Citador

15 novembro, 2006

15 de Novembro 1889 - É deposto o último imperador do Brasil

Depois de um reinado de 49 anos, Pedro II, o segundo e último imperador do Brasil, foi deposto num golpe militar, a 15 de Novembro de 1889. A monarquia brasileira estabeleceu-se em 1822 quando o príncipe da coroa Portuguesa, desafiou o seu Parlamento e proclamou a independência do Brasil sob o seu comando. O império brasileiro enfrentou um começo difícil. Porém, em 1831 o Imperador Pedro I abdicou a favor do seu filho de cinco anos de idade e voltou para Portugal. Pedro II foi coroado como imperador em 1841. Durante o seu reinado de cinco décadas, o Brasil desfrutou de uma estabilidade sem precedentes: Estabilizou a sua economia e os seus problemas e começou a crescer em todos os âmbitos. Apesar disso, enfrentou certos sectores da sociedade, como o exército e a crescente classe média urbana. Depois de ser deposto, Pedro II foi para Europa onde morreu, depois de um exílio de dois anos.
-.-
1836
Fundação do Conservatório de Arte Dramática, actualmente Conservatório Nacional.
1924
Sacadura Cabral desaparece no mar do Norte, durante o seu voo de regresso da Holanda.
1956
Love Me Tender, o primeiro filme de Elvis Presley estreia em Nova Iorque.
1983
A parte norte da ilha de Chipre, pertencente à Turquia, proclama unilateralmente a independência.
1985
Realizam-se no Brasil eleições municipais, facto que não sucedia há 20 anos.
1985
Os primeiros-ministros do Reino Unido e da Irlanda, Margareth Thatcher e Garret Fitzerald, assinam o acordo anglo-irlandês, em Dublin.
1988
No Brasil, o Partido dos Trabalhadores vence as eleições municipais, provocando profundas alterações na organização política do país.
1995
João Soares sucede a Jorge Sampaio na presidência da Câmara Municipal de Lisboa.
1995
A selecção portuguesa de futebol vence a Irlanda por 3-0, ficando assim apurada para o Europeu-96.

Sem comentários: