Citador

16 julho, 2006

O Velho do Restelo...

É verdade, o Velho do Restelo voltou, voltou em mais uma altura critica da nossa vida de nove séculos. Possivelmente com razão desta vez.
Foi noticia hoje, durante uma visita a Chaves do Sr. Primeiro-ministro, que este criticou, com algum desconforto, a observação feita pelo Prof. Cavaco Silva sobre a construção do Aeroporto da Ota e Comboio de Alta Velocidade, esta critica, quanto a mim justificada, vem no momento em que se deve tomar decisões quanto a estes dois projectos.
Ela é feita no sentido de alertar o governo da sensatez de realizar obras de tão grande investimento numa altura em que todos nos encontramos a ‘apertar o cinto’.
Vejamos, o TGV sendo um investimento indiscutivelmente importante, poderá beneficiar o país com uma ligação directa entre as duas capitais Ibéricas, sendo que ,no que diz respeito á ligação ao Porto já é discutível.
Discutível porquê?
Porque um tão grande investimento para encurtar uma viagem em 15 minutos não se justifica.
Para ligações internas e não esqueçamos que somos um país pequeno, em que via auto-estrada de Valença a Faro não levamos mais do que seis a sete horas, já temos um serviço de comboio de qualidade, o Alfa Pendular. Mais ainda, para rentabilizar o TGV qual será preço de cada viagem. Possivelmente bastante elevado, e em tempo de crise…
Quanto á questão do aeroporto, a Portela, principal aeroporto do país que segundo estudos dos mais diversos especialistas, esgotará a sua capacidade em 2017, teremos que ver que esses números contabilizam as companhias de baixo custo que o utilizam, em que só nelas viaja quem não quer pagar muito, onde até do papel higiénico se abdica para baixar o preço da passagem.
Porque não então desviar esses voos para pistas secundárias, algumas bem próximas de Lisboa e que até foram consideradas como alternativa ao actual aeroporto, e que funcionam como pista alternativa para uma aterragem de emergência, libertando assim a Portela para as companhias de Bandeira, prolongando assim a vida útil da Portela.
Quem sabe se o fizerem, não estarão a dar uma oportunidade de estudar esta questão com mais tempo, possibilitando assim encontrar melhores soluções e com mais baixos custos.
Espero que esta decisão, que mexe com o meu bolso, não seja mais uma tentativa de controlar outros problemas, o dos Sr.s empreiteiros , ou das cimenteiras, ou dos bancos ou mais grave ainda do desemprego, dos seus milhares de empregos prometidos no inicio da sua governação.
Será que se não fizerem estas obras vão actuar como a OPEL da Azambuja? Vão deslocalizar o vosso governo, os vossos Industriais ou o Aeroporto da Portela e o TGV para Santander? Em Espanha.
Talvez não, mas o Velho do Restelo desta vez tem razão…

2 comentários:

Al Cardoso disse...

Tambem me parece que o velho do restelo desta vez tem razao, como se justifica o aeroporto da Ota sabendo que pelos estudos do governo so tera uma vida util de 25 anos e nao tem possibilidade de expansao?
Como se justifica uma linha de Tgv paralela a outra existente para poupar 15 ou 20 minutos e pagando muito mais?
Ja o mesmo nao direi da ligacao Lisboa- Madrid, mas mesmo essa nao sei se justificaria, sabendo que de aviao se chega muito mais rapido e se calhar mais barato.
Creio isso sim tal como o meu amigo, que os "patos bravos" queria dizer os excelentissimos empreiteiros da construcao civil, terao muito que ver com estas decisoes e tambem os trabalhitos em fim de mandato, para poderem ganhar novamente, lembre-se que o anterior governo tambem se estava a preparar para fazer o mesmo, so que o Sampaio nao o deixou.

Caesar Place disse...

Concordo, é reafirmo a culpa é dos sucessivos e incompetentes governos e da inexistencia de uma oposição construtiva, independentemente da cor ou posição politica.
Obrigado pelo seu comentário.