Citador

20 novembro, 2006

20 de Novembro 1945 - Começa o julgamento de Nuremberga

Neste dia, arranca o Tribunal Internacional dos Crimes de Guerra, em Nuremberga, na Alemanha. 24 altos cargos Nazis são acusados pelas atrocidades perpetradas durante a Segunda Guerra Mundial. O julgamento, que foi o primeiro deste tipo na História, foi dirigido por juízes britânicos, soviéticos, americanos e franceses. A 1 de Outubro de 1946, foram condenados à morte 12 responsáveis da política Nazi. Outros Sete foram condenados a penas de prisão e três deles saíram em liberdade. Entre os condenados à morte estavam Hermann Goering, líder da Gestapo e da Luftwaffe, e Joachim von Ribbentrop, Ministro dos Negócios Estrangeiros nazi. A 16 de Outubro, os condenados foram enforcados, excepto Goering, que se suicidou na véspera da data marcada para a sua execução, e Martin Bormann, um líder do partido Nazi que foi declarado culpado e que não apareceu (crê-se agora que morreu em Maio de 1945). Os julgamentos dos nazis que foram considerados culpados de delitos de guerra de menor importância continuaram na Alemanha até aos anos cinquenta.
-.-
1818
Simón Bolívar declara formalmente a independência da Venezuela face à Espanha.
1991
Inauguração do primeiro heliporto de Lisboa, na presença de Mário Soares e do corpo diplomático.
1992
Xanana Gusmão, líder timorense, é preso pelas tropas indonésias.
1994
Assinatura do Acordo de Lusaca pelo ministro dos negócios estrangeiros angolano e pelo secretário-geral da UNITA, na presença de Eduardo dos Santos e na ausência de Jonas Savimbi.
1998
O primeiro módulo que irá constituir a futura estação espacial internacional (ISS) é lançado da base de Baikonour, no Cazaquistão.

Sem comentários: