a perder os seus valores, cada vez mais se nota a lógica do lucro nas relações comerciais.
É lógico que a abertura dos espaços comerciais ao domingo irá facilitar a vida de quem durante a semana trabalha e não tem tempo de fazer as suas compras. Mas aqui eu pergunto, como é que as nossas mães e avós faziam na sua altura?
Eu pessoalmente, recorda-me de a minha mãe, que sempre trabalhou, no fim do dia trazer o seu saquito de compras que diligentemente efectuou durante o dia, nas suas horas de folga como o almoço e horas de viagem entre o trabalho e a sua casa.
Mais me recordo que na altura não haviam creches e infantários, máquinas de lavar a roupa ou secadoras, ou se as havia eram um luxo que poucos podiam aceder dificultando ainda mais a vida de uma família que na prática não tinha tempo para nada.
A única coisa que não consigo esquecer é que nunca, NUNCA houve um domingo em que os meus pais não dedicassem esse precioso tempo aos filhos e a sí próprios, fazendo-nos um acompanhamento que durante a semana lhes era impossível.
Logo eu sou contra a abertura de espaços comerciais ao Domingo, uma vez que essa abertura dificulta toda uma relação familiar, favorecendo somente o lucro das grandes superfícies comerciais, retirando alternativas de convivência familiar e de diversificação de ocupação de tempos de lazer que naturalmente deve ocorrer ao Domingo.
Por essa lógica, deveríamos obrigar os Bancos as Seguradoras, o sapateiro todas as empresas de prestação de serviços a estarem abertas ao domingo, todos nós sabemos que não temos tempo para os visitar durante a semana.
Pode ser que assim deixe de haver clientes com disponibilidade de visitar as grandes superfícies ao Fim de Semana…
NÃO AO COMERCIO AO DOMINGO

Sem comentários: