Citador

09 janeiro, 2008

9 de Janeiro de 1753 - Nasce Luisa Todi.

Criada no meio da música, era filha de um professor de música e instrumentista, Luísa Todi nasce, em Setúbal a 9 de Janeiro de 1753 vindo mais tarde a morar em Lisboa onde se estabelece.
A sua vida nas artes começa aos 14 anos no teatro recitando as falas de personagens de “Tartufo”, de Molière, junto com sua irmã.
As suas performances, são acompanhadas por Francesco Saverio Todi, um violinista italiano, com quem casou em 1769.Estreia-se como cantora lírica com a representação de , “Il Viaggiatore Ridicolo”, de Giuseppe Scolari dando nesta altura uma viragem na sua carreira, sendo reconhecida pela critica, como excepcional na encarnação no palco, das suas personagens.
Luísa Todi, começou a percorrer mundo, Passou por Londres, Paris, Berlim, Turim, Varsóvia, Veneza, Viena, São Petersburgo, onde é aplaudida pela imperatriz Catarina II, recebeu também a admiração de Frederico Guilherme II da Prússia, que lhe ofereceu aposentos no palácio real, onde a cantora permaneceu entre 1787 e 1789. É admirada na Europa e no mundo pela excepcionalidade da voz e assombrosa presença..
Regressa a Portugal em 1799 onde actua pela última vez na cidade do Porto em 1801. Em 1809. Luísa Todi é obrigada a sair do Porto durante as invasões francesas, perdendo muitos dos seus bens, com graves problemas de saúde atinge os 80 anos de idade, completamente cega.
Morre a 1 de Outubro de 1833 em Lisboa.

Sem comentários: