Citador

06 janeiro, 2008

6 de Janeiro, Dia de Reis, Epifania de Jesus Cristo

6 de janeiro, Dia de Reis relembra a visita de Gaspar, Melchior e Baltasar (três reis magos) ao menino Jesus nascido em Belém.São portadores de ouro, incenso e mirra, substâncias que representam sua realeza, sua divindade e sua humanidade.
Os Três reis Magos são guiadas até Belém por uma estrela. Esta estrela dá lugar a varias interpretações, onde uns afirmam ter sido um cometa, sendo esta teoria colocada em causa pela ciência moderna, uma vez que não há registro de qualquer cometa nessa altura, outros apostam num alinhamento de planetas, nomeadamente Júpiter e Saturno.
Inicialmente, Reis Magos eram representados como sendo dois, quatro ou seis personagens. O seu numero só ficou definido no Séc. IV, assim como o seu nome (identificados inicialmente como Sem, Cam e Jafé, os três filhos de Noé, que segundo o Antigo Testamento, representavam as três raças que povoavam o mundo) somente um século depois. No séc. XVI é introduzido o traço racial, onde aparece pela primeira vez um Rei preto, Baltazar.
Os Três Reis foram assim identificados como:
-Melchior, o ancião de cabelos brancos, simboliza os herdeiros de Jafé, os europeus que oferecem ao Menino Jesus um presente de ouro que testemunha sua realeza.
-Gaspar, louro e jovem, representa os semitas da Ásia, cujo bem mais apreciado é o incenso, símbolo da sua divindade
-Baltazar, negro e com barba, identifica-se com os filhos de Cam, os africanos, que entregam a mirra, em alusão à paixão e ressurreição.

O Dia de Reis (12 dias após o Natal cristão) - Epifania de Jesus Cristo - representa também o Natal dos Gentios (não-judeus), comemorado pela Igreja Ortodoxa.

Sem comentários: