Citador

10 novembro, 2006

10 de Novembro 1928 - Hirohito coroado no Japão

Dois anos depois da morte do seu pai, Michinomiya Hirohito tomou o trono, como o 124º monarca japonês, numa linha imperial que data do ano de 660 a.C. O Imperador Hirohito presidiu uma das eras mais turbulentas na História da sua nação. Desde a rápida expansão do exército, que começou em 1931, até à esmagadora derrota do Japão pelas forças aliadas em 1945, Hirohito governou o povo japonês como monarca absoluto com poderes ilimitados. Depois de as bombas atómicas americanas destruírem as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, foi Hirohito que defendeu a rendição do seu país, explicando ao povo japonês por rádio que o "insuportável deve ser suportado". Sob a ocupação americana e a reconstrução do país depois da guerra, Hirohito foi destituído formalmente dos seus poderes e obrigado a renunciar à sua suposta divindade; mas continuou a ser o representante oficial do seu país até à sua morte em 1989.Foi o monarca com o reinado mais longo na História japonesa.
-.-
1862
A primeira representação da ópera de Verdi A Força do Destino é realizada em São Petersburgo.
1875
Fundação da Sociedade de Geografia de Lisboa.
1923
Em Portugal, realiza-se o I Congresso do PCP.
1938
Na Alemanha, Noite de Cristal, durante a qual os nazis queimam 267 sinagogas e destroem milhares de casas e livrarias judaicas.
1989
A queda do muro de Berlim põe fim à separação da RDA e da RFA, que durava há 28 anos; o governo anuncia a livre circulação entre as duas Alemanhas.
1993
O líder da OLP, Yasser Arafat, inicia a sua visita a Lisboa, tentando obter apoio político e económico, sendo recebido por Mário Soares e Cavaco Silva.
1994
José Cutileiro é eleito secretário-geral da União da Europa Ocidental (UEO).
1994
É reconhecida a independência do Kuwait pelo parlamento iraquiano.
1995
Na Assembleia da República, o primeiro-ministro António Guterres anuncia os aumentos diferenciados das pensões sociais.
1913
Nasceu Álvaro Cunhal, político português.

Sem comentários: