Citador

19 agosto, 2006

Voltar a emigrar?


Emigrar foi uma necessidade sentida por muita gente numa determinada época da nossa história.
Exceptuando as razões de ordem política, religiosa, ou racial, certamente em menor número, a emigração teve a sua origem em razões económicas e de sobrevivência de muitas famílias que não encontravam na sua terra o suficiente para se sustentar e sustentar os seus.
Com a adesão à UE pensava-se ter sido encerrado o ciclo da emigração, começando Portugal a ser encarado como um País onde se chegava e não de onde se partia.
Com o passar dos tempos, e sem que o progresso que ansiávamos se tenha firmado em Portugal, creio que um novo ciclo de emigração se iniciará em breve, pois são muito fracas as expectativas de futuro para a grande maioria dos jovens que se prepara para concluir os seus estudos.
Mas estará a Europa preparada para receber os jovens portugueses que procuram emprego qualificado? E os Estados Unidos e o Canadá? Não serão também já imensas as carências de emprego sentidas lá fora?
Mais uma vez, África parece abrir as portas ao futuro dos jovens portugueses que quiserem singrar e que cá não tiverem oportunidades! Só que agora não somos só nós a acreditar nessa solução.

Sem comentários: