Citador

24 novembro, 2006

24 de Novembro 1859 - É publicado o livro "A Origem das Espécies"

Neste dia, foi publicada em Inglaterra "A Origem das Espécies através da Selecção Natural", um trabalho científico realizado por Charles Darwin, naturalista britânico. Este livro foi recebido com grande interesse pelo mundo científico e fortemente atacado pelos líderes religiosos (por contradizer a história Bíblica sobre a criação). A teoria de Darwin defendia que os organismos evoluem gradualmente através de um processo a que chamou "a selecção natural", na qual os organismos (com variações genéticas que satisfazem o seu ambiente) tendem a propagar-se, tendo mais descendentes do que os organismos das mesmas espécies que não possuem tal variação, influenciando assim o comportamento genético global das espécies. Darwin conseguiu a maior parte das provas para as suas teorias durante uma expedição topográfica britânica quinquenal por volta do ano de 1830. As Ilhas Galápagos e a Nova Zelândia, foram alguns dos lugares que Darwin visitou e onde adquiriu um conhecimento íntimo da flora, da fauna e da geologia de muitas terras. A sua "Origem das Espécies" é considerada a primeira obra significativa da teoria de evolução.
-.-
1642
O navegador holandês Abel Tasman descobre a Terra de Van Diemen, nome dado em honra do seu capitão, mais tarde designada por Tasmânia.
1963
Lee Harvey Oswald, acusado do assassinato de John F. Kennedy, é morto, enquanto se encontrava sobre custódia policial, por Jack Ruby, proprietário de um clube de striptease.
1981
A ONU reconhece o direito à autodeterminação do povo de Timor.
1989
O político checo Alexander Dubcek aparece pela primeira vez em público após 20 anos de ausência, discursando num comício pró-democrático em Praga.
1993
Uma manifestação estudantil contra a política de educação do ministro Couto dos Santos, nas escadarias da Assembleia da República, é interrompida por intervenção policial.
1994
O Ministério Público acusa quatro técnicos navais de homicídio por negligência pelo naufrágio do Bolama, tendo sido posteriormente ilibados em Agosto de 1996.
1994
Os gerentes do parque de diversões aquáticas Aquaparque do Restelo são acusados de homicídio por negligência pela morte de duas crianças em 1993.
1995
O governo português anuncia a criação de um plano arqueológico no rio Côa e uma barragem alternativa no rio Sabor.

Sem comentários: