Citador

20 dezembro, 2006

20 de Dezembro 1989-Os EUA invadem o Panamá

Os Estados Unidos invadem o Panamá, num esforço para derrubar o ditador militar Manuel Noriega. O governo americano começou por ajudar Noriega, devido às suas ideias anti-comunistas, mas a política americana mudou em 1989, quando o comunismo caiu na Europa e deixou de ser importante dar o seu apoio aos regimes anti-comunistas. No ataque, os invasores americanos arrasaram as Forças de Defesa panamenses de Noriega e o ditador procurou asilo político na Nunciatura Papal na Cidade do Panamá. Noriega rendeu-se em Janeiro e foi para os Estados Unidos para ser julgado. Foi declarado culpado de narcotráfico e de suprimir a Democracia, para além de pôr em perigo cidadãos americanos. A sua sentença condenava-o a um total de 40 anos de prisão.
-.-
1741
Todos os índios do Brasil são declarados livres.
1860
A Carolina do Sul sai da União Americana e junta-se à Confederação, como protesto contra a eleição de Abraham Lincoln.
1933
Flying Down to Rio, o primeiro filme do par Fred Astaire e Ginger Rogers, é exibido em Nova Iorque.
1957
Elvis Presley, no auge da sua carreira, é recrutado para o serviço militar.
1989
O general Noriega, ditador do Panamá, é destituído pela intervenção militar dos Estados Unidos a pedido do novo governo-civil.
1990
O ministro dos negócios estrangeiros soviético Shevardnadze demite-se devido às críticas, efectuadas pela ala conservadora, às suas medidas políticas.

Sem comentários: