Citador

31 outubro, 2006

31 de Outubro 1956 - A crise do canal sobe de tom.

A 31 de Outubro de 1956, a Grã-Bretanha e a França bombardearam o Egipto, em resposta à exclusão dos seus navios do Canal do Suez. O ataque deu-se dois dias depois de Israel invadir o Egipto, tomando a Faixa de Gaza e controlando o canal a partir do Sinai. Depois de se juntar a Israel nas hostilidades, a Grã-Bretanha e a França largaram as suas tropas sobre a zona do Canal, exigindo a evacuação imediata das forças egípcias. A comunidade internacional condenou a acção militar, e a Grã-Bretanha e a França acordaram retirar-se, quando as Nações Unidas enviaram para a área uma força de emergência, no mês de Dezembro. Em 1957, as tropas israelitas e as das Nações Unidas retiraram-se e o Canal de Suez voltou para mãos egípcias.

-.-

1517
Na Alemanha, Martinho Lutero afixa as suas teses sobre as indulgências na porta da igreja de Wittenberg.
1864
O Nevada torna-se o 36.o estado dos EUA.
1902
Fica completo o primeiro cabo telegráfico através do Oceano Pacífico.
1952
Os EUA fazem explodir a primeira bomba de hidrogénio no atol Eniwetok, no Pacífico.
1994
Em Lusaca, assinatura de um acordo de Paz entre o Governo de Luanda e a UNITA.
1994
O ministro Marques Mendes afirma que o Governo avançará com medidas legislativas, caso não seja limitada a violência nas televisões.
1997
Entrada em vigor das sanções da ONU à UNITA, por este movimento não cumprir as acções necessárias para implementar o acordo de Lusaca.
1997
Um desabamento de lama, provocado por intensas chuvadas, causa a morte a 29 pessoas, na localidade de Ribeira Quente, em S. Miguel, Açores.

Sem comentários: