Citador

07 novembro, 2006

Imigrante/Emigrante

«Rapaz e rapariga, de origem romena, a pretexto de efectuar um peditório, roubaram entre 200 e trezentos euros.»

No Porto dois menores de 10 e 12 anos foram capturados após a tentativa de roubo de um cidadão que procedia ao levantamento de dinheiro numa máquina Multibanco.
As duas crianças identificavam a vitima e após a introdução do código secreto distraiam a mesma e carregavam na tecla de maior valor de levantamento (200 euros) . Após concretizarem o roubo fugiam agilmente pelo meio da confusão gerada no meio da rua.
Após algumas diligências, a polícia do Porto conseguiu identificar os menores e verificar que os mesmos já se encontravam indiciados por varias situações idênticas.
Após serem identificados foram entregues á família.
Noticia do DN de 07/11/2006
-.-

1º Estas crianças não começaram por iniciativa própria a proceder a estes assaltos.
2º O facto de entregarem estas crianças aos pais não vai garantir que não voltem a roubar mais cidadãos incautos.
3ºJulgo, quase tenho a certeza que estes cidadãos romenos se encontram em Portugal em situação ilegal.
4ºComo é possível que as autoridades não tenham tido uma actuação mais profunda, averiguando até que ponto esta família tem capacidade económica para permanecer em Portugal, num espaço que não deve ser fechado á Imigração, mas ser devidamente controlado.

Eu sou totalmente a favor da liberdade de circulação de pessoas dentro de um espaço que se pretende comum, diluindo numa comunidade europeia as diversas culturas, mas também sou de acordo que a aplicação do modelo canadiano de controlo de imigração seja feito. Todo e qualquer cidadão que não consiga providenciar o seu sustento em território nacional, levando mesmo á possibilidade de práticas menos legitimam, sejam repatriados para o seu pais de origem.
Não, não se trata de qualquer vestígio racista. Trata-se apenas de permitir que qualquer cidadão do mundo que se queira fixar no nosso país, o faça nas melhores condições, e permita dignificar a condição de I(E)migrante, condição na qual nós portugueses, mal ou bem, soubemos dignificar durante várias décadas.
Estes garotos, com toda a certeza terão sido incentivados a proceder aos assaltos pelos próprios país, que sem meios de subsistência em Portugal se socorrem destes meios mais fáceis de conseguir alguns euros.

Sem comentários: