Citador

15 março, 2007

Não sei, nem compreendo o porquê?

«Mais de seis décadas após a sua morte, Adolf Hitler pode perder a cidadania alemã. É pelo menos essa a proposta de uma deputada da Baixa-Saxónia que está neste momento a ser examinada pela Comissão de Assuntos Jurídicos do Parlamento regional. A social-democrata Isolde Saalmann afirmou ao semanário Der Spiegel que este "passo simbólico" é a única forma de a cidade de Braunschweig ultrapassar o "complexo" por ter sido responsável pela naturalização do ditador.
Nascido no Império Austro-Húngaro em 1889, Hitler mudou-se para Munique em 1913, (...) Ferido duas vezes, recebeu uma medalha pela sua coragem no campo de batalha. Finda a guerra, integra o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (nazi), onde sobe rapidamente na hierarquia. Mas, para se candidatar a eleições, precisava de obter a cidadania alemã.
Em 1932, a solução surge através da nomeação para um cargo administrativo em Braunschweig. Hitler não chegou a desempenhar as funções, mas conseguiu o seu objectivo: tornara-se cidadão alemão. Um ano depois, os nazis chegavam ao poder. »


Lá estou eu com o meu mau feitio, porquê renegar o passado, ele faz parte de todos nós. Hitler tal como Salazar marcou, um mais do que o outro, uma época.
De que adianta retirar uma cidadania a um assassino se ele já realizou a sua marca na história.
Por muito que a Alemanha queira limpar a sua imagem perante o mundo, já o não vai conseguir, Hitler já faz parte da história desse país, tal como Salazar faz parte da nossa história.
Não me venham com teorias, de que o facilitar a abertura de um museu em Sta Comba Dão poderá fazer renascer o Nacional Socialismo, é errado, o esconder, limpar ou apagar um período da história, é que leva e aí sim ao renascer de tais correntes. Dar demasiada importância á nacionalidade de Hitler ou á abertura de um museu em Sta Comba Dão é dar demasiada importância aquilo que todos nós queremos que não volte a acontecer, a DITADURA, o TERROR, a LOUCURA.
Deixem lá o Hitler ser alemão, deixem lá construir o bendito museu a (sobre) Salazar, não deixem é que a história caia no esquecimento de modo a permitir que estas figuras do passado voltem a fazer história.

Sem comentários: