
IN Diario Digital



Estarão as sargetas desentupidas?

Na sua primeira visita à Irlanda, o Papa João Paulo II dirigiu-se a uma multidão de mais de um milhão de pessoas, em Dublin, e realizou uma súplica apaixonada, para terminar com a violência entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte. Em 1978, o Papa João Paulo II, nascido Karol Wojtyla em Wadowice, na Polónia, tornou-se no primeiro Papa polaco da História e no primeiro Papa não italiano em 456 anos. Falando fluentemente sete idiomas modernos e latim, o Papa abraçou totalmente o papel de embaixador da Igreja católica romana e viajou com mais frequência do que qualquer outro Papa na História. Conhecido pelo seu anti-comunismo firme, o Papa era partidário dos movimentos democráticos na sua Polónia natal e em qualquer outra parte, durante os anos oitenta. Sobreviveu a um disparo numa tentativa de homicídio em 1981.
Ai Agostinho,
Exigindo o seu direito ao trono inglês, William, o Duque da Normandia, começa a sua invasão da Inglaterra por Pevensey. William era primo de Eduardo o Confessor, rei de Inglaterra, que morreu sem descendência em 1066. Quinze anos antes, Eduardo tinha designado William como seu herdeiro, mas o conselho real elegeu Harold Godwin, nobre poderoso, para ser o rei, à morte de Eduardo. A 14 de Outubro de 1066, William enfrentou Harold, na Batalha de Hastings, na qual o rei foi morto e as suas forças derrotadas. No Dia de Natal, William, o Conquistador foi coroado como o primeiro rei Normando da Inglaterra, mudando para sempre o idioma e a cultura inglesa.
Em Roma, a Sociedade de Jesus, uma organização de missionários católicos romanos, recebe a sua carta constitucional formal do Papa Paulo III. Inácio de Loyola, um soldado espanhol que se converteu em sacerdote, fundou a Sociedade em 1534. Importante na Contra Reforma do século XVI, os missionários Jesuitas começaram a actuar fora da Europa no século XVII. As muito educadas "Túnicas Negras", como eram conhecidos pelos nativos na América, precediam frequentemente as nações europeias na sua infiltração por terras e sociedades estrangeiras. Porém, a vida de um missionário Jesuita era extremamente arriscada e as autoridades estrangeiras eram hóstis à missão de conversão dos milhares de sacerdotes Jesuitas, perseguindo-os. Noutras nações, como a Índia e a China, os Jesuitas eram venerados como homens de sabedoria e ciência. 
O marinheiro inglês Francis Drake volta a Plymouth, no "Golden Hind", tornando-se o primeiro navegante britânico a navegar à volta da terra. Drake, que partiu da Inglaterra numa missão para fazer uma incursão pelas colónias espanholas no Pacífico, em 1577, navega perto da costa do Novo Mundo. Dos cinco navios que partiram, só o "Golden Hind" chegou ao Pacífico, mas Drake continuou imperturbável, apoderando-se do tesouro espanhol e buscando em vão uma passagem nordeste para o Atlântico. Em 1579, lançou-se à proeza de cruzar o Pacífico. Depois de navegar o Oceano Índico, passou o Cabo africano da Boa Esperança, voltando ao Atlântico e posteriormente a Inglaterra. Em 1581, a rainha Isabel I visitou o seu navio e armou-o cavaleiro. O mais afamado dos marinheiros de Isabel, desempenhou, depois, um papel crucial na derrota da Armada espanhola.
Nove estudantes afro-americanos entram na escola secundária Central só para brancos, em Little Rock, no Arkansas, protegidos por guardas fortemente armados. Em 1954, o Supremo Tribunal americano determinou que a segregação racial nas escolas públicas era inconstitucional. Em 1957, ocorreu o primeiro grande confronto devido a esta decisão, quando os estudantes afro-americanos tentaram integrar-se na escola secundária Central. O Governador Orval Faubus rodeou a escola com as tropas da Guarda Nacional do Arkansas, o que provovou um confronto com os oficiais federais. A 24 de Setembro, o Presidente Dwight Eisenhower enviou 1 000 soldados americanos a Little Rock. No dia seguinte, os estudantes afro-americanos entraram na escola pela primeira vez. O episódio serviu como catalisador para a integração de outras escolas segregadas nos Estados Unidos.
Neste dia, o profeta Maomé escapa da morte completando "a Hégira" ou "voo" de Meca para Medina. Meca é o centro sagrado do Islão e o lugar de nascimento de Maomé, o grande profeta e fundador da religião. Em 610, numa gruta na Montanha Hira, no norte de Meca, Maomé teve uma visão na qual Deus lhe ordenou que se convertesse no profeta da "verdadeira religião". Maomé conseguiu reunir um significativo número de seguidores, em Meca, provocando as autoridades da cidade, que queriam a sua morte. Maomé fugiu e, a 24 de Setembro de 622, chegou a Medina. Ali, Maomé fundou o Islão como religião e como comunidade organizada e, em 630, voltou a Meca como um conquistador. A Hégira marcaria depois o princípio do calendário muçulmano. (ano 1)
«Lisboa - Stanley Ho, anunciou hoje estar interessado em reforçar a sua posição no Millennium/BCP e reafirma a confiança em Jardim Gonçalves e Alípio Dias. »
O mimo francês Marcel Marceu, conhecido como o Charlie Chaplin do mundo da mímica, morreu ontem, aos 84 anos.
Pintor russo. De família judia, forma-se na Rússia e em 1910 vai para Paris, onde está em contacto com
as sucessivas vanguardas do mundo das artes plásticas. Expõe em Paris, Moscovo e Berlim. Inicialmente aceite pelo regime soviético, em 1922 afasta-se dele e regressa a França. Durante a Segunda Guerra Mundial vive nos Estados Unidos da América. Artista polifacético, cultiva, além da pintura, a cenografia, os vitrais, os mosaicos, etc. O seu mundo pictórico desliga-se em certo modo das vanguardas e é profundamente pessoal; contém elementos cubistas e surrealistas, assim como símbolos judaicos e russos. A variedade cromática, um aparente infantilismo e a facilidade decorativa repetem-se incessantemente na sua pintura no decurso da sua longa vida.
A Opéra de Paris revela um magnífico novo tecto pintado como presente pelo artista Marc Chagall, nascido na Bielorrúsia, que passou grande parte da sua vida em França. A alma russa de Chagall e a herança judaica activaram o seu amor pelo folclore e pelos temas bíblicos. Antes do advento do surrealismo, pintou fantásticas pinturas que estavam entre as primeiras expressões de realidade psíquica na arte moderna. Entre os seus trabalhos mais famosos há pinturas como "e o Povo" (1911); a sua série de 12 janelas que simbolizam as tribos de Israel (1960-61); os dois imensos murais que pintou para a Ópera Metropolitana de Nova Iorque (1966); e os jogos e trajes que desenhou para as várias óperas e ballets. Continuou a trabalhar vigorosamente até à sua morte em 1985, com 97 anos.
As disputas por fronteiras estáveis e as tormentas políticas no Irão, fizeram com que o Presidente iraquiano, Saddam Hussein, invadisse a província produtora de petróleo do Irão, o Khuzestan. Depois dos avanços iniciais, a ofensiva iraquiana foi vencida. Em 1982, o Iraque retirou-se voluntariamente e tentou chegar a um acordo de paz, mas o Aiatola Khomeini continuou a luta. As frentes estáveis e as mortes de milhares de jovens recrutas iranianos continuaram no Iraque. Foram bombardeadas cidades em ambos os países e o Iraque usou armas químicas. No Golfo Pérsico, uma "guerra de petroleiros" dificultou o transporte e aumentou os preços do petróleo. Em 1988, o Irão aceitou um cessar de hostilidades. 
O USS "Nautilus", o primeiro navio de propulsão nuclear do mundo, é comissionado pela Armada dos Estados Unidos. O submarino, de 325 pés, concebido pelo engenheiro americano Hyman George Rickover, nascido na Rússia, poderia permanecer submerso durante períodos de tempo quase ilimitados, uma vez que os seus motores nucleares não precisam de ar para funcionar. Também poderia disparar os seus projécteis contra os alvos inimigos em terra ou no mar, durante a sua submersão. Com uma velocidade de mais de 20 nós, o submarino conseguia mover-se mais rapidamente debaixo de água do que a maioria dos navios de superfície. Em 1958, o "Nautilus" atravessou o pólo Norte, submerso, pela primeira vez.
Mourinho não quer trabalhar no burgo. Ele realmente é extradionário, deve ter aprendido pela cartilha do Saramago. Deve ser mas é pelo ''pilim'', sim é que cá pelo burgo não lhe conseguem manter o nivel de vida.
Só se o polígrafo (vulgo, detector de mentiras) for Inglês, ou no minimo ''falar inglês''...
Segundo as ultimas noticias, mourinho e Abramovich chegaram a vias de facto, sim ocorreu a ruptura entre o dono do Yate e, o bom e orgulhoso crónico auto elogiado egocêntrico, enfim o Especial José Mourinho.
Neste dia, abre o primeiro Festival anual de Cinema de Cannes. Uma vez por ano, o calor da Riviera francesa mistura-se com as projecções no grande ecrã e com uma enorme ostentação comercial, numa concentração internacional conhecida como Festival de Cinema de Cannes. O festival tentou fazer a sua primeira edição em 1939, mas o rebentar da Segunda Guerra Mundial atrasou a sua estreia. Finalmente, a 20 de Setembro de 1946, o festival nasceu, apresentando-se 18 nações a concurso, num dos primeiros grandes eventos culturais do pós-guerra.
A 19 de Setembro de 1994, 20 000 soldados americanos desembarcaram no Haiti, sem oposição, para vigiar a transição do país para a democracia.
Em 1991, o sacerdote católico romano Jean-Bertrand Aristide, o primeiro líder livremente eleito na história haitiana, foi deposto num golpe militar sangrento. Fugiu para o exílio e um conjunto de três homens tomou o poder. Em 1994, reagindo às evidências das atrocidades levadas a cabo pelos ditadores do exército do Haiti, as Nações Unidas autorizaram o uso da força para repor Aristide no Poder. A 18 de Setembro, na véspera da invasão americana, uma comissão diplomática liderada pelo anterior Presidente americano Jimmy Carter conseguiu um acordo de última hora com o exército do Haiti para deixar o poder. O derramamento de sangue foi evitado e, a 15 de Outubro, Aristide voltou. Aristide foi presidente até ao fim do seu mandato em 1996. Em 2000, foi eleito de novo como presidente haitiano, numas eleições marcadas pela violência e pela corrupção. 
O Presidente egípcio Anwar o-Sadat e o Primeiro-Ministro israelita Menachem Begin assinaram dois acordos de paz em Washington D.C. Negociados na Residência de Camp David do Presidente americano Jimmy Carter, foram os primeiros acordos de paz entre Israel e um dos seus vizinhos árabes. Seis meses depois, foi assinado um tratado de paz formal, na Casa Branca, que acabou com três décadas de hostilidades entre o Egipto e Israel, estabelecendo laços diplomáticos e comerciais. A ambos, Sadat e Begin, foi entregue um Prémio Nobel da Paz conjunto. No entanto, os esforços de Sadat pela paz não eram tão favoravelmente aclamados no mundo árabe, e ele foi assassinado em 1981 por extremistas muçulmanos no Cairo. A paz egípcio-israelita continua até hoje.
«Rally driver Colin McRae is believed to among four people killed in a helicopter crash near his country home.
Horas depois de as forças israelitas entrarem em Beirute Oriental, milicianos falangistas começaram uma matança de palestinianos, nos acampamentos de refugiados de Sabra e Shatila. Dois dias depois, tinham morrido 1 000 homens, mulheres e crianças. Os falangistas, uma facção cristã do Líbano, estavam estreitamente ligados a Israel. Ao entrar em Beirute Oriental, os comandantes israelitas ordenaram aos falangistas que entrassem no acampamento de refugiados, em busca de terroristas, sabendo que os milicianos estavam enfurecidos com os Palestinianos pelo recente assassinato do seu líder. Mais tarde, Israel condenou a matança e negou quaisquer responsabilidades. A 29 de Setembro, uma força de paz das Nações Unidas voltou ao Líbano para evitar mais um derramamento de sangue.
A Real Força Aérea (RAF) lança, na Grã-Bretanha, um enorme contra-ataque contra a "Luftwaffe" alemã. Em Setembro de 1940, a força aérea alemã lançou um bombardeamento maciço sobre Londres, esperando bombardear a capital britânica até à sua rendição. Após uma semana de ataques quase incessantes, várias zonas de Londres estavam em chamas e o palácio real, algumas igrejas e hospitais tinham sofrido danos. No entanto, a concentração alemã em Londres permitiu à RAF recuperar-se noutros lugares. A 15 de Setembro de 1940, a RAF lançou um contra-ataque vigoroso, derrubando, de acordo com relatos da época, 185 aviões alemães. Embora os números reais tenham sido provavelmente mais baixos, rondando os 60 aviões, os danos foram suficientes para convencer Adolf Hitler, o líder Nazi, a abandonar os seus planos para invadir a Grã-Bretanha.
A actriz americana que se tornou princesa, Grace Kelly, morre em França, vítima das lesões sofridas num acidente de automóvel um dia antes. Nascida nos Estados Unidos, numa família rica católica irlandesa, Grace Kelly tinha uma figura régia, antes mesmo de se tornar princesa ou estrela de cinema. A sua breve carreira cinematográfica durou cerca de seis anos, durante os quais participou em 11 filmes e ganhou um Prémio da Academia por "Para Sempre". Abandonou a representação e deixou Hollywood, para se casar com o Príncipe Rainier do Mónaco, com quem teve três filhos.
O primeiro acordo de paz entre Israel e a Palestina é assinado, na Casa Branca, em Washington D.C. O Presidente Bill Clinton, preside ao encontro com o primeiro-ministro israelita Yitzhak Rabin, que hesitantemente apertou a mão ao presidente da OLP Yasser Arafat, depois de assinar um acordo que concedia à Palestina uma autonomia limitada, na Faixa de Gaza e em Jericó. O acordo histórico, que prometia finalizar décadas de derramamento de sangue e animosidade, foi confirmado durante conversações secretas, na Noruega. Em 1994, Rabin e Arafat assinaram um acordo de paz formal, recebendo o Prémio Nobel da Paz. No ano seguinte, um fanático judeu de direita assassinou Rabin, durante uma reunião pacífica em Telavive.
A 12 de Setembro de 1977, Stephen Biko, o líder do movimento "a Consciência Negra" da África do Sul, morreu algemado no chão sujo de um hospital da polícia. No início d
esse mês, a polícia Afrikaner espancou-o quase até à morte em Porto Elizabeth pela sua "suposta subversão". As notícias da morte política, negadas pelo governo branco minoritário do país, levaram a protestos internacionais e as NAÇÕES UNIDAS impuseram um embargo de armas contra a África do Sul. A 12 de Setembro de 1978, o primeiro "Dia dos Mártires" anual foi celebrado pelos opositores do apartheid de todo o mundo, para recordar aqueles que deram as suas vidas na luta. O apartheid acabou finalmente na África do Sul, em 1991.
Qual CSI, qual X Files. Isto é do tempo em que se ficava de nariz colado ao televisor...
Do tempo em que valia a pena ver televisão!!!
Do tempo em que havia TEMPO para tudo, para ver televisão para estudar, para jogar à bola e andar de bicicleta.
Do tempo em que tudo acontecia na velocidade certa.
Do tempo em que as noites de verão viam pessoas na rua sem medo de serem assaltadas.
Do tempo em que tudo era ''dificil mas com simplicidade''...
Do tempo em que valia a pena Viver.
Hoje os meus filhos pouco andam de bicicleta porque eu não tenho tempo de os levar ao parque.
Hoje os meus filhos não saem sozinhos, nem de dia quanto mais de noite durante as noites de verão.
Hoje em dia não vale a pena ver televisão.
Hoje em dia os meus filhos fazem os trabalhos no ATL, porque chegam a casa as 9 horas da noite.
Hoje em dia, tudo é 'Simplesmente DIFICIL'