Citador

25 janeiro, 2007

Casualidades.

«Um casal chinês conseguiu que o Supremo Tribunal do Tennessee, nos EUA, lhe desse razão. Em causa está a filha de sete anos que os pais entregaram a um casal norte-americano, para que tomasse conta dela temporariamente, e que nunca lhes foi devolvida. Agora conseguiram recuperar a menina. Shaoquiang e Qin Luo He viviam uma situação financeira e legal complicada, quando pediram aos Baker que lhes ficassem com a filha, Anna Mae He, durante um tempo. Há anos que pedem ao casal americano que lhes devolva a criança. Os Baker queriam adoptá-la, alegando que teria uma vida melhor se ficasse nos EUA. Em 2003 o tribunal de Memphis condenou os He, mas agora o Supremo do Tennessee deu-lhes razão. Os pais biológicos poderão levar a criança de novo para a China.»
-.-
Ainda bem que nos EUA não há TVI, que as primeiras-damas têm com que se entreter, que os professores de direito não recorrer à turba popular para dar força aos seus requerimentos ou parar obter notoriedade enriquecedora e os opinion-makers dizem o que pensam e não o que o que os outros esperam ouvir.
-.-
Com a parte da TVI até concordo.
Quanto á situação em si, julgo que os factos que são apresentados não são comparaveis com a situação da Esmeralda, no Tenesse, os pais entregaram a criança resalvando o facto de ser uma situação temporária.Com a Esmeralda, houve uma inicial negação de paternidade, e só ao fim de 2 anos o pai biológico se lembrou de agir.
Com respeito á decisão do caso ocorrido no Tenesse e à dita Justiça Americana, sendo uma Nação onde se aceita a pena de morte como prática corrente ... bom nem digo o que penso... apenas transcrevo o seguinte:

«A injecção letal é, neste momento, o método de execução mais usado nos Estados Unidos. No ano passado, 80 das 85 execuções realizaram-se através deste método. Em igual período, a China dá apenas conta de oito execuções por injecção letal. O fuzilamento continua a ser a pena mais comum usada por Beijing.

Pelo método da injecção letal, o condenado à morte é amarrado a uma espécie de cama de hospital, com a particularidade de ter extensões para os braços. A sala tem um aspecto asséptico, com várias janelas de vidro para o exterior - inicialmente tapadas com cortinas -, a partir de onde se poderá testemunhar a execução.
No caso dos Estados Unidos, mantém-se, durante o processo, uma linha telefónica directamente ligada ao Departamento norte-americano da Justiça, caso haja perdões de última hora ou comutações de pena. Depois de amarrado o prisioneiro, técnicos treinados inserem um catéter numa veia de cada um dos braços. Esta pode ser uma tarefa muito complicada visto que as veias do prisioneiro têm a tendência para se contrair devido ao medo.
Em casos de ex-toxicodependentes chega a ser necessário, por vezes, proceder a um corte na carne até se encontrar uma veia que não esteja danificada.Depois de colocados os catéteres, são-lhes acoplados tubos contendo uma solução salina que servirá para limpar o sistema intra-venoso. Depois disto, as cortinas são finalmente abertas para que as testemunhas vejam a execução da pena.Antes de morrer, são concedidas ao condenado as últimas palavras, após as quais o director da cadeia dá ordens para que se cumpra o estipulado pela justiça. Os técnicos começam, então, a injectar manualmente os três químicos normalmente usados: pentotal de sódio, brometo de pancurónio e cloreto de potássio.
Há um pequeno intervalo entre cada injecção, durante o qual é injectada uma dose de solução salina que serve para limpar a linha intravenosa e prevenir reacções químicas que possam impedir a injecção. Tipicamente, as injecções demoram entre três a cinco minutos a actuarem.O pentotal de sódio é um barbitúrico de acção rápida que provoca inconsciência. O brometo de pancurónio é um relaxante muscular que paralisa o diafragma provocando a suspensão da respiração e o cloreto de potássio finaliza o processo, provocando suspensão cardíaca. Cerca de um minuto após a injecção do primeiro dos químicos, o prisioneiro fica inconsciente. A morte cerebral acaba por acontecer, no máximo, passados oito minutos.
Estados em que se executa através deste método: Arizona, Arcansas, Califórnia, Colorado, Connecticut, Delawere, Idaho, Illinois, Indiana, Kansas, Kentucky, Luisiana, Mariland, Mississippi, Missuri, Montana, Nevada, New Hampshire, New Jersey, Novo México, Nova Iorque, Carolina do Norte, Ohio, Oklahoma, Oregon, Pensilvânia, Carolina do Sul, Dacota do Sul, Tennessee (começou em Janeiro de 1999), Texas, Utah, Virgínia, Washington e Wyoming . »
.-.
São mesmo povos sensiveis a questões aos Direitos Humanos assim como aos Direitos de uma Criança.

Sem comentários: