Citador

06 junho, 2007

6 de Junho 1949- Alguêm disse, a história não volta mais...


É publicado o livro 1984, de George Orwell , trata-se de um romance escrito por Eric Arthur Blair sob o pseudônimo de George Orwell.
Foi publicado em inglês com o título Nineteen Eighty-Four em 6 de Junho de 1949. O título advêm da inversão do dois últimos dígitos do ano em que o livro foi escrito, 1948

Uma sociedade onde até pensar pode ser crime é o cenário em que se desenrola “1984”, de George Orwell.Com “1984”, George Orwell imprimiu no imaginário popular um dos pesadelos mais fortes do conturbado século XX. A sociedade rigorosamente vigiada, em que nem os pensamentos são livres, tornou-se um símbolo do horror dos regimes totalitários. Mas, se em meados do século XX se pensava na União Soviética de Estaline como o modelo inspirador deste horror, passadas cinco décadas a obra de Orwell, publicada amanhã na Colecção Mil Folhas, continua a dar que pensar. É um romance político, mas não se fuja deste livro como se fosse um instrumento de instrução doutrinário. Não é sequer o contrário dos poeirentos livros de materialismo dialéctico que ainda ameaçam o incauto frequentador dos saldos de livros. Muito longe disso.


...mas vivemos, ainda esta mesma história.


O GRANDE IRMÃO CONTINUA A VIGIAR...

Sem comentários: