Citador

05 outubro, 2007

TGV, um pais a multiplas velocidades...

Na Benedita, próximo de Leiria protestou-se contra o TGV. Protestou-se porque a linha irá passar próximo desta terra originando redução de qualidade de vida.
Acredito que sim, e acredito ainda mais porque um país pequeno como o nosso, não necessita de uma rede de alta velocidade.
Reduzir 15 minutos na viagem entre as duas cidades mais importantes deste país não justifica o gasto, mesmo que com base em fundos comunitários ( e somos todos nós que contribuímos com os nossos altissimos impostos) de cerca de 8 mil milhões de euros, isto se não tivermos em conta as derrapagens financeiras e alcavalas.

Uma ligação a Madrid é mais do que suficiente, uma vez que a Lisboa Porto já se faz com rapidez aceitavel..
Não seria muito mais produtivo investir estes milhões de euros em algo mais substancial e humanamente social?
Que tal ;
-em escolas com melhores condições,
-em Hospitais com melhores condições,
-em Centros de apoio á terceira idade, que são sempre os esquecidos,
-na melhoria de nível de vida do nosso interior geográfico, que cada vez se sente mais ‘empobrecido de gente’,
-na reabilitação da rede viária secundária, que se encontra esquecida,
-e porque não na melhoria da rede ferroviária actual, até para evitar situações como as descritos no blog Massamá cidade aberta pelos seguintes textos:
Texto 1
Texto 2

1 comentário:

jvn disse...

Também me parece completamente desnecessário essa ligação e até, fazer chegar a própria rede de TGV a Portugal. Existem de facto investimentos muito mais necessários para a qualidade de vida e dignidade do povo português que os elefantes brancos que os nossos governantes constantemente descobrem. Os países que lhes servem de modelo mas que não conseguem imitar, os nórdicos, os da flexisegurança (que é outra basófia para a nossa realidade), não se candidatam a eventos desportivos à escala europeia ou mundial, a Expo's, a TGVs, a grandes aeroportos, a grandes redes de autoestradas ou pontes, e no entanto os seus cidadãos têm uma qualidade de vida muitíssimo digna e merecedora.
Saudações.