Citador

25 novembro, 2006

25 de Novembro 1970 - Mishima leva a cabo o seu suicídio ritual


O escritor japonês Yukio Mishima, suicida-se ao ver que não contava com o apoio público nas suas extremas crenças políticas. Nascido em 1925, Mishima ficou obcecado com aquilo que definia como a esterilidade espiritual da vida moderna. O escritor preferia o Japão da pré-guerra, com o seu patriotismo austero e os seus valores tradicionais, ao Japão materialista, nação ocidentalizada que surgiu depois de 1945. Foi com este espírito que fundou a "Sociedade do Escudo", um polémico exército privado composto por cerca de 100 estudantes, cujo objectivo era defender o Imperador, em caso de um levantamento esquerdista. A 25 de Novembro, Mishima entregou ao seu editor a última versão de "O Mar da fertilidade", um trabalho épico de quatro volumes sobre a vida japonesa no século XX. Uma vez publicado, com vários seguidores a seu cargo, foi a um edifício militar de Tóquio e tomou o comando de um dos gabinetes. Ali, do alto de uma varanda, fez um discurso breve perante 1.000 soldados congregados que o vigiavam. Pediu-lhes que derrogassem a constituição do Japão, mas, ao ver que os soldados não eram receptivos ao seu discurso, realizou o "Seppuku", ou suicídio ritual, espetando no ventre uma espada.
-.-
1967
Cheias na região de Lisboa provocam 700 mortos.
1975
O Suriname, formalmente designado por Guiana Holandesa, torna-se uma república independente.
1975
Em Portugal, confronto político-militar que ficou conhecido por 25 de Novembro, tendo sido preso Otelo Saraiva de Carvalho.
1993
Manuel Lopes é considerado culpado no homicídio de João Champalimaud e é condenado a 18 anos de prisão.
1993
Júlio Pomar, pintor português, recebe o Prémio Montaigne 1993, atribuído pela Fundação FVS de Hamburgo.
1994
O jornal português O Independente revela que as Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA) repararam material de guerra para o governo angolano em 1993.

Sem comentários: