Citador

15 janeiro, 2007

LISTA DE 100 PERSONALIDADES FICOU REDUZIDA A UMA DEZENA

D. Afonso Henriques
Foi o primeiro Rei de Portugal. Definiu, através de várias conquistas, praticamente o território que é hoje Portugal. Nasceu em Guimarães e morreu em Coimbra.
Álvaro Cunhal
Nasceu em 1913, em Coimbra. Estudou Direito. Foi preso pela PIDE durante onze anos. Em 1961, foi eleito secretário-geral do PCP. Pertenceu ao Conselho de Estado entre 1982 e 1992.
António de Oliveira Salazar
Natural de Santa Comba Dão, dirigiu os destinos do País durante quarenta anos. Foi fundador e chefe do partido União Nacional. Morreu em 1970.
Aristides de Sousa Mendes
Nasceu em 1885. Em 1940, quando era cônsul em Bordéus, desobedeceu a Salazar. Passou 30 mil vistos a pessoas perseguidas que queriam chegar a Portugal.
Fernando Pessoa
Nasceu em Lisboa em 1888. Escreveu uma vasta obra, assinada pelos heterónimos Ricardo Reis, Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Bernardo Soares, e pelo seu ortónimo.
Infante D. Henrique
Foi o mentor da expansão ultramarina que, mais tarde, desencadeou os descobrimentos. Culto, empreendedor, prospectivo, preparou Portugal para aquela que foi a grande gesta nacional.
D. joão II
Filho de D. Afonso V e D. Isabel de Urgel, assinou, no séc. XV, o Tratado de Tordesilhas, assegurando para Portugal a posse do Brasil. ‘O Príncipe Perfeito’ morreu em Outubro de 1495 no Algarve.
Luís de Camões
Nasceu em 1525. Autor de ‘Os Lusíadas’, é considerado o maior poeta da língua portuguesa. Serviu como soldado em Ceuta, entre 1549 e 1551, onde perdeu um olho.
Sebastião José de Carvalho e Melo
Foi o terramoto de 1755 que notabilizou Marquês de Pombal. Assumiu execuções públicas e foi responsável pela expulsão dos jesuítas.
Vasco da Gama
Realizou a primeira viagem marítima para a Índia, partindo de Lisboa em 1497. No princípio do reinado de D. João III, foi nomeado vice-rei daquele território. Partiu em 1524, ano em que morreu.
retirado de CM

Cada um marcando a sua época, contribuindo para a visibilidade de Portugal no mundo, eu votaria em Sebastião José de Carvalho e Melo ou no infante D Henrique que pela sua visão de futuro não ficaram agarrados às desventuras de Portugal.
Uma nota especial tambem para Aristides de Sousa Mendes, pela humanidade e força que demonstrou, contrariando o proprio Estado português, libertando da Morte certa muitos milhares de Judeus.

Sem comentários: