Citador

30 abril, 2008

Ao preço a que o gasóleo está...



É paradoxal, uma empresa como a GALP, com lucros "fantasbulosos" ainda venha gozar com o zézinho, pondo-o a empurrar um autocarro num dos seus anuncios de propaganda.

E se eles em vez de colocar o povinho a empurrar, que tal se baixa-se o preço do combustivel.
É que em Espanha, de onde se diz que não vem bom vento nem bom casamento, vem pelo menos gasóleo 13 cts mais barato, s\chumbo 98 28 cts mais barata...

Aí Agostinho, Aí Agostinha... Que rico... ...



«O secretário-geral da ONU vai reunir-se com as 27 agências especializadas da organização a que preside, o FMI e o Banco Mundial para declarar o estado de emergência no aprovisionamento de bens alimentares à escala mundial e constituir uma célula de crise para encontrar soluções para a vertiginosa subida dos seus preços. Estamos perante uma crise a curto prazo, já que dez grandes países produtores de cereais optaram por dificultar as exportações das suas produções, para controlar os especuladores.»
No DN

Estamos a sofrer as consequências das politicas agrícolas, de cartel de control de produção, de cotas, que grasse por esse planeta fora.
Esquecem o essencial, é que a Humanidade precisa de comer... Vamos de certeza voltar a agricultura de subsistencia, cultivando a couve a batata, a cenoura e o alho, o grelo e o agrião... enfim, ter uma vaquinha na varanda para ter leite fresco pela manhã...

28 abril, 2008

SOCORRO CHAMEM A POLICIA, QUE A ESQUADRA DE POLICIA DE MOSCAVIDE ESTÁ A SER ATACADA...

«O presidente da Junta de Freguesia de Moscavide disse hoje notar um aumento da violência desde Janeiro, altura em que a PSP local alargou o patrulhamento de duas para três freguesias, mantendo o número de efectivos.
O autarca socialista Daniel Lima comentava assim a notícia da invasão, domingo, da esquadra da PSP de Moscavide, concelho de Loures, por um grupo de 10 a 15 homens que agrediram um jovem de 20 anos que pretendia apresentar queixa do grupo.(...)»
Na Lusa
Ao estado a que isto chegou!!!
Diria alguém muito ligado à revolução de Abril. É pena que "as liberdades" conquistadas em 1974 não tenham sido acompanhadas de medidas que possam colmatar estas "liberdades" que graçam pelo pais fora
Ele é o carjaking, a violencia nocturna, a falta de respeito nas escolas, o bulling e agora até as esquadras não escapam.
Fala-se na dita "radio alcatifa" que se tratavam de brasileiros. Por mim até podiam ser transmontanos ou algarvios, a Lei deveria ser aplicada severamente, ou com prisão efectiva .( no caso de serem portugueses) ou com a deportação no caso de serem estrangeiros.
Estou deveras farto de não me consegur sentir seguro, já não saimos à noite com medo dos assaltos, já não apanhamos ar fresco enquanto conduzimos com medo que nos levem o carro e em alguns casos a vida, os nossos filhos vão à escola vestidos e chegam a casa sem roupa.
O que é que falta?
Que andemos armados como os americanos e respondamos na mesma moeda?
NÃO, EU NÃO QUERO ISSO ...APENAS QUERO FAZER CESCER OS MEUS FILHOS NUM AMBIENTE SAUDAVEL...
QUE O ESTADO PORTUGUÊS E OS SENHORES DEPUTADOS DEIXEM DE LAVAR ROUPA SUJA NA PRAÇA PUBLICA E INTERVENHA NESTA POUCA VERGONHA......É PARA ISSO QUE LHES PAGAM.!!!!!!! $%&#%$#%&$&%# &&%$%%#"$%&$#%&$
««»»
Missão da PSP
A Polícia de Segurança Pública (PSP) é uma força de segurança com a natureza de serviço público dotado de autonomia administrativa, que tem por funções defender a legalidade democrática, garantir a segurança interna e os direitos dos cidadãos, nos termos do disposto na Constituição e na Lei. Em situações de normalidade, as suas actividades são desenvolvidas de acordo com os objectivos e finalidades da política de segurança interna, com respeito pelos limites do respectivo enquadramento orgânico. Em situações de excepção, as suas atribuições são as decorrentes da legislação sobre defesa nacional, estado de sítio e estado de emergência. As atribuições da PSP são prosseguidas em todo o território nacional, com exclusão das áreas legalmente cometidas a outras forças e serviços de segurança. Nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, as referidas atribuições são prosseguidas com carácter de exclusividade.

26 abril, 2008

A guerra do arroz...

«O constante aumento dos preços dos bens alimentares, especialmente dos cereais, cujas cotações nos mercados internacionais tem atingido sucessivos máximos, tem levado cada vez mais países exportadores de arroz a cortar ou suspender as saídas do cereal para proteger os stocks internos.
A especulação, aliada a factores como o desvio de recursos agrários da agricultura para a produção de bio-combustíveis e a degradação das condições meteorológicas para a produção de cereais, está a provocar uma espiral de subidas
O cereal mais penalizado com esta crise, está a ser o arroz. Vários dos grandes produtores mundiais deste cereal estão a suspender as exportações do mesmo, como foi já o caso do Brasil, Vietname e Filipinas, países que estão assim a tentar proteger os stocks internos.»
No Jornal Digital

A próxima guerra que este planeta poderá vir a ter de enfrentar, não é a previsivelmente nuclear, é tão pouco a da sobrevivência. A luta pelos recursos, água e alimentos, será talvez aquela que nos vai trazer o fim das regras sociais nos moldes em que as conhecemos.
Avizinham-se tempos difíceis...

25 abril, 2008

Geração ... Chiqui, Chiqui...

«O Presidente da República, Cavaco Silva, mostrou-se hoje "impressionado" com a ignorância de muitos jovens sobre o 25 de Abril e o seu significado e denunciou uma "notória insatisfação" dos portugueses com o funcionamento da democracia.»
No Noticias no Sapo
Mas não é possível!!!
Então vejamos, temos o melhor sistema de ensino do mundo, os professores conseguem dar aulas sem qualquer interrupção e no fim do ano os papás vem agradecer a educação dada pelo professor e que eles próprios não conseguiram dar aos seus meninos, não há telemóveis dentro das salas de aula, os meninos chegam ás universidades e escrevem português "na boa", são óptimos estudantes de matemática.
Eles hoje em dia são o melhor fruto, filhos da geração pós 25 de Abril...
Com um raio, como é que eles haveriam de saber o que foi o 25 de Abril!!! Eles nem sabem quem é o actual Presidente da Républica portuguesa...
A bem da nação... Tasss fixe meu nesta beca ...

24 abril, 2008

25 de Abril

No dia 25 de Abril de 1974, um movimento militar derruba o regime de partido único, instalado em Portugal desde 1926.
Comemora-se neste o dia da Liberdade, o retomar da via democrática que em 1820 havia sido adquirida pela chamada Revolução Liberal.
O 25 de Abril de 1974 marca também o fim das guerras coloniais da censura à imprensa e da polícia politica.
Este dia no entanto não se torna consensual, não o foi de todo para milhares de Portugueses que vivendo nas antigas colónias, tiveram de abandonar tudo, retornando ao continente muitas vezes com a roupa que tinham vestida.
No entanto, este dia marca definitivamente a possibilidade de em plena liberdade, se poder exprimir as suas ideias sem sofrer qualquer consequência.



«»

Comunicado do Movimento das Forças Armadas dia 25 de Abril de 1974

Às 18h20m

Aqui posto de comando das Forças Armadas. Em aditamento ao último comunicado, o Movimento das Forças Armadas informa a Nação que conseguiu forçar a entrada no quartel da Guarda Nacional Republicana, situado no Largo do Carmo, onde se encontrava o ex-Presidente do Conselho e outros membros do seu ex-Governo.
O Regimento de Lanceiros 2, onde se recolheram outros elementos do seu ex-Governo, entregou-se ao Movimento das Forças Armadas, sem que houvesse necessidade do emprego da força que os cercava.
A quase totalidade da Guarda Nacional Republicana, incluindo o seu comando e a maioria dos elementos da Polícia de Segurança Pública, já se rendeu ao Movimento das Forças Armadas.
O M. F. A. agradece à população civil todo o carinho e apoio que tem prestado aos seus soldados, insistindo na necessidade de ser mantido o seu valor cívico ao mais alto grau. Solicita também que se mantenha nas suas residências durante a noite, a fim de não perturbar a consolidação das operações em curso, prevendo-se que possa retomar as suas actividades normais amanhã, dia 26.
Viva Portugal!




Pescado D'aquí

De certeza que nunca mais vai esquecer...

«Tem sete anos e na mão direita exibe as marcas do ‘castigo exemplar’ do pai. D. tem dois dedos ligados, para cobrir as queimadura que lhe foram infligidas pelo progenitor, um imigrante moldavo que assim pretendeu punir o alegado furto de uns postais por parte da criança, ocorrido num estabelecimento comercial de Lagos.
(...)
mal soube do que se passou, o pai terá entendido que o acto do filho, além de reprovável, constituía uma vergonha para a própria família. Agarrou-lhe na mão – a mesma com que terá furtado os postais – e, ao que se sabe, com um isqueiro, queimou-lhe os dedos, para que “nunca mais se esquecesse do mal que fez”.»
Não concordo com este tipo de castigo, mas... deve resultar.

A culpa é do ...sistema!!!

«Uma professora de Matemática foi agredida segunda-feira por uma aluna de 11 anos do 5.º ano na Escola EB 2.º e 3.º Ciclos Padre Abílio Mendes, no Barreiro.
A origem do incidente – que ocorreu pela hora de almoço – permanece desconhecida, uma vez que as várias entidades envolvidas, desde o Conselho Executivo ao Ministério da Educação, passando pela PSP e Hospital do Barreiro, optaram por não divulgar pormenores do acontecimento.»
No CM
Que tal, responsabilizar os papás da falta de educação dos seus extremosos filhos?

Estranho, muito estranho...

Luis Filipe Menezes
L. F. M.
M. F. L.
Manuela Ferreira Leite

20 abril, 2008

20 de Abril de 1993 - morre Mario Moreno, Cantinflas.

Actor mexicano, Fortino Mário Alfonso Moreno Reyes mais conhecido como Cantinflas, nasce em 12 de Agosto de 1911 numa família de 12 irmãos muito humilde. A pobreza marcou a sua adolescência, leva-o a executar varias profissões, como engraxador, aprendiz de toureiro motorista de táxi e pugilista.
Aos 20 anos ingressa num teatro popular, onde executa tarefas menores. Quando um dos actores adoece, tem a oportunidade de substituir o apresentador do espectáculo. Cativa o público hispânico com os seus métodos pouco ortodoxos de representação. Inverter frases, abusa do improviso e troca as palavras dos textos.
Morre a 20 de Abril de 1993 deixando atrás de si uma longa carreira onde se destacam "El Peladito", “A Volta ao Mundo em 80 Dias” (1956), e Pepe. Mas serão os seus filmes de inicio de carreira, Os Três Mosqueteiros(1942), O Circo de 1943, 'El Supersabio, O Mágico de 1948, O Bombeiro Atômico de 1950,e Se Eu Fosse Deputadoque deixarão a sua marca na cinematografia e na memoria do mundo hispânico

Merlin.. "a'voa a'voa, a caminho de ..."



«(...) admitiu que entre os 12 aparelhos, apenas cinco estão actualmente operacionais, apesar de estarem a voar com peças retiradas dos restantes.
Na origem desta situação, explicou o porta-voz da Força Aérea Portuguesa, está o facto de o Estado ter gasto 450 milhões de euros na compra dos doze aparelhos, mas não ter celebrado um contracto para a manutenção dos mesmos. »
Entregue-se a factura ao responsavel pela aquisição que não previu a manutenção..


Descubra as diferenças:

Um tem 30 anos e ... voa.



O outro tem meses, muitos milhões gastos e...não voa.

Só á lei da pedra...

«O autocarro do Benfica foi ontem apedrejado pelos próprios adeptos à saída do centro de estágio, no Seixal, tendo rumado ao Porto sob escolta do Corpo de Intervenção da Polícia de Segurança Pública (PSP), que teve de disparar para o ar para dispersar a multidão.»
no CM
Como já disse, é necessario que o Benfica serene.
Faz falta ao desporto em Portugal, já bastam os outros. Deixem a águia voar...

19 abril, 2008

Que o Benfica sane os seus problemas.

«A PSP foi chamada hoje ao centro de estágio do Benfica, no Seixal, para garantir a segurança da equipa de futebol face aos protestos de algumas dezenas de adeptos que se encontravam no local.(...)
Os maus resultados da equipa “encarnada” nos últimos jogos, que colocaram jogadores e direcção do clube sob uma chuva de críticas, ajudam a explicar o clima vivido esta manhã no Seixal. »

Digo o mesmo que digo sobre a politica.
Qualquer bom governo necessita de uma boa oposição.
Neste momento o Sporting e o Porto não tem oposição. Necessitamos que o Benfica esteja bem para que nós ainda estejamos melhor.

19 de Abril de 1506 - Massacre de Lisboa.

Ocorre em 1506 em Lisboa uma das muitas demonstrações de fanatismo religioso o “Massacre de Lisboa de 1506” ou a“Matança da Páscoa de 1506” . Executada sob o olhar complacente da Igreja católica, são mortos em plena praça pública cerca de quatro mil pessoas acusadas de serem judias.
Esta chacina decorre poucos anos após a forçada conversão de Judeus ao cristianismo (cristãos novos) que ocorre em 1497 e poucos anos antes da instauração da Santa Inquisição em Portugal. Na altura cerca de 93.000 Judeus haviam entrado em Portugal após forte perseguição e expulsão de Espanha.
A matança, e segundo reza a historia iniciam-se no Mosteiro de São Domingos, quando o fanatismo religioso das pessoas que rezavam pelo fim da seca, julgaram ver a figura de Cristo no altar, iluminada. Um autentico milagre.
Na cerimonia encontravam-se presentes alguns novos cristãos que rapidamente contrariaram a opinião geral. Para eles não passava de um reflexo da luz do sol.
Um dos que mais contrariou esse “milagre” acabou por morrer espancado.
A partir daí, e até 21 de Abril, na Semana Santa, foram perseguidos, torturados, massacrados, violados e queimados em fogueiras improvisadas no Rossio, actos estes, incentivados por frades Dominicanos que prometiam a salvação a quem matasse os hereges.
Esta matança só acabaria com a intervenção das tropas reais, após ter sido assassinado um escudeiro do rei D. Manuel I, João Rodrigues Mascarenhas.
D Manuel I acabaria por incriminar os envolvidos, confiscando-lhes os bens, e condenado à morte os dominicanos envolvidos.
Na sequencia deste episodio e do estabelecimento do Tribunal do Santo Ofício em 1540 , a grande maioria dos judeus que residiam em Portugal acabaram por emigrar, muitas vezes só com a roupa do corpo, para os Países Baixos, França, Turquia e Brasil, vendendo por muito pouco os bens que possuíam, isto para poder pagar a taxa (resgate) à coroa Portuguesa.

18 abril, 2008

18 de Abril de 1946 - O fim da Sociedade das Nações

A Sociedade das Nações ( ou a Liga das Nações) Foi uma organização criada no pós 1ª grande guerra mundial, pelos países aliados.
Esta Aliança, tinha como principio a manutenção da paz Internacional. É idealizada, quando da assinatura do tratado de Paz, o Tratado de Versalhes, em 28 de Julho de 1919 mas será a 10 de Janeiro de 1920 quando a Alemanha passa a membro que efectivamente nasce.
Com a subida do ditador Adolf Hitler ao poder na Alemanha e o inicio da 2ª Grande Guerra Mundial, a organização perde a sua vitalidade, deixando cair um dos seus objectivos, o da manutenção da Paz Internacional.
É a 18 de Abril que , a actual ONU, Organização das Nações Unidas, ocupa o seu lugar, mantendo até hoje, um papel importante na manutenção da Paz.

18 de Abril - Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Hoje celebra-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que este ano tem como tema o «Património Religioso e Espaços Sagrados».
Um pouco por todo o país vão acontecer diversas actividades que procuram colocar os cidadãos mais próximos do património histórico português.
Mais sobre o programa para este dia no site sobre o «18 de Abril»

16 abril, 2008

Desculpem, mas são 5 a 3 ...



O divórcio dos principios de sociedade...

«O divórcio sem consentimento dos dois cônjuges terá que ser assente em causas objectivas, como a separação de facto por um ano consecutivo, a alteração das faculdades mentais que dure há mais de um ano, a ausência pelo mesmo prazo e por «quaisquer outros factos que, independentemente da culpa de um dos cônjuges, mostrem a ruptura definitiva do casamento»
«»
No DD
Peço desculpa, mas é a minha opinião. Cada vez mais se perdem valores que ajudam a crescer uma sociedade. A chegada do Simplex ao divórcio é mais um sinal em como a instituição da familia é cada vez menos importante junto dos portugueses.

Eu ainda acredito no casamento, e continuarei a lutar por ele . Acredito que a simplificação, ou melhor a menorização da sua importancia já começa a ter reflexo nos nossos jovens e na sua educação, na sua estabilidade, na sua educação, nos seus principios e na leviandade com que a vida se encara nessas idades.

O divórcio pode e deve ser encarado como ultima medida correctiva para resolver os problemas a dois.
Agora quando chegar a casa, já fica mais facil ter as malas à porta...para isso basta que o outro tenha um acesso de insanidade...

16 de Abril de 1889 - Nasce Charlie Chaplin


CHARLES SPENCER CHAPLIN (1889 - 1977) Charlot

Nasce em Walworth (Londres) a 16 de abril de 1889, filho de uma humilde familia de actores de music hall, aparece nos palcos com apenas cinco anos cantando "Jack Jones" em substituição de sua mãe, Hannah Hill (Lily Harley, nome artístico) que se encontrava doente.
O seu pai morre em 1893 por causa do álcool, a sua mãe acaba internada devido á sua loucura.

Em 1914 inicia a parte mais conhecida da sua lendária carreira. Cria a sua própria produtora la Chas. Chaplin Film Co. Construindo um estudio em Hollywood. Em 1919 junta-se a David Wark Griffith, Douglas Fairbanks y Mary Pickford, criando assim a United Artists.
Quando chega o cinema sonoro, Chaplin não o aceita facilmente se bem que ao fim de algum tempo acaba por o adoptar, “O grande Ditador” foi o primeiro a ser rodado em 1940, recebeu nomeações como melhor filme, melhor actor, melhor roteiro e música original, mas não foi premiado.
Em 1952, Chaplin ganhou o Oscar de melhor música em filme dramático por Luzes da Ribalta (Limelight), de (1952), filme que participou também Buster Keaton.
Recebe em 1954 o Premio Internacional da Paz,
Perseguido pelo comité das actividades anti-americanas devido às suas ideias de esquerda e a viver na Europa, só em 1972 o recebe, sem no entanto se ter muita expectativa pois não se sabia se seria permitida sua re-entrada nos EUA.
É nesta cerimónia que regista uma das maiores aclamações na história do Oscar, onde Chaplin foi aplaudido por mais de cinco minutos, em pé por todos os presentes.
Em 1975 Isabel II de Inglaterra, atribui-lhe o titulo de cavaleiro do Império Britânico.
Morre no dia de Natal de 1977.

Vão-se os ...dedos e fiquem-se com as...rodas

Imagem d'aquí

Afinal somos um rico País...

«Em 2012, Portugal deverá ter mais automóveis por habitante do que o Japão. Segundo as previsões do Observador Cetelem (maior empresa europeia de crédito ao consumo), daqui a quatro anos Portugal terá 583 carros por cada mil habitantes, enquanto o Japão registará 525»
No Publico

«»
Se for tido em conta o nº de carros já abatidos e que ainda constam na base de dados da DGV em nome dos seus antigos proprietários, sujeitos a pagamento do Imposto de Circulação, então esse nº dispara...

14 abril, 2008

14 de Abril de 1912- Naufrágio do Titanic


Insubmergível diziam os jornais da época, majestoso como os Titãs da mitologia grega, assim se falava do Titanic a 12 de Abril de 1912 quando o navio pertencente á White Star Line saiu de Southampton (Inglaterra), na sua viagem inaugural a caminho de Nova Iorque onde pretendia chegar a 17 de Abril. Pelo meio aportaria em Cherbourg, na França, e Queenstown, Irlanda onde embarcariam mais passageiros. Seriam 2.227 almas entre homens, mulheres e crianças.
Luxuoso, pelo menos na 1ª classe, batia todos os grandes navios da sua época. Media 270 metros da proa á popa, era uma autentica cidade flutuante. Detinha o mais moderno sistema de comunicações inventado por Marconi.
Durante a viagem, sob o comando do capitão Edward J. Smith, chegaram-se a fazer apostas sobre a data de chegada a Nova Iorque. Responsável por não ter tomado as medidas correctas, mesmo recebendo diversos avisos sobre a existência de icebergs pelo caminho, Smith não se importa, mantêm a velocidade máxima (40km/h), e diz que o navio era grande demais para ser abatido por um iceberg.
Na noite de 14 de Abril, Smith vai descansar, deixando a William Murdoch, 1º oficial, o comando do navio.
Cerca das 23 horas e 4º minutos, o sino do navio toca assinalando a presença de algo na frente do mesmo, um iceberg. William Murdoch, ordena que se vire o máximo a estibordo e se fizesse marcha à ré a toda potência. Pecou por tardia não fazendo o efeito imediato necessário para a situação.
Parte da massa de gelo, acaba por romper o casco do Titanic, abrindo pequenos cortes e buracos em seis compartimentos estaques da proa, que foram invadidos pela água.
Os passageiros da terceira classe eram, na maioria, imigrantes que iam para a América em busca de uma chance de trabalho ou fugindo de um passado difícil em seus países, sendo os primeiros a sentir o naufrágio, eles estavam na parte mais baixa do navio.
Thomas Andrews, construtor do Titanic, calculou que o navio levaria cerca de duas horas a afundar. Smith ordena que se evacue a embarcação, esquecendo por momentos que só havia 20 botes salva-vidas com a capacidade máxima de 1.178 pessoas, para 2.227. Thomas Andrews optara por menos botes em detrimento da estética do Titanic.
A diferença de classes fez com que inicialmente os botes fossem lançados ao mar sem a sua lotação máxima atingida, isto por uma questão de conforto para os passageiros de 1ª classe.
No fim, apenas 706 passageiros conseguiram-se salvar. Às 2h20 da manhã do dia 15 de Abril, o Titanic desaparece sob as frias e negras águas do Atlântico Norte.
1521 Almas desapareceram nessa noite, sendo os restantes salvos pelo Carpathia, navio da Cunard que viria a absorver a White Star Line.

Carta de emigração encontrada em bom estado no Titanic

Isto é o ... Ocidente...

Imagem d'aqui

13 abril, 2008

13 de Abril de 1695- Morre La Fontaine


«Segundo o que você for, rico ou pobre, os julgamentos da corte o tornarão branco ou preto.»

La Fontaine

Nascido a 8 julho 1621 em Chateau-Thierry, La Fontaine é considerado o pai da fábula moderna.
Depois de um casamento falhado, La Fontaine vai para Paris com 37 anos, onde inicia a sua carreira literária.
No período de 1664 a 1674 escreva quase todas as suas obras, destacando-se em 1665 “Contos”, mas é com as suas “Fábulas”,escrita em três partes, no período de 1668 a 1694, que fica mundialmente conhecido. Falava da vaidade, estupidez e agressividade humanas através de animais. Aqui ele vai utilizar os animais como figuras principais, atribuindo-lhes características humanas.
Algumas das suas fábulas são:
A Lebre e a Tartaruga,
O Homem, O Menino e a Mula,
O Leão e o Rato,
e O Carvalho e o Caniço.
Em 1684 é nomeado para a Academia Francesa de Letras.
Morre a 13 de Abril de 1695, foi sepultado no cemitério Père-Lachaise, em Paris, ao lado do dramaturgo Molière (figura para quem escreveu quase toda a sua obra).

12 abril, 2008

Uma maneira de desviar a atenção do problema real.


Directora da DREN considera que houve abuso
A Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) apresentou queixa contra quatro órgãos de informação ao Ministério Público e à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) contra a forma como exibiram as imagens do vídeo filmado na Escola Secundária Carolina Michaëlis do Porto. RTP, Expresso on-line, Diário Digital e Portugal Diário foram já notificados, tendo-lhes sido dado um prazo de dez dias para se explicarem. A SIC também é referida, mas por causa de um spot publicitário exibido num serviço noticioso onde um professor destrói um telemóvel após o ter tirado a um aluno.
No DN de 12-04-2008


Desta maneira a Srª Directora da DREN, consegue desviar a atenção do real problema que é o estado a que esta bandalheira que é o nosso sistema educativo, chegou...
Demita-se a Directora,
Demita-se o Ministro,
Demitam-se todos os que levaram a Educação e este estado.
Já chega a iniciativa do Brasil em realizar toda uma revisão do acordo ortográfico sem que se salvaguardem tradições e principios linguisticos...


A BEM DA EDUCAÇÃO

11 abril, 2008

A minha geração...sem telemóveis



1 - Os carros não tinham cintos de segurança, apoios de cabeça, nem air-bag!!
2 – Íamos soltos no banco de trás fazendo aquela festa! E isso não era perigoso!
3 - As camas de grades e os brinquedos eram coloridas, pintados com umas tintas “duvidosas“ contendo chumbo ou outro veneno qualquer.
4 - Não havia travões de segurança nas portas dos carros, nas gavetas, nem chaves nos armários de medicamentos,detergentes ou químicos domésticos.
5 – Andávamos de bicicleta para lá e pra cá, sem capacete, joelheiras, caneleiras e cotuveleiras...
6 - Bebíamos água da torneira, da mangueira, ou de uma fonte e não águas minerais em garrafas ditas.. ¨esterilizadas¨...
7.- Construíamos aqueles famosos carrinhos de rolamentos e aqueles que tinham a sorte de morar perto de uma ladeira alcatroada, podiam tentar bater records de velocidade e até verificar no meio do caminho que tinham „economizado“ a sola dos sapatos, que eram usados como freios...
8 - Íamos brincar para a rua,
9 - Tínhamos aulas só de manhã,
10 - Gessos, dentes partidos, joelhos esfolados... Alguém se queixava disso?
11 - Comíamos doces à vontade, Pão com manteiga, bebidas com o (perigoso) açúcar. Não se falava de obesidade - brincávamos sempre na rua e éramos super activos ...
12 - Dividíamos com nossos amigos o sumo comprado no café da esquina, golo a golo e nunca ninguém morreu por isso ....
13 - Nada de Playstations, Nintendo 64,X boxes, jogos de Vídeo , Internet por satélite, cassetes de video, dvd Dolby surround, telemoveis computador ou internet... Só amigos.
14 - E os nossos animais de estimação?
Nada de rações. Comiam a mesma comida que nós (muitas vezes os restos), e sem nenhum problema!Banho quente? Champô?
Nada disso! No quintal, um segurava o cão e o outro com á mangueirada (fria) ia esfregando com (acreditem se quiserem) sabão (em barra) de lavar roupa!
Algum cão morreu (ou adoeceu) por causa disso??
15 - A pé ou de bicicleta, íamos à casa dos nossos amigos, mesmo que morassem a kms de nossa casa, entrávamos sem bater e íamos brincar.
16 - É verdade! Lá fora, nesse mundo cinzento e sem segurança! Como era possível? Jogávamos futebol na rua, com a baliza sinalizada por duas pedras, e mesmo que não fossemos substituidos ... ninguém ficava frustrado e nem era o “FIM DO MUNDO“!
17 – Na escola havia bons e maus alunos. Uns passavam e outros eram não. Ninguém ia por isso a um psicólogo ou psicoterapeuta. Não havia a „moda“ dos „superdotados“, nem se falava em dislexia, problemas de concentração, hiperatividade. Quem não passava, simplesmente repetia de ano e tentava de novo no ano seguinte!
18 - Tínhamos: Liberdade,Fracassos, Sucessos,Deveres ...e aprendíamos a lidar com tudo isso, sozinhos!

A única verdadeira questão é: como conseguimos sobreviver???
E acima de tudo, como conseguimos desenvolver a nossa personalidade?

Como éramos felizes!!!


Manual "Como Educar um Filho" , ou a geração I'pod.

1- Comece na infância a dar o seu filho tudo o que ele quiser. Assim, quando crescer, ele acreditará que o Mundo tem a obrigação de lhe dar tudo o que ele deseja.
2- Quando ele disser nomes feios, ache graça. Isso fá-lo-á sentir-se interessante.
3- Nunca lhe dê qualquer orientação religiosa. Espere até que chegue aos 21 anos e “decida por si mesmo”.
4- Deixe ele tratar por tu os mais velhos, afinal são todos uns gajos porreiros
5- Arrume tudo o que ele desarrumar: livros, sapatos, roupas. Faça-lhe tudo para que aprenda a atribuir aos outros toda a responsabilidade.
6- Discuta com frequência na presença deles. Assim não ficará muito chocado quando o lar se desfizer mais tarde.
7- Dê-lhe todo o dinheiro que quiser, para que ele não passe as privações que você passou.
8- Satisfaça todos os seus desejos de comida, bebida e brinquedos. Negar pode acarretar “frustrações prejudiciais”.
• 9- Tome sempre o partido dele contra vizinhos, professores e autoridades. (Todos têm má vontade com o seu filho).
10- Quando ele se meter em alguma complicação séria, desculpe-o, dizendo que a culpa é das más companhias.

10 abril, 2008

Portugal



Prémios maus figados...

Egípcio dos três dedos, como era conhecido, treinou vários terroristas
O ideólogo dos atentados de 7 de Julho de 2005 em Londres e dos ataques terroristas falhados de 2006 a dez aviões transatlânticos terá morrido no Paquistão, por doença, provavelmente de hepatite, segundo informações ontem veiculadas pelos media norte-americanos. DN 10-04-2008

'Marés Vivas' é a solução do canal privado Televen para o horário infantil
O Governo de Hugo Chávez proibiu a série norte-americana Os Simpsons, emitida no canal privado Televen, por considerar que esta ficção é "uma má influência" para todos os jovens. A Comissão de Telecomunicações da Venezuela (Conatel) entendeu que não devem ser emitidos programas deste género no horário infantil - de segunda a sexta-feira, às 11.00. DN 10-04-2008

Juiz sublinhou a premeditação e a violência deste crime
23 anos de prisão para a viúva Maria das Dores; 20 anos para o motorista João Paulo Silva, executante do crime; e 18 anos para Paulo Horta, que o ajudou a cometer o assassínio. Apesar de não haver penas máximas, o tribunal quis ser exemplar ao condenar os três arguidos considerados co--autores da morte de Paulo Cruz, ocorrida a 20 de Janeiro de 2007.DN 10-04-2008


Principal arguido diz que foi mantido em prisão preventiva sem razões
Mário Machado, líder dos Hammer-skins portugueses, a principal organização de skinheads nacionais, começou ontem a prestar declarações no tribunal de Monsanto, em Lisboa, onde afirmou não ser racista e no final das quais criticou duramente o Ministério Público e os pressupostos que levaram à sua prisão.DN 10-04-2008

Ser jornalista é...perigoso.

09 abril, 2008

Porque? este pessimismo...



Não exite mais corrupção em Portugal do que nos EUA,
Não existe mais pobreza em Portugal do que nos EUA, na França ou na Alemanha,
Não existe mais ruinas citadinas em Lisboa do que em NY Paris ou Madrid.

É pena que estes Sr´s, que periodicamente até dizem coisas acertadas, mostrem no exterior uma imagem como se fossemos todos corruptos, ignorantes ou andrajosos.

Parabéns portugueses fumadores e não fumadores. Mais uma vez se demonstrou o quanto somos um país civilizado.

Nos últimos dias de Dezembro e nos primeiros dias de Janeiro, muito se escreveu sobre esta lei, falando-se sobre discriminação dos fumadores, comparando-se até a proibição, num exagero excessivo, com fascismo e nazismo.

No entanto, o que todos observámos, na prática, foi um grande civismo e educação de todos os portugueses. Deixou-se de fumar nos cafés, nos restaurantes, nos centros comerciais e mesmo na grande maioria dos bares e discotecas.

Assim, notou-se uma substancial diferença no ar dos locais públicos: já não provocam problemas agudos nos doentes com patologias respiratórias, os pais já podem frequentá-los com os filhos pequenos e já não se fica com o cheiro incómodo do fumo na roupa ou nos cabelos, que a todos afecta. Os trabalhadores, finalmente, não têm de estar expostos tantas horas ao fumo do tabaco, com todos os benefícios a curto e a longo prazo que daí advêm.

E espanto!: os restaurantes, cafés e centro comerciais continuam cheios e não se vêem fumadores a infringir a lei. Não se ouve falar de contra-ordenações, que apenas têm ocorrido em pequeno número e geralmente se relacionam com questões técnicas.

Por sua vez, os fumadores alteraram os seus rituais e passaram a fumar na rua – e não deixo de admirar o facto de cumprirem essa regra. Observou-se também um fenómeno não esperado: os fumadores tornaram-se mais unidos, ligados por um objectivo e até já se fala num meio de fazer amigos mais facilmente.

Muitos fumadores também ficaram surpreendidos: achavam que se quisessem estar sem fumar durante o seu dia de trabalho iam conseguir sem dificuldades – e descobriram que não era bem assim, que eram mais dependentes do que pensavam, originando uma grande angústia. Além disso, sentem-se observados e criticados por quem passa por eles nas portas dos empregos ou dos cafés.

Nas farmácias, notou-se um aumento da procura dos medicamentos de venda livre para deixar de fumar e houve, também, um aumento na procura das consultas de cessação tabágica.

Ao mesmo tempo, aliado ao aumento do preço houve já uma quebra nas percentagens de venda do tabaco, na ordem dos 15%.

Dentro em breve vamos notar diferenças a nível das patologias. Em Itália, houve um estudo em que, logo nos primeiros meses, se registou uma menor incidência de enfarte agudo do miocárdio – e em Portugal será igual.

Parabéns portugueses fumadores e não fumadores. Mais uma vez se demonstrou o quanto somos um país civilizado.

Cecília Pardal
Médica Pneumologista
Membro do Fórum Médico Sem Tabaco

no Sol

08 abril, 2008

Evolução é...evolução




20 de Abril vai-se comemorar o 1º DIA INTERNACIONAL DO HOMEM.

NUNCA LI TANTA VERDADE JUNTA EM TÃO POUCAS LINHAS.......

Ser homem é:

- Sentir a dor física de uma bolada nas partes baixas;
- A tortura de ter de usar fato e gravata no Verão ;
- O suplício de fazer a barba todos os dias;
- O desespero das cuecas apertadas;
- A loucura que é fingir indiferença diante de uma mulher sem soutien;
- A loucura de resistir olhar para umas belas pernas com uma mini-saia;
- Ir à praia com a sua mulher e resistir olhar para aquele mulherão que está deitada ao lado
- Viver sob o permanente risco de ter de andar à porrada com outro homem;
- Vigiar o grelhador no churrasco ao fim de semana, enquanto todos se divertem;
- Ter sempre de resolver os problemas do carro;
- Ter de reparar na roupa nova dela;
- Ter de reparar que ela mudou de perfume;
- Ter de reparar que ela mudou a tinta do cabelo de Imedia 713 para 731 loiro/bege;
- Ter de reparar que ela cortou o cabelo, mesmo que seja só 1cm;
- Ter de jamais reparar que ela está com um pouco de celulite;
- Ter de jamais dizer que ela engordou, mesmo que seja a pura verdade;
- Desviar os olhos do decote da secretária, que se faz distraída e deixa a blusa desabotoada até ao umbigo ;
- Ter a obrigação de ser um atleta sexual;
- Ter a suspeita de que ela, com todos aqueles suspiros e gemidos, só está a tentar incentivar-nos;
- Ouvir um NÃO, virar para o lado conformado e dormir, apesar da vontade de partir o quarto todo e fazer um escândalo ;
- Ter de ouvi-la dizer que está sem roupa, quando o problema é onde colocar novos armários para guardar mais roupa;
- Ter de almoçar aos domingos na casa dos sogros, discutir política com aquele velho reaça, tratar bem os sobrinhos, controlar-se para não olhar para o decote da irmã dela e não arrear um arraial de porrada ao irmão dela, sacana do caraças que vem sempre pedir dinheiro emprestado.

Depois Elas ainda acham que é fácil, só porque NÃO TEMOS O PERÍODO

É por estas razões que no dia 20 de Abril se irá comemorar o 1º DIA
INTERNACIONAL DO HOMEM.

8 de Abril de 1904 - É assinada a Entente Cordiale

Entente cordiale assinada a 8 de Abril de 1904, o tratado Anglo-francês sob proposta de Eduardo VII, vem acabar com as disputas coloniais entre os dois países. cada um deixa livre ao outro o Egipto e o Reino de Marrocos.
esta aliança, será fulcral para os conflitos e questiúnculas, que decorrerão na primeira metade do século XX, nomeadamente, a I Guerra Mundial. Está aliança, representou o bloco militar que se opôs ao avanço dos Impérios Centrais recebendo para esse efeito a colaboração de outras nações, Itália, a Rússia e os EUA.

06 abril, 2008

Parabéns, faz hoje 50 anos

A esfregona...

6 de Abril de 648 a.C - o mais antigo eclipse solar registado pelo Homem.

Um raríssimo fenômeno de alinhamentos do Sol com a Lua ocultando esta a sua luz numa faixa terrestre. O mais antigo registo, remonta ao ano 648 a.C. no período Grego.

Morreu Charlton Heston

No dia 5 de Abril de 2008 morreu na sua mansão de Beverly Hills aos 84 anos o protagonista de Ben Hur (1959) dos Dez Mandamentos (1956) o Planeta dos Macacos (1968) entre muitos outros.
Personagem que fica na história da cinematografia, mas também por uma faceta mais negativa, a defesa da posse de armas por qualquer civil.

05 abril, 2008

Coisas de gajo...gaja...gajo...gajoa...gajao......



Un transexuel américain, femme devenue homme après une opération, et qui assure attendre un enfant, défend dans les médias américains son droit de procréer.

Légalement un homme depuis son opération de chirurgie reconstructive au niveau de la poitrine et un traitement à base de testostérone (hormone mâle), Thomas Beatie a néanmoins choisi de conserver ses organes reproducteurs féminins, a-t-il expliqué dans plusieurs magazines et dans l'émission très populaire de l'animatrice de télévision Oprah Winfrey.
No 20Minutes
»«
Aquela coisa da cegonha já não pega, é que o meu filho perguntou, como é que ele engravidou?
Eu não lhe conseguí responder...
Just in America.....

Rei morto, Rei posto...


As filas que se formaram à porta de muitas lojas em Havana, nesta última semana, não deixaram ninguém indiferente. É verdade que a maioria dos cubanos foi apenas "ver as montras", com os leitores de DVD, os televisores ou os computadores a serem demasiado caros para as suas carteiras. Mas a verdade é que está aí: o fim das restrições "supérfluas", anunciado por Raúl Castro na sua tomada de posse, a 24 de Fevereiro, impensável quando o seu irmão Fidel estava no poder. O uso da palavra "reforma" é contudo tabu.
no DN de 5 de Abril de 2008
»«
Não acredito muito em milagres, muito menos em Cuba, agora que acredito que Fidel já esteja morto, acredito.
Senão que alguem me explique, como é que uma ditadura de esquerda, que durou 50 anos muda assim tão de repente??

Fidel morto, Raul posto...
A bem da nação de...Cuba.






Aquí vertigens, nem temos tempo de pensar nelas...




Perto de Alora, em Espanha, uma caminhada para quem não sofre de vertigens...

5 de Abril de 1722- Jacob Roggeveen descobre a ilha de Pascoa

Jacob Roggeveen foi um explorador neerlandês que recebeu a missão de encontrar a Terra Australis, e que durante essa missão encontrou a então já habitada mas remota Ilha de Páscoa em 5 de Abril de 1722.
Almirante Jakob Roggeveen (1 de fevereiro de 1659 - 31 de janeiro de 1729) foi um marinheiro flamengo na altura em que a flandres pertencia ao reino dos Países Baixos.
Era matemático, com vastos conhecimentos nos campos da astronomia e da geografia, assim como da navegação.
Desde muito cedo se interessou pela exploração, em especial do oceano Indico. Oceano que explorou com o apoio da Companhia Holandesa das Índias Orientais.
Um dos objectivos das viagens efectuadas por Roggeveen, era encontrar a Terra de Davis.
Num domingo de páscoa, descobre aquela que hoje conhecemos como a Ilha de Páscoa, sendo esta a única descoberta e exploração significativa que lhe é atribuída.