Citador

15 outubro, 2007

15 de Outubro de 1815 - Exilio de Napoleão para a ilha de Santa Helena

Santa Helena é uma colónia britanica do Atlântico Sul, localizada praticamente a meio do oceano, mas geralmente englobada nos territórios africanos por se encontrar mais perto de África do que da América do Sul.


A colónia é constituída pela Ilha de Santa Helena e por duas dependências muito afastadas: Ascenção, a noroeste, e Tristão da Cunha, a sul. Relativamente à ilha de Santa Helena propriamente dita, o território mais próximo é a ilha de Ascenção, seguindo-se a costa africana do sul de Angola e do norte da Namibia, a leste. Capital: Jamestown.
A ilha foi descoberta em 1501 pelo navegador galego João da Nava, enquanto ao serviço de Portugal, João da Nova dirigia-se à Índia, tendo nessa viagem também descoberto a ilha de Ascenção.
Portugal nunca colonizou a ilha, que veio a ser ocupada pela marinha inglesa no século XIX. Napoleão Bonaparte faleceu exilado em Santa Helena. A indústria do turismo local explora muito este particular aspecto da história, bem como o calmo estilo de vida de sua população.
Curiosamente, Santa Helena não possui nenhuma praia, sendo o seu litoral completamente rochoso. Também por este motivo a ilha era utilizada como prisão. Não há uma saída fácil do interior da ilha, que não seja através da capital Jamestown.
«»«»
1769: Nasce em Ajácio, Córsega, em 15 de Agosto. - 1779: Escola militar de Brienne. - 1784: Artilheiro na escola militar de Paris. - 1789: Revolução Francesa; na Córsega, tem papel activo na resistência. - 1793: Comanda um batalhão de artilharia em Toulon. - 1794/95: Brigadeiro, participa na campanha de Itália. Comanda a guarnição de Paris, esmaga insurreição monárquica, salva a Convenção, que o designa general-em-chefe do exército do interior. - 1796/97: Comandante-em-chefe do exército de Itália. Casa com Josefina. Vitórias em Nice, Lodi, Milão, Arcole, Rivoli. - 1798: Campanha do Egipto. - 1799: É eleito primeiro cônsul. - 1800: Batalha de Marengo. - 1802: Cônsul vitalício. - 1804: Napoleão e Josefina coroados imperadores de França. - 1805: Batalhas de Trafalgar e de Austerlitz. - 1806: Em 21 de Novembro ordena o bloqueio a Inglaterra. - 1810: Casa com a princesa Maria Luísa de Áustria. - 1812: Invade a Rússia mas retira no Inverno. - 1814: Abdica em Abril; parte para a ilha de Elba. - 1815: Regressa a França; fuga de Luís XVIII. Cem dias de governo, derrota em Waterloo. Abdica. Exílio na ilha de Santa Helena, onde morre em 5 de Maio de 1821.

Sem comentários: