Citador

28 janeiro, 2007

Filipe III - XX Rei de Portugal

Em Portugal é vulgarmente chamado Grande, tendo havido já quem lhe desse o nome de Opressor. Os historiadores espanhóis costumam designá-Io por Alegre.No seu reinado continuámos a perder diversas cidades, portos e praças de guerra, em diversos pontos do globo. Alguns lugares foram perdidos para sempre, embora outros tenham sido recuperados pela força das armas, como aconteceu em Pernambuco, São Salvador e outras localidades, no Brasil.
Em 1637 houve tumultos no Alentejo, contra a política seguida pelo governo de Madrid. Pouco depois, em 1 de Dezembro de 1640, efectuou-se o movimento restaurador da independência e Portugal passou a ter Rei próprio, D. João IV, neto da candidata ao trono em 1580, D. Catarina de Bragança.
A revolta da Catalunha, que também lutava pela independência, favoreceu indirectamente a posição portuguesa, pois aliviou a pressão exercida contra o nosso País. Em boa parte, a conjura do 1° de Dezembro foi feita também para que as nossas forças não fossem combater os revoltosos catalães.
Diversos países europeus andavam então em luta aberta contra a Espanha, a chamada Guerra dos Trinta Anos, e também isso nos beneficiou em larga escala.
D. Filipe III (IV da Espanha) casou com D. Isabel de Bourbon, filha do Rei da França. Depois de viúvo, não sendo já rei de Portugal, casou em segundas núpcias com D. Maria Ana da Áustria, a mãe do seu sucessor, que já não foi nossa Rainha.