Citador

04 janeiro, 2008

4 de Janeiro de 1809-Nasce Louis Braille.

Nasce a 4 de Janeiro de 1809 em Coupvray, França, Louis Braille, criador do sistema de leitura para invisuais ao qual foi atribuído o seu nome, linguagem Braille.

O sistema de leitura Braille para cegos foi inventado pelo francês Louis Braille.
Braille perdeu a visão aos três anos. Quatro anos depois, ingressou no Instituto de Cegos de Paris. Em 1827, então com dezoito anos, tornou-se professor desse instituto. Ao ouvir falar e um sistema de pontos e buracos inventado por um oficial para ler mensagens durante a noite em lugares onde seria perigoso acender a luz, Braille fez algumas adaptações no sistema de pontos em relevo.
Em 1829, publicou o seu método. O sistema Braille é um alfabeto convencional cujos caracteres se indicam por pontos em relevo, que o cego distingue por meio do tacto.
A célula Braille é a unidade estrutural do alfabeto Braille. É composta por seis pontos em duas colunas, numerados de 1 a 6.
Os caracteres são formados levantando um ou mais pontos da célula, que ficam assim perceptíveis pelo tacto.
A partir dos seis pontos salientes, é possível fazer 63 combinações que podem representar letras simples e acentuadas, pontuações, algarismos, sinais algébricos e notas musicais.
Como as 63 combinações não cobrem todos os símbolos existentes, o Braille recorre a símbolos duplos e prefixos para obter todas as combinações. Por exemplo, as letras maiúsculas são feitas com recurso a um prefixo (pontos 4 e 6). Os números são feitos com um prefixo seguido de uma letra.

Sem comentários: