Citador

12 dezembro, 2007

12 de Dezembro de 1978 - Manifestações que levam á queda do regime Iraniano.

Em 1977, a presidência de Jimmy Carter, pressiona o regime iraniano para libertar algumas centenas de prisioneiros políticos. Esta libertação foi tida como um enfraquecimento do regime, levando a um crescente de protestos da oposição. Ao mesmo tempo o Xá, tenta implementar uma politica muito agressiva, de reforma da estrutura agrária do país, alterações que enfurecem os mulás (líderes religiosos), que assim declararam uma guerra santa ao regime apoiado pelos EUA.
É em 1978 e após uma série de protestos pelo ataque ao jovem mula, aiatolá Khomeini, que se inicia o ciclo de violência contra os americanos e em particular contra o regime, levando á sua queda. È em 12 de Dezembro daquele ano, cerca de 2 milhões de pessoas inundaram as ruas de Teerão para protestar contra o Xá.
É utilizado o exercito contra os manifestantes mas, estes recusam atirar nos manifestantes que já se encontravam ao lado de Khomeini , desertando. Na sequencia deste dia, o xá foi forçado a abdicar do poder, pondo fim a esta monarquia e ao regime a 16 de Janeiro de 1979, com a sua fuga para o exílio.

Sem comentários: