Citador

23 setembro, 2007

Marc Chagall (Vitebsk, 1887 - Saint-Paul-de-Vence, 1985)

Pintor russo. De família judia, forma-se na Rússia e em 1910 vai para Paris, onde está em contacto com as sucessivas vanguardas do mundo das artes plásticas. Expõe em Paris, Moscovo e Berlim. Inicialmente aceite pelo regime soviético, em 1922 afasta-se dele e regressa a França. Durante a Segunda Guerra Mundial vive nos Estados Unidos da América. Artista polifacético, cultiva, além da pintura, a cenografia, os vitrais, os mosaicos, etc. O seu mundo pictórico desliga-se em certo modo das vanguardas e é profundamente pessoal; contém elementos cubistas e surrealistas, assim como símbolos judaicos e russos. A variedade cromática, um aparente infantilismo e a facilidade decorativa repetem-se incessantemente na sua pintura no decurso da sua longa vida.
Em conjunto, a sua obra é muito abundante. A pintura é lírica e onírica e, neste sentido, tem elementos em comum com os pintores surrealistas. Cultiva uma grande riqueza cromática inspirada na iconografia popular judaico-russa, assim como nas recordações infantis. Entre as obras anteriores à Primeira Guerra Mundial há que citar Eu e a Aldeia; À Rússia, aos Burros e aos Outros; O Parto; A Pitada e O Violinista. Da época americana, de intenso trabalho, A Contestação, O Casamento, O Olho Verde e Ao Cantar do Galo. Dos seus últimos anos são A Queda de Ícaro; O Mito de Orfeu; O Grande Desfile e Salmos de David.
Entre os seus vitrais há que citar os doze realizados para o Medical Center Hadassah de Jerusalém, sobre temas bíblicos, assim como o conjunto instalado na Catedral de Metz. No tecto da Opera de Paris, assim como no novo Metropolitan de Nova Iorque, pinta estreitas séries de frescos. Os figurinos e cenários dos bailados mais interessantes da sua produção são criados por encomenda da Opera parisiense.

Sem comentários: