Citador

21 dezembro, 2006

21 de Dezembro 1975 -O Chacal ataca a sede da OPEP

Carlos, o Chacal dirige uma acção terrorista (árabes e alemães) contra os Ministros do Petróleo, que assistem a uma reunião da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) em Viena, na Áustria. Os terroristas mataram três pessoas e fizeram 63 reféns, incluindo 11 ministros da OPEP. O seu grupo, chamado "Braço da Revolução árabe", estava sob a direcção do Chacal; este exigiu que fosse transmitida via rádio uma declaração política anti-israelita e que fossem postos à disposição dos terroristas e dos seus reféns um autocarro e um avião a jacto. As autoridades austríacas acatam o seu pedido e todos os reféns são libertados ilesos, na Argélia. A OPEP não voltou a ter outra cimeira senão passado 25 anos. O Chacal, nascido na Venezuela com o nome Ilich Ramírez Sánchez, foi condenado a prisão perpétua em França, em 1997.
-.-
1620
Os Pilgrim Fathers, os primeiros colonos britânicos, chegam a Plymouth Rock, em Massachusetts, a bordo do Mayflower.
1925
O filme de Eisenstein O Couraçado Potemkine é exibido pela primeira vez, em Moscovo.
1935
O filme da Walt Disney Branca de Neve e os Sete Anões, a primeira longa-metragem em filme animado, é pela primeira vez exibido em Los Angeles.
1958
Charles de Gaulle torna-se presidente da França.
1968
Primeiro voo pilotado à volta da Lua - Apolo 8.
1973
É publicado o decreto-lei que cria o cargo de vice-chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, especialmente para o general Spínola.
1977
No Brasil, é legalizado o divórcio.
1988
Na Escócia, um Jumbo da Pan-American explode sobre a aldeia de Lockerbie, matando 259 pessoas que seguiam a bordo e 11 em terra; uma bomba, de origem terrorista, estava oculta num rádio.
1990
Inauguração das novas instalações da Torre do Tombo.
1990
Durante uma entrevista num canal televisivo alemão, Saddam Hussein declara que não se retirará do Kuwait no prazo estabelecido pelas Nações Unidas.
1992
No aeroporto de Faro, queda e explosão de um DC-10 da companhia holandesa Martinair provoca 54 mortos e 4 desaparecidos.
1992
Na Sicília, o escritor português José Saramago recebe o Prémio Brancati-Zafferana pelo seu romance O Evangelho Segundo Jesus Cristo.

Sem comentários: