Citador

26 abril, 2008

A guerra do arroz...

«O constante aumento dos preços dos bens alimentares, especialmente dos cereais, cujas cotações nos mercados internacionais tem atingido sucessivos máximos, tem levado cada vez mais países exportadores de arroz a cortar ou suspender as saídas do cereal para proteger os stocks internos.
A especulação, aliada a factores como o desvio de recursos agrários da agricultura para a produção de bio-combustíveis e a degradação das condições meteorológicas para a produção de cereais, está a provocar uma espiral de subidas
O cereal mais penalizado com esta crise, está a ser o arroz. Vários dos grandes produtores mundiais deste cereal estão a suspender as exportações do mesmo, como foi já o caso do Brasil, Vietname e Filipinas, países que estão assim a tentar proteger os stocks internos.»
No Jornal Digital

A próxima guerra que este planeta poderá vir a ter de enfrentar, não é a previsivelmente nuclear, é tão pouco a da sobrevivência. A luta pelos recursos, água e alimentos, será talvez aquela que nos vai trazer o fim das regras sociais nos moldes em que as conhecemos.
Avizinham-se tempos difíceis...

Sem comentários: