Citador

30 dezembro, 2006

O Fim de Saddam Hussein.

Saddam Hussein, ex-ditador iraquiano, foi enforcado às 6h00 da manhã, no Iraque (3h00 da manhã em Portugal).
Segundo uma testemunha, Saddam não quis que lhe cobrissem a cabeça e tinha na mão o Corão.
A morte de Saddam teve lugar num dos dias mais sagrados do calendário muçulmano.
Celebra-se hoje a Eid-al-Adha, ou a festa do sacrifício. Representa o sacrifício que Abraão estava disposto a fazer para mostrar o seu amor por Deus ao matar o próprio filho. É no âmbito destas celebrações que os mulçumanos se deslocam até Meca para cumprir uma das "obrigações" da religião.
Saddam Hussein
- Presidente do Iraque desde 1979; promove a guerra com o Irão (anos 80) e bombardeia o povo curdo com gás venenoso.
- Em 1990 invade o Kuwait, no sentido de controlar o Golfo Pérsico e deu origem à Tempestade no Deserto , com uma coligação internacional liderada pelos EUA. A «raposa» utilizou artifícios de cartão para enganar os aviões das forças aliadas, mandou lançar mísseis contra Israel e escapou a sucessivos ataques aéreos que visavam eliminá-lo. 40 dias depois do inicio da «Tempestade do Deserto» anunciou a retirada do Koweit e manteve-se na liderança do Iraque. A guerra causou a morte entre 150 a 200 mil iraquianos.
- 1993 os aliados atacam um depósito de mísseis e instalações nucleares no Iraque.
- 1996, os EUA disparam vários mísseis contra o Iraque em represália pelo avanço iraquiano sobre a zona de segurança estabelecida no norte do país, onde vive a minoria curda.
- Em 1998, Os EUA e a Grã-Bretanha reforçam a presença militar no Golfo depois de o Iraque recusar-se a permitir a entrada de inspectores nos palácios presidenciais. Bagdade é atacada em Dezembro.
- 2000, uma série de voos regressam ao aeroporto de Bagdade, numa campanha contra as sanções impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.
- Março de 2003: As forças militares dos EUA apoiadas pela Inglaterra avançam contra as tropas iraquianas e efectuam durante vários dias alguns bombardeamentos com o intuito de matar Saddam Hussein.O motivo, nunca confirmado, tinha a ver com a acusação de que o regime iraquiano estava a produzir armamento nuclear.
- 13 Dezembro 2003: Depois de uma longa procura e de ter sido dado como morto várias vezes, Saddam Hussein foi capturado vivo, em Dezembro de 2003. Foi julgado por um tribunal especial.

No inicio de Novembro deste ano acabou por ser condenado à morte por enforcamento por ser considerado culpado da morte de 148 chiitas em Doujaïl na década de 80.
Um tribunal de recurso confirmou a sentença.
Do clã Hussein, apenas sobreviveram a mulher e três filhas. Uma das filhas está exilada na Jordânia.
Os filhos de Saddam que tinham uma grande influência política e militar no regime iraquiano, Uday e Qusay, foram mortos em 22 de Julho num ataque norte-americano contra uma casa em Mossoul.
2006-12-30 03:00:00
In Noticias do Sapo


Combater a violência com a violência, mais uma das pérolas da influencia americana foi derrubada pelos próprios padrinhos. A Saga Saddam, chegou ao fim!
Será?
Ou será apenas o inicio de mais uma guerra fratricida entre as varias facções religiosas e politicas da região.
Parabéns Mr Buch, ( Pai e Filho), pelo vosso excepcional legado ao mundo.

Sem comentários: