Citador

22 outubro, 2006

Ainda sobre a ponte Hintze Ribeiro.


É verdade, longe de mim acusar alguém sem ter os devidos argumentos e provas, não podemos arranjar culpados ‘voluntários’ á força, mas o acidente só aconteceu por negligência de alguém.
Quem? Não sei!
Dos gestores das barragens e dos seus caudais?
Os Espanhóis que quando tem agua a mais despejam, quando tem agua a menos fecham?
Dos areeiros?
Das autoridades que licenciaram a extracção de areias na zona envolvente aos pilares?
Dos responsáveis da conservação das estradas e pontes nacionais?
O Estado português?
Da população, por lá ter passado e não ter feito barulho sobre o estado da ponte?
É claro que não podemos culpar os Engenheiros que projectaram a ponte.
É claro que não podemos responsabilizar o empregado de manutenção pela queda da mesma, mas podemos responsabilizar o Estado por não cumprir as suas responsabilidades ao não gerir a manutenção das vias como é o seu dever, eu pago os meus impostos, e não são poucos, para poder circular em todas as vias deste pais com a devida segurança, se eu provocar um acidente por falta de manutenção na minha viatura sou responsabilizado. Ou será que o Estado português está aqui somente para taxar as SCUT’s, apertar o cinto dos portugueses e esquecer o resto do país!
Compete aos tribunais, nacionais ou europeu, com independência determinar a responsabilidade da queda da ponte.

Cumpri o serviço militar em V. N. Gaia, durante cerca de um ano em 1990, nos périplos turísticos ' que fazia um deles levou-me um dia a atravessar essa mesma ponte, ponte que já nessa altura registava restrições á circulação de veículos, e em que o próprio estado visual de conservação era lamentável. Ninguém fez nada desde essa altura até á data do acidente.

Sem comentários: