Citador

31 outubro, 2006

Dia de Finados Versus Holloween

Na realidade até que entendo o porque de a América comemora este dia com tanto vigor. É uma tradição Anglo-saxónica, importada para as Américas pelos emigrantes aí chegados durante os últimos 2 séculos.
Só não entendo é o facto de nós, portugueses e no sentido mais lato, os Latinos importarem mais esta americanice. No 1º de Novembro comemora-se o dia de Todos os Santos, sendo que o dia de finados é celebrado a 2 de Novembro não havendo qualquer tradição ligada á Abóbora ou ás bruxas ou aos monstros de Holloween.
Esta comparação é um pouco como a tradição do Menino Jesus em que a americanização, de um santo europeu, S. Nicolau, celebrado pelos povos do Norte da Europa veio através de uma campanha publicitária da Coca-Cola popularizar e comercializar o Pai Natal substituindo as tradições locais de cada país.
Eu sou adepto da mudança, da evolução dos costumes e das mentalidades, sou ao mesmo tempo um cristão dito não praticante, mas gostava que os meus filhotes crescessem mantendo a identificação da sua cultura, de algumas das suas tradições usos e costumes.

Sem comentários: