Citador

22 novembro, 2006

22 de Novembro 1963 - Assassínio de John F. Kennedy

O trigésimo quinto presidente dos Estados Unidos, John Fitzgerald Kennedy, de 46 anos, é assassinado em Dallas, no Texas. Na tarde de 22 de Novembro, o Presidente e a sua esposa Jacqueline sentaram-se na parte de atrás de um carro descapotável, junto do Governador do Texas John Connally e da sua esposa. Percorriam, em desfile, a cidade de Dallas saudando a multidão entusiasta. Quando o seu veículo passava pelo edifício da Biblioteca da Escola do Texas, Lee Harvey Oswald, de 24 anos, realizou três disparos de um sexto andar, matando o Presidente Kennedy e ferindo gravemente o Governador Connally. Oswald, um ex-marine dos Estados Unidos, viveu na Rússia de 1959 a 1962 e trabalhou em Dallas como organizador comunista. Uma hora antes de disparar contra Kennedy, matou um polícia que o interrogava na rua. E, pouco depois de cometer o assassínio, foi preso na sala de um cinema. A 24 de Novembro, o dono de um salão de festas de Dallas, Jack Ruby, disparou para o matar, numa esquadra de polícia, afirmando que a raiva pelo assassínio de Kennedy era o motivo da sua acção.
-.-
1497
Vasco da Gama, navegador português, dobra o cabo da Boa Esperança na sua viagem de descoberta do caminho marítimo para a Índia.
1890
Nasce Charles de Gaulle, estadista francês.
1921
Em Lisboa, inauguração do Monumento aos Mortos da Grande Guerra.
1956
Abertura dos XVI Jogos Olímpicos em Melbourne.
1975
Dois dias após a morte do general Franco, Juan Carlos é coroado rei de Espanha.
1978
Morre Vasco Morgado, empresário teatral e actor português.
Aprovação da criação da Universidade do Algarve.
1983
A Fundação Casa de Mateus atribui o Prémio D. Dinis ao escritor português Fernando Namora.
1986
Mike Tyson, com 20 anos de idade, vence Trevor Berbick em Las Vegas, tornando-se assim o mais novo campeão de boxe em pesos-pesados.
1990
Margaret Thatcher, primeira-ministra da Grã-Bretanha desde 1979, anuncia a sua demissão.

Sem comentários: