Citador

01 setembro, 2006

SINTRA MEDIEVAL



Sintra vai regressar à Idade Média de 2 a 17 de Setembro! Torneios a cavalo, danças no Palácio e a realização de uma feira medieval fazem parte da iniciativa “Sintra Medieval”, com o objectivo de proporcionar aos visitantes uma verdadeira viagem no tempo.
Os "Torneios a Cavalo" vão realizar-se a 2 e 3 de Setembro, no Largo Rainha D. Amélia, Palácio Nacional de Sintra, entre as 15h00 e as 20h00. O programa é composto pela abertura do torneio com um capitão de armas, seguindo-se por demonstrações de tiro ao arco e besta, tendas/museus de cavaleiros, mostra de armas e dois torneios a cavalo. Na zona do terreiro do Palácio, existirá também animação musical medieval, com mendigos, videntes, mostras de falcões, malabaristas e cuspidores de fogo.
As "Danças no Palácio", que vão realizar-se no Largo Rainha D. Amélia (Largo do Palácio Nacional de Sintra), a 9 de Setembro, às 17h30, irão evocar a música e a dança de corte. No âmbito desta iniciativa será, ainda, recriada a entrada da corte em cortejo, a mensagem do arauto e a apresentação de danças populares e palacianas.
Já a "Feira Medieval" irá ter lugar nos dias 15, 16 e 17 de Setembro, no Largo D. Fernando II (Largo da Feira), em S. Pedro, entre as 17h00 e as 23h30 (sexta-feira) e das 15h00 às 23h30 (fim de semana). No âmbito desta iniciativa, será recriado um mercado medieval, com artesanato recreativo da época, gastronomia, trabalhos em pele, em estanho, sabões, amuletos, cerâmicas, "farmácia antiga". Decorrerão, ainda, actividades circenses, teatro, música e um espaço infantil.
PROGRAMA DO SINTRA MEDIEVAL
Torneios a Cavalo
Local: Largo Rainha D. Amélia (Largo do Palácio Nacional de Sintra)
2 de Setembro
15:00 -Quadros de história ao vivo
16:00 -Abertura pelo capitão-de-armas
16:30 -Demonstração interactiva de tiro com arco e besta
17:30 -Visitas à tenda-museu do cavaleiro e sua senhora
18:30 -Torneio a Cavalo
20:00 -Encerramento com música e cuspidores de fogo
3 de Setembro
15:00 – Quadros de história ao vivo
16:00 – Abertura pelo capitão-de-armas
16:30 – Oficina de Vestuário Medieval
17:30 – Exposição de canhão e de armas de fogo medievais
18:30 – Torneio a Cavalo
20:00 – Encerramento com parada na escadaria do Paço

Danças no Palácio
Local: Largo Rainha D. Amélia (Largo do Palácio Nacional de Sintra)
9 de Setembro, às 17H30
Mensagem do Arauto, evocando música e dança de corte
Entrada da corte em cortejo
Apresentação de danças populares e palacianas
Encerramento com dança de saída

Feira Medieval
Local: Largo D. Fernando II, em S. Pedro (Largo da Feira)
15 de Setembro das 17h00 às 23h30
16 e 17 de Setembro das 15h00 às 23h30
Recriação de um Mercado Medieval com artesanato, música, acrobatas, malabaristas, videntes, serenatas, animações teatrais e circenses e um espaço infantil.
Artesanato: Plantas e flores secas, quadros, encadernações, escultura em madeira e pedra, cerâmica, amuletos, artigos em latão, cestaria, tecelagem, farmácia antiga, sabões, produção de vestuário, calçado, bijuteria ...
Gastronomia: Pastelaria tradicional, batatas assadas, enchidos, doces, cidra e licores, pão artesanal, fogaças, frutos secos, pinhões, mel, queijos, chocolates, rebuçados ...
Estará presente uma exposição de instrumentos de tortura da época.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ora Viva ! Bom dia!Acabei de tomar conhecimento neste tão interessante blog da realização desta feira Medieval realizada em Setembro , que tão interessante deve ter sido , muita pena tenho de não me ter apercebido antes .Gostava de saber a quem cabe a missão de organizar esta feira e se se é anual, na medida em que gostaria imenso de participar numa feira deste género , com os meus licores e compotas, pois participei já numa feira do género que adorei, não só pelo ambiente como pelo publico que a estas feiras vem.Os meus agradecimentos, pois se me poder facultar essa informação, seria optimo.Ass.Carla Pinto

Caesar Place disse...

Boa Tarde, Carla Pinto.
Esta feira realiza-se com alguma periodicidade, normalmente durante o mês de Setembro.
Normalmente tomo conhecimento da mesma, atravez da página oficial da C.M. Sintra,http://www.cm-sintra.pt/ de onde este texto do post foi retirado no sentido da sua divulgação.
Como afirma, trata-se de uma optima iniciativa, e sobre a qual me abstenho de tecer qualquer comentário a não ser visite, o ambiente é fantastico, o 'aroma' que paira no ar é fantastico.
Todos os elementos intervenientes nessa feira são espanhois, vesten-se a rigor, exemplificam tecnicas artezanais e comercializam productos que na sua essencia nos transporta á idade média.