Citador

09 novembro, 2006

9 de Novembro 1989 - O muro de Berlim cai.

No final da década de 1980, o líder comunista da Alemanha de Leste, Erich Honecker, resistiu às reformas liberais do líder soviético, Mikhail Gorbachev. Foi então que a Alemanha Oriental abriu as suas fronteiras à Alemanha Ocidental. A barreira fortificada, o muro de Berlim - símbolo da divisão da Guerra Fria - tinha dividido Berlim desde 1961.Foi na tarde de 9 de Novembro de 1989 que a Alemanha Oriental anunciou um levantamento das restrições para viajar para o ocidente do país. Milhares de pessoas exigiram passar, atravessando o emblemático muro de Berlim. Os guardas alemães da parte oriental abriram as fronteiras e os berlinenses jubilosos subiram o muro e levaram fragmentos do mesmo como recordação. Foi apenas em 1990 que as Alemanhas Ocidental e de Leste se uniram oficialmente.
-.-
1918
Durante a Revolução na Alemanha, o Kaiser Guilherme II abdica e foge para a Holanda.
1925
As SS (Schutzstaffel ou Esquadrão de Segurança) são fundadas na Alemanha.
1965
A pena capital é abolida na Grã-Bretanha.
1980
Publicação do decreto-lei do MEC que cria as Faculdades de Psicologia e de Ciências da Educação nas Universidades de Lisboa, Coimbra e Porto.
1986
A atleta portuguesa Aurora Cunha sagra-se campeã mundial de estrada.
1988
Em Moscovo, Gary Kasparov torna-se campeão mundial de xadrez ao vencer Anatoli Karpov, que detinha o título há dez anos.
1995
Em Matosinhos, a população concentra-se durante dez horas junto à igreja da IURD, exigindo a sua saída definitiva do local.
1995
Chegam a Portugal oito refugiados timorenses.

Sem comentários: