Citador

06 dezembro, 2006

Nem 8 nem 80.

Dois estados norte-americanos, Arkansas e Louisiana, aprovaram uma lei que proíbe os automobilistas de fumar nos automóveis quando estes transportam crianças.Legislação semelhante, incluindo, para além da proibição de fumar nos automóveis com crianças, a proibição de fumar nas praias e nos parques nacionais, foi colocada na ordem do dia do Parlamento californiano. "Os adultos têm o direito de expor as crianças ao tabagismo passivo? A minha resposta é não. Fazer as crianças respirar o fumo do tabaco é uma forma de abusar delas", defendeu Bob Mathis, representante democrata do Parlamento do Arkansas.A partir de agora, no Arkansas, quem fumar nos automóveis na presença de crianças com idade inferior a seis anos poderá apanhar uma coima de 25 dólares. Na Califórnia a multa pode chegar aos 100 dólares. Sete estados ponderam proibir o tabagismo passivo em relação às crianças nos automóveis.




Não sou fundamentalista tambem não sou fumador, ou melhor sou fumador passivo mas não concordo com o 80 se bem que o 8 também não chega. Sou apologista do não tabagismo em lugares públicos fechados, sou apologista da não permissão de fumar junto de crianças ou em locais frequentados pelas mesmas.
Na realidade incomoda-me muito estar a almoçar e ao mesmo tempo o meu vizinho estar a defumar a minha refeição, ou então estar no café com os meus filhos e o vizinho do lado ter o cigarro colado á cara do meu filho.
Pior do que isto é quando solicitamos delicadamente a Sr.ª ou ao sr fumador para afastar o cigarro, ou pelo menos o fumo, a resposta que obtemos é « se não está bem mude-se».
É que a liberdade de uns termina quando começam as liberdades dos outros...
Nesse caso eu até sou apologista dos 80…

Sem comentários: