Citador

25 novembro, 2006

Lenda do penedo dos ovos (pedra amarela)

Existe, no meio da serra de Sintra um penedo elevado a prumo, caprichosamente, pela Natureza, ou produzidos pelas convulsões vulcânicas do terreno em tempos ignotos, anda ligada à seguinte lenda:
Dizia-se em tempos que por baixo de tal pedra havia um tesouro escondido (um tesouro encantado) que pertenceria a quem fosse capaz de derrubar o penedo, atirando-lhe com ovos.
Uma velha meteu então na cabeça que esse tesouro havia de lhe pertencer. Para tal, a velha começou a juntar tantos ovos quantos podia. Quando achou que já tinha uma boa provisão, deu início à sua ingénua tarefa. Carregou, pouco a pouco, todos os ovos para as imediações do penedo, e meteu mãos à obra. Um a um, dois a dois, e com quanta força dispunha, ia arremessando os ovos contra o penedo. Quando já não lhe restava nenhum, terrível decepção! O penedo continuava erecto e firme, lavado com ovos!
E foi assim que, em vez de cair por terra, o penedo, pondo a descoberto o maravilhoso tesouro, caíram por terra desfeitos todos os sonhos e todas as esperanças da pobre velha! E ainda hoje, o povo sempre propenso ao maravilhoso, julga ver nos musgos amarelados que cobrem o penedo, as gemas dos ovos que a velha contra ele arremessou.

1 comentário:

SalvoPelaGraçaDVIDAETERNA disse...

Leonino menino tudo tem Uma moral fascinante O que o ovo representa !!nOVaes vitta !!o que um rochedo representa? !e a queda do mesmo? Quebra de paradigma !temos que ver um tesouro escondido no lugar pra que derruba-lo sua beleza e tentar preserva-lo como quebra ver a gema preciosíssima de uma lenga lenga. Manter nossas culturas cobertas de um brilho dourado cheias de vida a busca pela riqueza no cega diante da riqueza que a nos rochedos da vida dificuldades ELA nos deixou um tesouro