Citador

24 abril, 2008

25 de Abril

No dia 25 de Abril de 1974, um movimento militar derruba o regime de partido único, instalado em Portugal desde 1926.
Comemora-se neste o dia da Liberdade, o retomar da via democrática que em 1820 havia sido adquirida pela chamada Revolução Liberal.
O 25 de Abril de 1974 marca também o fim das guerras coloniais da censura à imprensa e da polícia politica.
Este dia no entanto não se torna consensual, não o foi de todo para milhares de Portugueses que vivendo nas antigas colónias, tiveram de abandonar tudo, retornando ao continente muitas vezes com a roupa que tinham vestida.
No entanto, este dia marca definitivamente a possibilidade de em plena liberdade, se poder exprimir as suas ideias sem sofrer qualquer consequência.



«»

Comunicado do Movimento das Forças Armadas dia 25 de Abril de 1974

Às 18h20m

Aqui posto de comando das Forças Armadas. Em aditamento ao último comunicado, o Movimento das Forças Armadas informa a Nação que conseguiu forçar a entrada no quartel da Guarda Nacional Republicana, situado no Largo do Carmo, onde se encontrava o ex-Presidente do Conselho e outros membros do seu ex-Governo.
O Regimento de Lanceiros 2, onde se recolheram outros elementos do seu ex-Governo, entregou-se ao Movimento das Forças Armadas, sem que houvesse necessidade do emprego da força que os cercava.
A quase totalidade da Guarda Nacional Republicana, incluindo o seu comando e a maioria dos elementos da Polícia de Segurança Pública, já se rendeu ao Movimento das Forças Armadas.
O M. F. A. agradece à população civil todo o carinho e apoio que tem prestado aos seus soldados, insistindo na necessidade de ser mantido o seu valor cívico ao mais alto grau. Solicita também que se mantenha nas suas residências durante a noite, a fim de não perturbar a consolidação das operações em curso, prevendo-se que possa retomar as suas actividades normais amanhã, dia 26.
Viva Portugal!




Pescado D'aquí

Sem comentários: