Citador

26 novembro, 2006

26 de Novembro 1922 - Os arqueólogos entram na tumba do Rei Tut

Os arqueólogos britânicos Howard Carter e Lord Carnarvon tornam-se nas primeiras pessoas a entrar no túmulo egípcio do Rei Tutankamon, com mais de 3.000 anos de antiguidade. Carter descobriu a entrada para o túmulo do faraó, três semanas antes; estava escondida entre as ruínas do túmulo escavado do Rei Ramsés VI. As câmaras seladas de Tutankamon estavam milagrosamente intactas e, no seu interior, encontrava-se uma colecção de objectos de valor incalculável e o ataúde de ouro que continha a múmia do rei egípcio. A maioria destes tesouros está actualmente no Museu do Cairo.
-.-
1789
É celebrado pela primeira vez o feriado nacional americano do Dia de Acção de Graças.
1949
A Índia passa a integrar a Commonwealth como república federal.
1974
Assinatura do acordo que prevê a formação de um governo de transição para São Tomé e Príncipe e que fixa para 12 de Julho de 1975 a proclamação da sua independência.
1989
A escritora Agustina Bessa-Luís e a jurista Isabel Magalhães Colaço são admitidas como sócias efectivas da Academia das Ciências de Lisboa, que conta já com duzentos anos de existência.
1990
O escritor português Vergílio Ferreira conquista, em Paris, o Prémio Fémina para literatura estrangeira com o seu romance Manhã Submersa.
1990
Lee Kuan Yew, primeiro-ministro de Singapura durante 31 anos, anuncia o seu afastamento do governo.
1992
Eduardo dos Santos e Jonas Savimbi acordam o cessar-fogo em Angola.
1994
Forças russas assaltam a capital chechena de Grozny, mas são derrotadas pelas forças chechenas leais ao presidente Dudaiev.
1995
Alberto João Jardim é reeleito líder pelo Congresso do PSD-Madeira.

Sem comentários: