Citador

08 novembro, 2006

8 de Novembro 1793 - Abre o Museu do Louvre


O Louvre, um palácio real parisiense, foi aberto ao público pelo governo revolucionário francês, como museu de arte. No seu interior, permanecem desde então uma aglomeração de colecções de obras dos maiores mestres (incluindo colecções privadas de Carlos I de Inglaterra e do Conde d'Angiviller). No século XIX, uniram-se duas grandes alas ao museu. Os tradicionalistas sentiram-se ultrajados quando, nos anos oitenta, uma pirâmide de aço e vidro gigante, desenhada por I.M. Pei, foi construída no pátio central, num esforço ambicioso para converter o Louvre no maior museu do mundo.
-.-

1895
William Röntgen descobre o raio-X durante uma experiência na Universidade de Wurzburg.
1923
Tentativa mal sucedida de golpe de estado em Munique por parte de Hitler.
1925
Em Portugal, últimas eleições legislativas da I República.
1987
Olga Roriz, coreógrafa portuguesa, ganha o 1.o Prémio no V Congresso Internacional de Ballet em Osaca, no Japão.
1991
Os ministros dos negócios estrangeiros da Comunidade Europeia encontram-se em Roma e decidem impor um embargo económico à Jugoslávia num esforço para deter a guerra civil neste país.
1993
Fernando Guimarães é contemplado com o Grande Prémio de Poesia APE (Associação Portuguesa de Escritores), pela sua obra O Anel Débil.
1994
Durante as eleições norte-americanas, os democratas e o presidente Clinton sofrem um grande revés: os republicanos ganham o controlo do Senado pela primeira vez desde 1986.
1997
Choque frontal de dois comboios na linha do Algarve, perto de Estômbar, provoca seis mortos e 14 feridos.

Sem comentários: