Citador

17 dezembro, 2007

17 de dezembro de 1792-É criada por ordem de D. MARIA I, Rainha de Portugal, a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho no Rio de Janeiro.



É criada em 17 de dezembro de 1792, na Casa do Trem, no Rio de Janeiro, a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, por ordem de D. MARIA I, Rainha de Portugal.
Esta academia, formou Oficiais de Infantaria, Artilharia e Engenheiros Militares e Civis para o Exército que exerceriam a sua actividade na colónia.
Após a vinda da família Real Portuguesa para o Brasil, em 1810, é criada a Academia Real Militar. Foi a primeira escola a funcionar nas Américas e a terceira do mundo, sendo antecedida somente pela Escola de Pontes e Calçadas, em 1747, na França e pela Academia de mesmo nome, em Portugal, em 1790.
A Academia Real Militar destinava-se ao ensino das ciências exatas e da engenharia em geral, no sentido mais amplo da sua época, formando não só oficiais para as armas como também engenheiros geógrafos e topógrafos com a finalidade de conduzir estudos e elaborar trabalhos em minas, caminhos, portos, canais, pontes, fontes e calçadas, conforme estipulava a lei de sua criação.

Sem comentários: