Citador

16 abril, 2008

16 de Abril de 1889 - Nasce Charlie Chaplin


CHARLES SPENCER CHAPLIN (1889 - 1977) Charlot

Nasce em Walworth (Londres) a 16 de abril de 1889, filho de uma humilde familia de actores de music hall, aparece nos palcos com apenas cinco anos cantando "Jack Jones" em substituição de sua mãe, Hannah Hill (Lily Harley, nome artístico) que se encontrava doente.
O seu pai morre em 1893 por causa do álcool, a sua mãe acaba internada devido á sua loucura.

Em 1914 inicia a parte mais conhecida da sua lendária carreira. Cria a sua própria produtora la Chas. Chaplin Film Co. Construindo um estudio em Hollywood. Em 1919 junta-se a David Wark Griffith, Douglas Fairbanks y Mary Pickford, criando assim a United Artists.
Quando chega o cinema sonoro, Chaplin não o aceita facilmente se bem que ao fim de algum tempo acaba por o adoptar, “O grande Ditador” foi o primeiro a ser rodado em 1940, recebeu nomeações como melhor filme, melhor actor, melhor roteiro e música original, mas não foi premiado.
Em 1952, Chaplin ganhou o Oscar de melhor música em filme dramático por Luzes da Ribalta (Limelight), de (1952), filme que participou também Buster Keaton.
Recebe em 1954 o Premio Internacional da Paz,
Perseguido pelo comité das actividades anti-americanas devido às suas ideias de esquerda e a viver na Europa, só em 1972 o recebe, sem no entanto se ter muita expectativa pois não se sabia se seria permitida sua re-entrada nos EUA.
É nesta cerimónia que regista uma das maiores aclamações na história do Oscar, onde Chaplin foi aplaudido por mais de cinco minutos, em pé por todos os presentes.
Em 1975 Isabel II de Inglaterra, atribui-lhe o titulo de cavaleiro do Império Britânico.
Morre no dia de Natal de 1977.

Sem comentários: